terça-feira, 8 outubro , 2024
28 C
Recife

Amortecedor: durabilidade comprometida e falsificados são um risco

O amortecedor é um item de segurança do veículo e peça fundamental para garantir estabilidade e conforto.

Segundo pesquisa realizada em 2005 pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 72% das estradas brasileiras analisadas (cerca de 82 mil quilômetros) apresentaram algum grau de imperfeição, sendo que 18,2% foram consideradas péssimas.

- Publicidade -

A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta que as más condições das estradas e vias públicas do País podem gerar um desgaste prematuro do equipamento e colocar em risco a segurança do automóvel e, conseqüentemente, dos passageiros.

Os amortecedores comprometidos causam balanço excessivo do veículo, ruídos na suspensão, perda de estabilidade, além de desgaste prematuro dos pneus e risco de aquaplanagem.

O uso de amortecedores desgastados aumenta significativamente a distância de frenagem. Além disso, o motorista corre o risco de perder o controle do automóvel em curvas.

- Publicidade -

“A revisão periódica é essencial para garantir que o amortecedor, peça principal da suspensão, cumpra seu papel de manter o pneu em constante contato com o solo.

A cada quilômetro percorrido, o amortecedor é acionado inúmeras vezes, sendo que quanto pior estiverem as ruas e estradas, os amortecedores trabalharão mais vezes para absorver estes impactos”, afirma Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe.

A revisão dos componentes da suspensão como pivôs, terminais, buchas, bandejas e molas também é muito importante, pois estas peças podem ser danificadas ao longo do tempo.

- Publicidade -

Após o check-up, caso seja necessário trocar o amortecedor, o consumidor deve ficar atento para que não seja instalado um amortecedor falsificado ou recondicionado.

“O amortecedor falsificado ou recondicionado é uma peça usada que geralmente passa apenas por uma pintura e substituição do óleo.

Os falsificadores, normalmente, utilizam óleo incompatível com a aplicação e isto causa grandes variações no desempenho da peça durante o seu uso. Por este motivo, é importante verificar se o equipamento é vendido com nota fiscal e se está em sua embalagem original”, completa Durães.

A revisão da suspensão do automóvel pode ser realizada em qualquer centro automotivo associado ao Monroe Club. Para mais informações, basta ligar para o número 0800 166 004 (ligação gratuita).

MONROE ALERTA SOBRE OS PERIGOS DO AMORTECEDOR FALSIFICADO – A Monroe, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de amortecedores, ressalta o perigo do uso de amortecedores falsificados e recondicionados, pois estas peças colocam em risco a vida dos passageiros, além de danificar a estrutura do automóvel.

O amortecedor é uma peça de extrema importância. Entre suas funções, a principal é manter o contato permanente dos pneus com o solo, o que proporciona estabilidade e conforto nas mais diversas condições de estrada.

“O amortecedor recondicionado é uma peça usada e apresenta problemas no seu funcionamento por estar gasta. As conseqüências do uso destes equipamentos falsificados são graves, pois aumentam os riscos de acidentes e causam danos aos veículos”, explica Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe.

O uso de amortecedores recondicionados também interfere na vida útil dos pneus, que sofrem mais desgastes e ficam com menor aderência ao solo. Isso pode aumentar os riscos de aquaplanagem e derrapagem.

Um amortecedor falsificado pode durar muito pouco.

“Geralmente, os ‘recondicionadores’ somente limpam e repintam uma peça usada. Em alguns casos é injetado um outro tipo de óleo, procedimento que faz com que o amortecedor apresente um aparente aumento na carga de amortecimento.

Esse tipo de óleo, porém, não é específico para a função e causa grandes variações no desempenho da peça durante o seu uso”, explica Durães.

Para evitar transtornos, o consumidor deve adquirir somente amortecedores novos, em revendedores autorizados.

O produto deve estar dentro de embalagem padrozinada, com a marca do fabricante, especificação de suas aplicações e com o certificado de garantia e a nota fiscal.

Para mais informações, basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente, “Monroe Resolve”, no número 0800166004. A ligação é gratuita.

Monroe completa 90 anos no mundo – A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, está completando 90 anos de atividades no mundo, com diversas iniciativas ligadas ao seu novo slogan Monroe is More®.

