quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

A direção: o primeiro pilar da Administração

Rodrigo Soto Tognetti

- Publicidade -

Caros amigos membros do conselho.
Agora vamos arregaçar as mangas e dar inicio a um trabalho muito importante na Administração de seu negócio: Estabelecer uma DIREÇÃO!

Estabelecer uma direção ao negócio é uma tarefa de suma importância para a sobrevivência do mesmo. Por quê? Para assegurar que o objetivo de seu negócio seja atingido.

Não tem nada de diferente em guiar um veículo… Você entra no veículo e mentalmente sabe o caminho mais eficiente para chegar lá pelo fato de saber aonde quer chegar.

E uma tarefa que realizamos com freqüência, motivo pelo qual não refletimos muito sobre ela. Você “dirige” o veículo no rumo previamente planejado.

- Publicidade -

Mas, qual é o seu negócio? Qual é o objetivo da sua empresa? Onde está nesse momento e aonde deseja ir?

Se você não sabe responder a essas perguntas, peço realizar uma atividade:

Pare agora o que estivar fazendo e imagine-se na situação de dirigir um veículo e não ter a menor idéia de para aonde quer ir! Você simplesmente entrou num veículo e não sabe para aonde ir! Como você se sente?
Reflita um pouco sobre a situação…

É complicado! Provavelmente ficaria vagando por aí, vai pra lá, vem pra cá, entra no lugar errado, anda em círculos. Mas, ir para aonde mesmo?

E por quê a maioria das empresas ( e também pessoas) levam seus negócios sobre as rédeas do acaso? Simplesmente por não estabelecerem objetivos.

- Publicidade -

Do mesmo jeito que a situação acima fica complicada quando você não sabe para aonde vai, uma empresa fica na mesma deriva quando não se está firmemente estabelecido aonde quer chegar.

Podemos dizer que a Direção Empresarial é uma situação metafórica, ou seja, não existe ninguém literalmente com um “volante” na mão, dirigindo uma empresa.

“A Direção de uma empresa consiste em GUIAR para um destino, para o lugar previamente estabelecido.” E esta é a função de um Diretor: zelar para que todos os funcionários, departamentos e unidades de negócio estejam seguindo para o destino planejado.

E para que a Direção de seu negocio faça sentido o mais obvio a fazer e dar a empresa um sentido. Como? Traçando metas e objetivos. E para que seus objetivos produzam resultados, devem obedecer a 03 fundamentos:

1. Especificar “as ações a serem tomadas” ( Meta).
Essa tarefa consiste em determinar os ações, os detalhes de onde quer chegar. Isso pode abranger a aspectos físicos (tamanho do estabelecimento, localização, uma filial, etc.), operacionais (funcionários, ferramentas, etc.) e produtos ( um novo serviço ou a melhora de um pré existente, etc.).

É uma tarefa que envolve mais o lado criativo do que o racional e é muito importante que você descreva os detalhes. Por exemplo: Você determinou que irá comprar um novo equipamento para o negócio, um elevador.

Deve estar especificado a Marca, Modelo, Capacidade, Cor, Local onde irá instalar, quanto pretende gastar para isso, detalhes, detalhes.. Quantos mais detalhado for, mais próximo de você estará a meta e mais rápido e fácil você ira alcança-la.

2. Traçar Objetivos/Metas atingíveis e realistas e sempre a vista:
Se você é um reparador de pequeno porte, qual a probabilidade de ser a maior potência mundial em reparação automotiva em 05 anos? Senão 0, e bem pequena.

Um aspecto muito importante é traçar metas que você possa atingir. Não é errado pensar na situação acima, pelo contrário é importantíssimo, mais primeiro você terá que ser a maior potência em reparação automotiva da sua localidade.

Trace metas tangíveis e coloque-as no PAPEL. Não deixe apenas na sua cabeça ou as guarde em uma gaveta. Coloque esse papel em local VISÍVEL, para que você possa relembrar toda vez que o visualizar. Se preferir pode colocar o objetivo Macro no topo e ir quebrando em fragmentos de metas atingíveis em uma seqüência lógica.

