Iveco transfere sua sede de São Paulo para Minas Gerais. Sete escritórios regionais vão atender a rede de concessionárias . Em agosto chega um novo pesado: o EuroCargo 450E32T Cavallino
A Iveco Latin America anuncia uma reestruturação de sua operação no Brasil, desenhada para dar à empresa maior velocidade de decisão, uma estrutura administrativa mais racionalizada e uma presença comercial maior e mais agressiva no mercado brasileiro.
Ao mesmo tempo, a empresa confirma para agosto o lançamento do primeiro de uma série de futuros modelos destinados ao país.
“De 2004 a 2005 aumentamos nosso market share no mercado brasileiro de caminhões de 4,6% para 5,2%. Queremos crescer mais rapidamente e estas medidas vão nos deixar melhor posicionados para este avanço”, informa Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America.
O comando e controle das operações da Iveco Latin America e as atividades comerciais e administrativas voltadas para o mercado brasileiro serão transferidas de São Paulo para MG, na Grande Belo Horizonte, onde já se encontra a sede do Grupo Fiat no Brasil.
Permanecerá em São Paulo um escritório regional ligado ao departamento comercial e a área de homologações de produtos.
A mudança, marcada para agosto, colocará o time de dirigentes e operacional próximo da fábrica onde são produzidos os veículos e motores da Iveco, localizada na cidade mineira de Sete Lagoas (a 80 km de Belo Horizonte), o que permitirá maior agilidade nas tomadas de decisão para a adequação da produção aos movimentos do mercado e, principalmente, para o desenvolvimento mais rápido de novos produtos.
“Temos um cronograma de trabalho intenso nos próximos dois anos e essa proximidade vai incrementar sensivelmente nossa eficácia” diz Garcia.
A Iveco vai se instalar no Edifício Piemonte, em Nova Lima, onde o Grupo Fiat no Brasil mantém sua sede central de operações e concentra suas empresas de serviços centralizados, com as quais a Iveco buscará sinergias em processos e sistemas.
Desta forma, a empresa ganhará maior eficiência nas áreas de administração contábil, importação-exportação, IT e serviços financeiros, entre outros.
A reestruturação da operação Iveco no Brasil inclui a simplificação societária da Iveco-Fiat de Sete Lagoas.
Criada como uma joint venture 50% Iveco e 50% Fiat Automóveis, ela será incorporada à Fiat, reduzindo a complexidade da estrutura organizativa e dos processos administrativos, permitindo a otimização dos resultados e da utilização dos recursos de todo tipo.
O comando da Iveco sobre a operação industrial da unidade mantém-se inalterado.
Escritórios regionais aumentarão presença territorial da marca – Outra mudança prevista na reestruturação da Iveco vai aumentar a força de vendas da marca no Brasil.
O departamento comercial da montadora, que segue com a empresa para Minas Gerais, ganhará maior abrangência territorial já que passará a operar no País com uma estrutura de escritórios regionalizados, num total de sete, que serão abertos nas principais capitais brasileiras a partir de julho.
Essa nova organização vai aumentar a proximidade da empresa com os 53 concessionários Iveco existentes no País, e tem a missão de realizar o atendimento diário às revendas existentes, coordenar as ações comerciais nacionais da marca na área de sua regional e desenvolver promoções localizadas.
Poderá, também, identificar mais facilmente potenciais novos concessionários. Duas novas revendas serão inauguradas na região Nordeste em julho, por exemplo.
A estrutura regionalizada também dará suporte ao lançamento de novos modelos.
Em agosto, a Iveco introduz no mercado brasileiro o EuroCargo 450E32T, batizado de Cavallino, um cavalo-mecânico de 320cv para disputar uma faixa de mercado que movimenta hoje cerca de oito mil caminhões/ano no Brasil.
Isso significa 25% das vendas de veículos pesados, ou cerca de 10% do total de caminhões vendidos no País.
O Cavallino atenderá, com ótima relação custo/benefício, ao transporte de cargas volumosas e de baixa densidade, característica de produtos industrializados como eletrodomésticos, móveis, veículos, hortifrutigranjeiros, além de cargas frigorificadas, líquidas, cereais, alimentos e outros produtos.
Com o Cavallino, a Iveco introduz no Brasil o motor Iveco Cursor 8, com gerenciamento integral eletrônico e que atende as normas Euro III, sendo um dos motores mais modernos de sua categoria no mundo. O motor Cursor 8 começa a ser produzido em julho em Sete Lagoas.
Jorge Garcia, presidente da Iveco Latin America