quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Engenheiro brasileiro é ótimo e ama o que faz

Foi o que disse Luc de Ferran durante palestra no 4º.Colloquium de Suspensões, que abordou os caminhos para o seu pleno desenvolvimento

O engenheiro brasileiro é ótimo, tem raciocínio claro e ama fortemente o que faz. Não apenas na indústria automobilística, mas nas mais diferentes atividades, como mineração, metalurgia e até no suporte agrícola.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essas virtudes diferenciam o profissional brasileiro e contribuem para que o País se destaque no cenário internacional. Segundo Luc de Ferran, deve, porém, trabalhar em equipe e seguir os processos de criação de produtos.

Essa foi a síntese da mensagem do engenheiro na palestra de abertura do 4º. Colloquium Internacional de Suspensões e Implementos Rodoviários promovido pela SAE Brasil – Seção Caxias do Sul e que será foi realizado em Caxias do Sul (RS).

“Em uma indústria que produz mais de dois milhões de veículos, dos quais 70% são carros populares e veículos de transporte de preço competitivo, o nosso profissional se especializou em aliar qualidade, eficiência e baixo custo”, analisa o executivo.

- Publicidade -

Em mensagem motivacional, Luc de Ferran apresentou aos profissionais o perfil do engenheiro latino-americano, eclético e especializado no desenvolvimento de produtos e processos e de alta qualidade compatíveis com as condições sócio-econômicas de nossa região de abrangência.

Transmitindo também a sua experiência em como organizar as idéias, estabelecer o modelo de criação, detectar as oportunidades, entender e confirmar a certificação do processo e tornar o produto um sucesso de mercado.

Enfatizou a necessidade de todos se dedicarem à simulação, como uma ferramenta para melhorar ainda mais a eficácia de nossa indústria.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Atualmente conselheiro da Ford, Siemens, MWM-International e Arteb, Luc de Ferran é responsável por importantes episódios ocorridos em uma parte dos 50 anos da indústria automobilística brasileira.

Os projetos que contaram com a sua participação incluem o desenvolvimento de uma série de veículos da Ford (Corcel, Corcel II, Del Rey, Escort, Fiesta, as linhas de Caminhões Cargo e Série F entre outros), a construção do Campo de Provas da empresa, no município de Tatuí; projetos de motores, com destaque para o uso do álcool; a instalação da fábrica de caminhões e ônibus da Autolatina; a modernização da fábrica de automóveis da Ford em São Bernardo e a construção do conjunto industrial da Ford em Camaçari, na Bahia.

Como meta para um futuro bem próximo, defende a união dos acadêmicos e dos profissionais na formação de uma força intelectual capaz de competir com outras regiões produtoras e a concessão de recursos e incentivos oficiais para a pesquisa, desenvolvimento e aquisição dos meios necessários à criação de novos produtos e processos de produção.

Realizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul a cada dois anos, o 4º Colloquium de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia conta com o patrocínio da ArvinMeritor, Ford Caminhões, Ingepal, Pirelli, Empresas Randon, Sistema Usiminas, V&M do Brasil e ZF Lemförder.

O evento aconteceu no Intercity Hotel e teve a presença de cerca de 300 participantes, além da apresentação de 18 trabalhos técnicos.

Publicidade l Livros de Engenharia

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil