sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Iveco reestrutura-se para crescer mais rápido no Brasil

Iveco transfere sua sede de São Paulo para Minas Gerais. Sete escritórios regionais vão atender a rede de concessionárias . Em agosto chega um novo pesado: o EuroCargo 450E32T Cavallino

A Iveco Latin America anuncia uma reestruturação de sua operação no Brasil, desenhada para dar à empresa maior velocidade de decisão, uma estrutura administrativa mais racionalizada e uma presença comercial maior e mais agressiva no mercado brasileiro.

- Publicidade -

Ao mesmo tempo, a empresa confirma para agosto o lançamento do primeiro de uma série de futuros modelos destinados ao país.

“De 2004 a 2005 aumentamos nosso market share no mercado brasileiro de caminhões de 4,6% para 5,2%. Queremos crescer mais rapidamente e estas medidas vão nos deixar melhor posicionados para este avanço”, informa Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America.

O comando e controle das operações da Iveco Latin America e as atividades comerciais e administrativas voltadas para o mercado brasileiro serão transferidas de São Paulo para MG, na Grande Belo Horizonte, onde já se encontra a sede do Grupo Fiat no Brasil.

- Publicidade -

Permanecerá em São Paulo um escritório regional ligado ao departamento comercial e a área de homologações de produtos.

A mudança, marcada para agosto, colocará o time de dirigentes e operacional próximo da fábrica onde são produzidos os veículos e motores da Iveco, localizada na cidade mineira de Sete Lagoas (a 80 km de Belo Horizonte), o que permitirá maior agilidade nas tomadas de decisão para a adequação da produção aos movimentos do mercado e, principalmente, para o desenvolvimento mais rápido de novos produtos.

“Temos um cronograma de trabalho intenso nos próximos dois anos e essa proximidade vai incrementar sensivelmente nossa eficácia” diz Garcia.

- Publicidade -

A Iveco vai se instalar no Edifício Piemonte, em Nova Lima, onde o Grupo Fiat no Brasil mantém sua sede central de operações e concentra suas empresas de serviços centralizados, com as quais a Iveco buscará sinergias em processos e sistemas.

Desta forma, a empresa ganhará maior eficiência nas áreas de administração contábil, importação-exportação, IT e serviços financeiros, entre outros.

A reestruturação da operação Iveco no Brasil inclui a simplificação societária da Iveco-Fiat de Sete Lagoas.

Criada como uma joint venture 50% Iveco e 50% Fiat Automóveis, ela será incorporada à Fiat, reduzindo a complexidade da estrutura organizativa e dos processos administrativos, permitindo a otimização dos resultados e da utilização dos recursos de todo tipo.

O comando da Iveco sobre a operação industrial da unidade mantém-se inalterado.

Escritórios regionais aumentarão presença territorial da marca – Outra mudança prevista na reestruturação da Iveco vai aumentar a força de vendas da marca no Brasil.

O departamento comercial da montadora, que segue com a empresa para Minas Gerais, ganhará maior abrangência territorial já que passará a operar no País com uma estrutura de escritórios regionalizados, num total de sete, que serão abertos nas principais capitais brasileiras a partir de julho.

Essa nova organização vai aumentar a proximidade da empresa com os 53 concessionários Iveco existentes no País, e tem a missão de realizar o atendimento diário às revendas existentes, coordenar as ações comerciais nacionais da marca na área de sua regional e desenvolver promoções localizadas.

Poderá, também, identificar mais facilmente potenciais novos concessionários. Duas novas revendas serão inauguradas na região Nordeste em julho, por exemplo.

A estrutura regionalizada também dará suporte ao lançamento de novos modelos.

Em agosto, a Iveco introduz no mercado brasileiro o EuroCargo 450E32T, batizado de Cavallino, um cavalo-mecânico de 320cv para disputar uma faixa de mercado que movimenta hoje cerca de oito mil caminhões/ano no Brasil.

Isso significa 25% das vendas de veículos pesados, ou cerca de 10% do total de caminhões vendidos no País.

O Cavallino atenderá, com ótima relação custo/benefício, ao transporte de cargas volumosas e de baixa densidade, característica de produtos industrializados como eletrodomésticos, móveis, veículos, hortifrutigranjeiros, além de cargas frigorificadas, líquidas, cereais, alimentos e outros produtos.

Com o Cavallino, a Iveco introduz no Brasil o motor Iveco Cursor 8, com gerenciamento integral eletrônico e que atende as normas Euro III, sendo um dos motores mais modernos de sua categoria no mundo. O motor Cursor 8 começa a ser produzido em julho em Sete Lagoas.

Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn