Por Emanuel Leite
Este artigo enumera os erros mais freqüentes que cometem a maioria dos empreendedores ao lançar-se a novos projetos. Muitos desses equívocos podem ser evitados com a leitura deste texto.
1. Temor a Perguntar
Nenhum de nós nasce sabendo de tudo. Pensar que somente por perguntar somos pouco profissionais ou incompetentes é um grande erro, que nos leva a conformarmos com o que sabemos.
Ninguém não será considerado melhor nem pior que outro porque não estar corretamente informado.
A estratégia para vencer este problema é aprender a pedir ajuda, tão simples como isso. Com o tempo o empreendedor descobrirá que todos já passaram pela mesma situação.
2. Não aprender com os erros que outros empreendedores já tenham cometido
É preciso entender isto: Evitar erros já cometidos por outros, ajudará ao empreendedor a não perder tempo e dinheiro.
Se bem que é certo que a melhor maneira de aprender é através da própria experiência, para que gastar seus esforços em algo que sabe por outros que não vai a funcionar?
O empreendedor não deve ter dúvidas, que deve estudar cuidadosamente os passos que outros tenham trilhado, aqui não se trata de imitar-los ou copiar-los, se trata só de não cometer os mesmos equívocos.
3. Crer que é todo poderoso e que pode fazer tudo sozinho
Uma grande verdade: os seres humanos são sociáveis por natureza, Em toda nossa vida interagimos com outros seres e dependemos destas relações.
O empreendedor que acreditar que seja capaz de estar em tudo ao mesmo tempo isso lhe tratará graves problemas no futuro.
Não se deve cometer o erro de pensar que tudo pode, porque chegará um momento em que estará a desempenhar muitas atividades que serão incapazes de executá-las com perfeição vendo-se obrigado a lançar mão da ajuda de um colaborador.
Formar uma boa equipe de trabalho deve ser o primeiro grande passo de todo empreendedor na hora de decidir iniciar uma atividade.
Todos nós cometemos erros crendo estarmos seguros no que fazemos, em muitas ocasiões nos fechamos em nós mesmos e não podemos ver o que temos diante de nossos olhos, aqui é quando necessitamos das opiniões dos outros que nos levam ver a realidade, ou ao menos suas perspectivas.
A equipe de trabalho será com quem o empreendedor poderá debater acerca da tomada de decisões de sua organização, e das novas mudanças na sua envolvente ambiental, mercado, produtos/serviços, etc.
4. Receio a delegar atividade
Empreendedores que acreditam sinceramente que ninguém seja capaz de desenvolver a contento uma atividade como ele mesmo, estar a cometer um grave erro.
É preciso que tenha a consciência de que não pode fazer tudo ao mesmo tempo, perderá tempo, atrasará desnecessariamente as atividades de sua empresa, e a colocara em um ritmo lento que impedirá que progrida, desenvolva-se e cresça.
5. Tentar vender o que o empreendedor quer e não o que os clientes desejam
O empreendedor deve vender somente o que os clientes e o mercado estão dispostos a adquirir; se não existe necessidade no mercado, pode criar-la através de atividades de marketing. Todavia isto requer um complexo estudo realizado por especialistas no tema.
Um bom conselho é criar um meio de contato através do qual seus clientes lhe comuniquem suas necessidades insatisfeitas, ou os produtos/serviços que estão dispostos a adquirir.
6. Plano de Negócios não escrito
O plano de negócios não somente lhe servirá na hora de conseguir financiamento, também lhe será de grande utilidade como guia que lhe indicara o caminho que deve tomar até o cumprimento de seus objetivos, ter-lo somente na cabeça pode ser um grande erro, por que sempre se recomenda ter-lo escrito e a mão.
7. Não conhecer seus pontos fortes
O empreendedor somente deve dedicar-se as suas verdadeiras competências. Se for um bom redator, não tem fazer isso, dedique seu tempo em atividades de sua competência.
Se não tem a possibilidade de fazer o que gosta ou que é competente executando, então especialize -se no que tem que fazer.
8. Não se Capacitar antes de começar
Se o empreendedor deseja iniciar seu próprio negócio com o pé direito sempre é muito importante conhecer a fundo o tema de antemão para saber onde se está metendo e onde esta pisando.
9. Não realizar um prévio estudo do mercado
É de capital importância que empreendedor conheça o mercado no qual está por instalar sua empresa, dados como o tamanho do mercado, a participação que se espera alcançar, informação sobre a concorrência, um cronograma é fundamental se quer ter sucesso.
10. Não dar a devida importância ao marketing
O empreendedor pode ter o melhor produto/serviço, com a melhor qualidade e ao melhor preço, porém não lhe servirá de nada se ninguém sabe acerca dele.
É de suma importância que o empreendedor inclua entre seus investimentos um valor necessário para levar adiante suas atividades no marketing de sua empresa
Estes são os 10 erros mais comuns que cometem a maioria dos empreendedores, todos eles podem ser evitados, e desta forma serem capazes de atingir o objetivo de um negócio que criar, manter e fidelizar clientes de maneira a ter a justa recompensa por fazer tudo isso é usufruir o lucro.
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Toda nova idéia de negócio encontra forçosamente oposição, e não há uma única que tenha se estabelecido sem lutas, ora, em semelhante caso, a resistência está sempre em razão da importância dos resultados previstos, porque quanto mais é grande, mas fere interesses. Confira texto completo.
Emanuel Leite
Pós- doutorado em Inovação e Empreendedorismo pela Univerdade de Aveiro – Portugal / Doutor pela Universidade do Porto / Mestre pela Universidade Federal da Paraíba / Professor Universitário / Ex-Professor da Universidade Fernando Pessoa – Porto – Portugal onde foi um dos introdutores da disciplina Inovação e Criação de Empresas
Autor do livro O Fenômeno Empreendedorismo Criando Riquezas – Vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira 2011 – O livro pode ser vendido para todo o Brasil pelo preço de R$ 50,00 incluído a remessa
Lançamento do livro: Empreendedorismo, Inovação, Incubação de Empresas e a Lei de Inovação que é a primeira obra publicada no Brasil que aborda os tópicos acima descritos na perspectiva da Lei de Inovação.
O livro é composto de seis capítulos: 1) Empreendedorismo, Inovação, Incubação, Start-up e os Meandros da Lei de Inovação 2) Caracterização do Empreendedorismo e a Lei de Inovação 3) O Empreendedor na Era Digital e a Lei de Inovação 4) Primeiro Emprego? Não. Primeira Empresa e a Lei de Inovação 5) Criação de Empresas de Base Tecnológica Via Incubadora e a Lei de Inovação 6) Universidade Empreendedora e a Lei de Inovação
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Pedidos podem ser feitos para o e-mail emanueleite@hotmail.com
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