quarta-feira, 1 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

A direção: o primeiro pilar da Administração

Rodrigo Soto Tognetti

Caros amigos membros do conselho.
Agora vamos arregaçar as mangas e dar inicio a um trabalho muito importante na Administração de seu negócio: Estabelecer uma DIREÇÃO!

- Publicidade - Ofertas FIAT

Estabelecer uma direção ao negócio é uma tarefa de suma importância para a sobrevivência do mesmo. Por quê? Para assegurar que o objetivo de seu negócio seja atingido.

Não tem nada de diferente em guiar um veículo… Você entra no veículo e mentalmente sabe o caminho mais eficiente para chegar lá pelo fato de saber aonde quer chegar.

E uma tarefa que realizamos com freqüência, motivo pelo qual não refletimos muito sobre ela. Você “dirige” o veículo no rumo previamente planejado.

- Publicidade -

Mas, qual é o seu negócio? Qual é o objetivo da sua empresa? Onde está nesse momento e aonde deseja ir?

Se você não sabe responder a essas perguntas, peço realizar uma atividade:

Pare agora o que estivar fazendo e imagine-se na situação de dirigir um veículo e não ter a menor idéia de para aonde quer ir! Você simplesmente entrou num veículo e não sabe para aonde ir! Como você se sente?
Reflita um pouco sobre a situação…

- Publicidade - Ofertas FIAT

É complicado! Provavelmente ficaria vagando por aí, vai pra lá, vem pra cá, entra no lugar errado, anda em círculos. Mas, ir para aonde mesmo?

E por quê a maioria das empresas ( e também pessoas) levam seus negócios sobre as rédeas do acaso? Simplesmente por não estabelecerem objetivos.

Do mesmo jeito que a situação acima fica complicada quando você não sabe para aonde vai, uma empresa fica na mesma deriva quando não se está firmemente estabelecido aonde quer chegar.

Podemos dizer que a Direção Empresarial é uma situação metafórica, ou seja, não existe ninguém literalmente com um “volante” na mão, dirigindo uma empresa.

“A Direção de uma empresa consiste em GUIAR para um destino, para o lugar previamente estabelecido.” E esta é a função de um Diretor: zelar para que todos os funcionários, departamentos e unidades de negócio estejam seguindo para o destino planejado.

E para que a Direção de seu negocio faça sentido o mais obvio a fazer e dar a empresa um sentido. Como? Traçando metas e objetivos. E para que seus objetivos produzam resultados, devem obedecer a 03 fundamentos:

1. Especificar “as ações a serem tomadas” ( Meta).
Essa tarefa consiste em determinar os ações, os detalhes de onde quer chegar. Isso pode abranger a aspectos físicos (tamanho do estabelecimento, localização, uma filial, etc.), operacionais (funcionários, ferramentas, etc.) e produtos ( um novo serviço ou a melhora de um pré existente, etc.).

É uma tarefa que envolve mais o lado criativo do que o racional e é muito importante que você descreva os detalhes. Por exemplo: Você determinou que irá comprar um novo equipamento para o negócio, um elevador.

Deve estar especificado a Marca, Modelo, Capacidade, Cor, Local onde irá instalar, quanto pretende gastar para isso, detalhes, detalhes.. Quantos mais detalhado for, mais próximo de você estará a meta e mais rápido e fácil você ira alcança-la.

2. Traçar Objetivos/Metas atingíveis e realistas e sempre a vista:
Se você é um reparador de pequeno porte, qual a probabilidade de ser a maior potência mundial em reparação automotiva em 05 anos? Senão 0, e bem pequena.

Um aspecto muito importante é traçar metas que você possa atingir. Não é errado pensar na situação acima, pelo contrário é importantíssimo, mais primeiro você terá que ser a maior potência em reparação automotiva da sua localidade.