Para comemorar esta data, a empresa vai expandir a sua linha de amortecedores para o mercado de reposição, oferecer mais treinamentos para aperfeiçoamento profissional da sua rede autorizada, além de uma alteração visual na linha de produtos para o aftermarket.

A empresa foi uma das primeiras a criar a tecnologia de amortecedores no início do século passado e, atualmente, fornece produtos para montadoras e mercado de reposição em todo o mundo.

“Estamos completando 90 anos no mundo e 32 anos no Brasil, oferecendo equipamentos de alta qualidade, que cumprem as normas ISO 9002, QS 9000 e ISO/TS 16949. O fato de sermos um importante fornecedor para as montadoras, nos permite oferecer excelência em engenharia e tecnologia para o mercado de reposição”, afirma Guillermo Minuzzi, vice-presidente de Vendas da Tenneco para a América do Sul.

Dentre as iniciativas ligadas ao novo slogan, estão a mudança de cor dos amortecedores, que passaram a ser pretos.

Além disso, estão previstos mais programas de formação dirigidos a instaladores de todo o mundo, além de intensificar os pit stops, que testam o nível de desgaste nos componentes da suspensão.

Na Europa, a empresa já testou mais de 24.700 carros, sendo que em média, 52% apresentaram amortecedores com um grande desgaste ou muito danificados.

No Brasil, somente em 2005, foram testados mais de 7.000 veículos, sendo que em 37% dos casos foi recomendada a troca do amortecedor e 28% estavam com sua vida útil totalmente comprometida e precisariam ser substituídos.

“Estas ações de verificação são muito importantes para conscientizar os motoristas para não utilizarem peças danificadas, com vida útil ultrapassada ou falsificadas. O amortecedor é um item fundamental para a segurança dos condutores”, completa Minuzzi.

História – Criada em 1916 com o nome de Brisk Blast Manufacturing Company, em Michigan, nos Estados Unidos, a empresa iniciou suas atividades com a produção de bombas para pneus, lançando o primeiro amortecedor somente 10 anos depois.

Em 1929, a Monroe inovou com a criação do primeiro equipamento hidráulico de duas vias, que se tornou o mais conhecido no mundo.

A expansão da empresa para o exterior ocorreu em 1964, com a abertura de uma unidade na Bélgica, que atualmente abriga o Centro Tecnológico de Engenharia da Monroe (METC).

Em 1977, a Tenneco Inc. comprou a Monroe Auto Equipment Company, que se tornou um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos originais e para o mercado de reposição do mundo.

Atualmente, somando a produção de suas fábricas na Europa, Américas e Ásia, a Tenneco produz aproximadamente 335.000 amortecedores por dia e conta com cerca de 17 mil colaboradores.

As atividades da empresa no Brasil compreendem uma produção de 400 mil amortecedores por mês e um quadro de 900 funcionários, com centros tecnológicos altamente avançados, que permitem incorporar simultaneamente as suas inovações em todas as unidades do grupo.

A linha de produtos da Monroe é uma das mais completas do mercado, atendendo 96% da atual frota circulante no País.

Inovações – Ao longo de sua história, a Monroe continuou seu processo de inovação, tanto que em 2002, lançou o sistema de suspensão de controle eletrônico contínuo (CES) e o amortecedor dependente da freqüência (FDD).

O CES é um sistema de suspensão semi-ativa, que ajusta os níveis de amortecimento de acordo com o solo e a dinâmica do veículo, como velocidade, percurso, curvas e ação do condutor.

Já o FDD é considerado a próxima geração de amortecedores, por ser ecologicamente correto (utiliza gás inerte e não óleo) e proporcionar melhora na condução, conforto e manuseio da peça.

Os amortecedores têm efeito dependente da freqüência e podem ser montados em qualquer posição.

Outra novidade é o amortecedor MTBO, fabricado em série para o Ford Focus ST, na Europa, lançado no Salão de Frankfurt em 2005.

O modelo é um amortecedor monotubo, com uma válvula inovadora, que proporciona melhor capacidade de afinação, consistência de amortecimento e durabilidade.

Com a válvula MTBO, a pressão interna no amortecedor cresce rapidamente até um nível predefinido, ou nível de descarga, proporcionando um amortecimento consistente em todas as velocidades.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT