Dificuldades na partida, falhas na aceleração, aumento do consumo de combustível e perda de potência podem ser alguns dos sintomas que indicam que o conjunto de velas de ignição do veículo precisa ser trocado.
A função das velas de ignição é introduzir energia na câmara de combustão dos automóveis para iniciar o funcionamento do motor.
Isso acontece a partir de faíscas elétricas geradas pelos eletrodos dispostos na extremidade das velas.
O veículo pode começar a apresentar falhas no sistema de injeção quando os eletrodos estão danificados.
Há vários fatores que contribuem para a deterioração das velas, mas o mais comum são os combustíveis de má qualidade que diminuem a vida útil das peças e podem causar, entre outras coisas, o super aquecimento das velas e a carbonização dos eletrodos.
Outros fatores também contribuem para a perda de eficiência das velas como: filtros de ar e combustível sujos, motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado, ponto de ignição atrasado ou adiantado, e válvulas injetoras defeituosas, entre outros.
Quando fora das especificações adequadas, essas peças contribuem para aumentar o consumo de combustível, o nível de emissões de poluentes, além de gerar falhas no sistema de ignição do veículo.
Para evitar esses problemas, a Bosch recomenda que as velas de ignição sejam avaliadas após 20 mil Km rodados e que sejam trocadas conforme indica o manual do fabricante do veículo.
Na checagem das velas, o reparador deve utilizar um calibrador para se certificar de que o espaço entre os eletrodos está dentro das especificações de fabrica.
A aplicação de velas diferentes das indicadas pela montadora também podem diminuir o tempo de vida útil do produto e causar problemas nos automóveis.
Os motores a álcool e Flex Fuel, por exemplo, exigem que sejam utilizadas “velas frias” – especialmente projetadas para trabalhar em contato com o álcool, combustível que é mais corrosivo que a gasolina e cuja queima resulta em maior calor na câmara de combustão. Já os motores a gasolina devem usar as chamadas “velas quentes”.
Para garantir o pleno funcionamento do motor, a Bosch recomenda que a manutenção dos sistemas de injeção e ignição seja feita regularmente – troca de filtros, verificação do estado das válvulas injetoras, da bomba de combustível, dos cabos e da bobina de ignição.
A Bosch sugere ainda que todas as velas de ignição do motor sejam trocadas juntas e sempre seja utilizado combustível de boa procedência.
A Bosch disponibiliza para o mercado as velas de ignição: Super Plus e Super 4. As velas Super Plus têm eletrodo central de ítrion e apresentam maior durabilidade que as outras velas comuns encontradas no mercado.
Já as Velas Super 4 contam com quatro eletrodos, o que permite um desempenho ainda melhor do motor e durabilidade ampliada.
As velas Bosch foram especialmente desenvolvidos para gerar partidas e respostas mais rápidas e seguras, melhor desempenho do motor durante toda vida útil do produto, bem como a diminuição do consumo de combustível e a redução de emissão de poluentes.