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Qualidade do motor garante o desempenho do veículo e a segurança do motorista

AEA destaca a importância da realização correta dos testes de laboratórios, que demonstram a confiança e a garantia dos motores produzidos

Para projetar um veículo totalmente seguro e capaz de oferecer bom desempenho, todo o processo de produção do motor é fundamental.

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Além da tecnologia e da qualidade dos materiais utilizados, as fases de desenvolvimento da produção exigem ferramentas adequadas e rigorosos testes no produto.

Para que estes testes gerem resultados satisfatórios e garantidos, são necessários ensaios de laboratórios que sigam procedimentos normatizados.

Tendo normas técnicas como base, é possível comparar os resultados apresentados pelos diferentes estabelecimentos responsáveis pela realização dos testes.

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A AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) atua junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na proposição de normas que visam ao aprimoramento dos ensaios, enfatizando a necessidade da aplicação de sistemas de medição adequados para os testes dos motores produzidos no Brasil.

Equipamentos como sensores e softwares, métodos apropriados e pessoas capacitadas são essenciais para a realização de ensaios confiáveis.

Quando estes resultados são garantidos, é possível reduzir o custo final do projeto e, conseqüentemente, evitar a tomada de decisões incorretas com relação às diversas áreas que envolvem o produto.

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A importância da realização dos ensaios – O motor deve transmitir confiança ao motorista. Desde sua concepção, durante a produção e até nas eventuais fases de aperfeiçoamentos, o propulsor passa por inúmeros testes para que chegue até o consumidor trabalhando adequadamente e com o menor índice possível de falhas.

“A confiabilidade nos resultados destes testes é uma preocupação não só das montadoras, mas também dos fornecedores. O ensaio é uma ferramenta que auxilia na capacitação dos laboratórios pois, se for realizado sempre dentro do mesmo padrão, garante a qualidade dos motores produzidos e os torna mais confiáveis”, ressalta José Roberto Campos, coordenador da Comissão Técnica de Acreditação de Laboratórios de Motores da AEA.

Por meio da comparação entre os resultados apresentados pelos diferentes laboratórios, é possível avaliar os sistemas de medição e desenvolver métodos que atendam às necessidades do consumidor.

A comparação interlaboratorial com objetivo de avaliar os estabelecimentos que realizam os ensaios (também chamados de calibrações) é denominada “ensaio de proficiência”.

O ensaio de proficiência em testes de motores consiste em organizar, acompanhar e avaliar os resultados das medições de vários laboratórios de motores. O grupo de testes de motores da AEA é formado por responsáveis técnicos, administrativos e um estatístico, que coordenam as atividades dos ensaios de proficiência.

Fazem parte do grupo de laboratórios as empresas Umicore, Delphi, Renault, General Motors, Instituto Mauá de Tecnologia, Mahle Metal Leve, MWM International, Robert Bosch, Magneti Marelli, KS Pistões, Cummins e Garret.

Com o desenvolvimento dos ensaios, os laboratórios obtêm as informações necessárias para a realização de ações corretivas, melhorias ou desenvolvimento de novos métodos, tornando os sistemas de medição mais confiáveis.

A realização dos ensaios de proficiência para os laboratórios de motores está em sua terceira fase. A primeira, que aconteceu durante todo o ano de 2004, analisou temperatura, pressão, carga, vazão e rotação do sistema de calibração dos bancos de testes.

A segunda fase avaliou todo o sistema básico de medição, de janeiro a agosto de 2005. Desde setembro, o grupo está avaliando o método de execução do ensaio por meio da comparação entre dois motores, um movido a diesel e outro, à gasolina.

“A experiência adquirida na execução dos ensaios das duas primeiras fases foi inédita para o grupo. Foi possível trocar conhecimentos relacionados aos fornecedores de sensores e equipamentos, padronização dos métodos, melhorias na aplicação dos recursos e cálculos de incertezas para o conhecimento dos erros de medição”, destaca Agnaldo Okura, vice-coordenador da Comissão Técnica de Acreditação de Laboratórios de Motores da AEA.

As metas para este ano incluem a revisão da norma técnica NBR ISO 1585, relacionada à potência líquida efetiva de motores para veículos rodoviários.

A equipe responsável pelas análises também tem como objetivos a padronização do cálculo de incertezas para os ensaios de motores, o desenvolvimento de uma estrutura para a validação do método e a análise geral das técnicas de instrumentação.

Inovações da indústria automotiva – No Brasil, a indústria de motores intensificou a preocupação com a qualidade dos testes principalmente no início dos anos 90.

A AEA trabalha na evolução destas discussões para que, cada vez mais, os ensaios de laboratórios nacionais se aproximem dos patamares mundiais e o País consiga maior reconhecimento internacional neste setor.

Trabalhar as inovações da indústria automotiva é a prioridade do SIMEA 2006 – o XIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva –, evento organizado pela AEA, nos dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo, que terá como tema principal o desenvolvimento criativo da moderna tecnologia automotiva.

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