3. Suas Metas devem conter regras e prazos:
–Pretendo conseguir…
–O quê?
–Alguma coisa…
–quando?
–Agosto…de Deus!
Meu amigo, você já está fadado ao fracasso e continuará a deriva!! Para atingir o objetivo você deverá descrever O Que, Como e Quando.
Exemplo:

O Que (objetivo)
_” Pretendo comprar um elevador.” Qual?
_” Qualquer um…” Está errado! Você deve especificar ( vide regra 01)
_” Pretendo comprar o elevador X, Y, Z. Correto!
Como ( meios).
_ “ Pretendo comprar um elevador” X, Y, Z. Como? Com quais recursos?
_ “ Quando puder..” Está errado! Você deve descrever os meios.
_ “Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de recursos de terceiros (financiamento), ou com 100% de recursos próprios, ou 100% financiado, ou leasing, consorcio, capitalização, etc. Correto!

Quando.
_ “Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de terceiros. Quando?
_ “ Quando der…” Está errado! Você deve especificar a data de conclusão.
_ “ Pretendo comprar um elevador X, Y, Z, com tantos % de recursos próprios e tantos % de terceiros, na data tal”. Correto!

Obs.: Quando determinar a data de conclusão da meta evite linguagem pouco especifica, como por exemplo, “ no mês que vem”, “ amanhã”, “ ano que vem”, “ daqui a algum tempo”.

Especifique a data, exemplo: dia tal ( mesmo que seja amanhã), mês tal ( mesmo que seja o mês seguinte), no ano tal ( mesmo que você esteja no dia 31 de dezembro).
Lembre-se: Seja específico e levando em consideração que essa regra existe para lhe impulsionar a AÇÃO, procure não colocar datas muito distantes.

Com isso podemos concluir que um objetivo/meta eficaz deve ser especifica, detalhada e atingível.

Uma dica importante: Quando você terminar de traçar a Meta, de uma olhada geral. Você saberá que está no caminho certo quando sentir-se motivado a ação e com uma certa sensação de urgência! Caso contrário refaça-a.

Outra dica: suas metas podem – e devem – ser flexíveis no item O que quer ( de repente surge um equipamento ou serviço melhor, você pode substituir, mais esqueça de especificar) e no item Como ( você descobre um método melhor de atingir o objetivo). Mas procure não ser flexível no item Data.

A Direção de uma empresa deve leva-la um objetivo Macro ( “ ir para aonde preciso chegar!”) e o exemplo acima – a meta de adquirir um elevador – foi para ilustrar como traçar o objetivo e dar sentido a Direção de sua Empresa.

As técnicas acima devem ser utilizados em todos os aspectos e áreas de sua Empresa, para todos os objetivos

É claro que se você apenas traçar o objetivo e não entrar em ação, nada se concretizará.

Trace o objetivo e entre em ação imediatamente! Estabeleça um ponto no horizonte onde você deseja chegar ( veremos no próximo artigo). Depois traça submetas que irão te indicar o caminho e indique a data limite para chegar.

Mas, para aonde você precisa ir? Qual o rumo a tomar? Traçar metas e objetivos para atingir o quê? Devido a importância, dedicarei o artigo seguinte sobre o tema central de uma Empresa, a verdadeira razão de existir de uma organização:

A MISSÃO DE SUA EMPRESA
Abraços a todos e até o próximo artigo.

ARTIGOS ANTERIORES:
1) Tempo de Agir
2) Introdução a administração de empresas

Rodrigo Soto Tognetti, Consultor de Empresas, especializado em Desburocratização e Desenvolvimento.
Escreve artigos sobre desenvolvimento Pessoal e Empresarial, Membro da Comunidade de Análise de Risco,
Membro da comunidade de estudo sobre a teoria do Caos e suas Aplicações. Master em PNL.

Publicidade l Livros de Engenharia

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais