Técnico da STP alerta para prática comum em muitos postos; em caso de falha do sistema de arrefecimento e superaquecimento do motor, gastos podem chegar a R$ 10 mil com retífica.
A cena é conhecida da maioria dos motoristas. Basta parar com o carro no posto de combustível para o frentista perguntar: “quer que olhe a água?” Em geral, se o nível do radiador está baixo, o funcionário completa o que falta com água pura e recebe sua gorjeta. Mas o que parece inofensivo e até cuidadoso, pode gerar problemas futuros.
O alerta é de Maurílio Berbel, supervisor de vendas da STP/Petroplus. “Se sempre completar só com água, vai ter uma hora que só vai ter água no sistema e o carro pode ter problemas”, destaca. Neste caso, o líquido pode enferrujar e tornar-se corrosivo. O especialista recomenda que a reposição seja feita com um produto específico para completar o nível, como o All Season Plus da Petroplus, que contém a proporção certa entre aditivo e água.
Mas os cuidados com o sistema de arrefecimento devem ser constantes. O nível do reservatório deve ser verificado semanalmente com o motor frio.
Em geral, as montadoras recomendam a troca completa do líquido de arrefecimento a cada 30 mil km ou um ano, sempre colocando 50% de aditivo, como o Petroplus Aditivo para Radiador, e 50% de água.
Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora mais rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d’água.
“No caso da perda da bomba d’água, os gastos podem ficar em torno de R$ 500,00 nos carros mais simples ou chegar a R$ 2 mil nos mais luxuosos”.
Outro cuidado é fazer a limpeza de todo o sistema, e não apenas do reservatório. Existem produtos específicos, como o Petroplus Limpa Radiador, que podem ser utilizados para remover a ferrugem e sujeira do sistema.
Neste caso, o produto deve ser colocado na água suja, o carro deve ser ligado e, depois que a ventoinha é acionada, o motor deve funcionar por dez minutos.
Então após tirar todo o líquido e a sujeira, recomenda-se uma lavagem com água limpa antes de colocar o aditivo e a água; a proporção vem indicada no frasco do produto.
“Na troca, é ideal lavar o sistema para receber o tratamento limpo”, ensina o técnico da STP/Petroplus, Maurílio Berbel.
O sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura ideal do motor, evitando que ele trabalhe muito quente ou muito frio. Sem o tratamento adequado e o uso de produtos de boa qualidade, os estragos podem ser grandes.
Em caso de superaquecimento, por exemplo, a junta do cabeçote pode queimar e o motor pode até fundir. Os gastos com retífica podem chegar aos R$ 10 mil.
O sistema que não trabalha com a temperatura ideal também gera desgaste prematuro de peças e elevação do consumo de combustível. “É mais barato fazer a manutenção preventiva que a corretiva”, diz.
A linha completa STP/Petroplus para tratamento do sistema de arrefecimento é composta pelos seguintes produtos: Petroplus Aditivo para Radiador; Aditivo para Radiador Motores a Diesel; All Season Plus; Limpa Radiador; Tratamento do Fluido para Radiador; e Veda Vazamentos.