Trace metas tangíveis e coloque-as no PAPEL. Não deixe apenas na sua cabeça ou as guarde em uma gaveta. Coloque esse papel em local VISÍVEL, para que você possa relembrar toda vez que o visualizar. Se preferir pode colocar o objetivo Macro no topo e ir quebrando em fragmentos de metas atingíveis em uma seqüência lógica.

3. Suas Metas devem conter regras e prazos:
–Pretendo conseguir…
–O quê?
–Alguma coisa…
–quando?
–Agosto…de Deus!
Meu amigo, você já está fadado ao fracasso e continuará a deriva!! Para atingir o objetivo você deverá descrever O Que, Como e Quando.
Exemplo:

O Que (objetivo)
_” Pretendo comprar um elevador.” Qual?
_” Qualquer um…” Está errado! Você deve especificar ( vide regra 01)
_” Pretendo comprar o elevador X, Y, Z. Correto!
Como ( meios).
_ “ Pretendo comprar um elevador” X, Y, Z. Como? Com quais recursos?
_ “ Quando puder..” Está errado! Você deve descrever os meios.
_ “Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de recursos de terceiros (financiamento), ou com 100% de recursos próprios, ou 100% financiado, ou leasing, consorcio, capitalização, etc. Correto!

Quando.
_ “Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de terceiros. Quando?
_ “ Quando der…” Está errado! Você deve especificar a data de conclusão.
_ “ Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de terceiros, na data tal”. Correto!

Obs.: Quando determinar a data de conclusão da meta evite linguagem pouco especifica, como por exemplo, “ no mês que vem”, “ amanhã”, “ ano que vem”, “ daqui a algum tempo”.

Especifique a data, exemplo: dia tal ( mesmo que seja amanhã), mês tal ( mesmo que seja o mês seguinte), no ano tal ( mesmo que você esteja no dia 31 de dezembro).
Lembre-se: Seja específico e levando em consideração que essa regra existe para lhe impulsionar a AÇÃO, procure não colocar datas muito distantes.

Com isso podemos concluir que um objetivo/meta eficaz deve ser especifica, detalhada e atingível.

Uma dica importante: Quando você terminar de traçar a Meta, de uma olhada geral. Você saberá que está no caminho certo quando sentir-se motivado a ação e com uma certa sensação de urgência! Caso contrário refaça-a.

Outra dica: suas metas podem – e devem – ser flexíveis no item O que quer ( de repente surge um equipamento ou serviço melhor, você pode substituir, mais esqueça de especificar) e no item Como ( você descobre um método melhor de atingir o objetivo). Mas procure não ser flexível no item Data.

A Direção de uma empresa deve leva-la um objetivo Macro ( “ ir para aonde preciso chegar!”) e o exemplo acima – a meta de adquirir um elevador – foi para ilustrar como traçar o objetivo e dar sentido a Direção de sua Empresa.

As técnicas acima devem ser utilizados em todos os aspectos e áreas de sua Empresa, para todos os objetivos

É claro que se você apenas traçar o objetivo e não entrar em ação, nada se concretizará.

Trace o objetivo e entre em ação imediatamente! Estabeleça um ponto no horizonte onde você deseja chegar ( veremos no próximo artigo). Depois traça submetas que irão te indicar o caminho e indique a data limite para chegar.

Mas, para aonde você precisa ir? Qual o rumo a tomar? Traçar metas e objetivos para atingir o quê? Devido a importância, dedicarei o artigo seguinte sobre o tema central de uma Empresa, a verdadeira razão de existir de uma organização:

A MISSÃO DE SUA EMPRESA
Abraços a todos e até o próximo artigo.

ARTIGOS ANTERIORES:
1) Tempo de Agir
2) Introdução a administração de empresas

Rodrigo Soto Tognetti, Consultor de Empresas, especializado em Desburocratização e Desenvolvimento.
Escreve artigos sobre desenvolvimento Pessoal e Empresarial, Membro da Comunidade de Análise de Risco,
Membro da comunidade de estudo sobre a teoria do Caos e suas Aplicações. Master em PNL.

Publicidade l Livros de Engenharia

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil