sábado, 31 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Cavallino e novo motor Cursor 8 são apresentados pela Iveco

Projeto integral Iveco traz tecnologias com a melhor relação custo-benefício do mercado. Cursor 8 de 320 cv – motor classifica-se entre os mais modernos do mundo

A Iveco lança no mercado brasileiro o EuroCargo 450E32T Cavallino, para 43 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e ingressa na mais concorrida faixa de mercado do segmento dos cavalos-mecânicos pesados para tracionar semi-reboques de três eixos.

- Publicidade -

Esse segmento responde hoje por cerca de 8% do total das vendas de caminhões no Brasil, ou 25% das vendas de caminhões pesados.

Com o EuroCargo Cavallino, a Iveco introduz no País o motor Iveco Cursor 8, um dos mais modernos motores diesel do mundo.

Produzido em Sete Lagoas (MG), juntamente com o caminhão, este motor pertence à mesma família do Cursor 13, que equipa o pesado Iveco Stralis, que faz sucesso em seu segmento devido aos sucessivos recordes de economia de combustível alcançados.

- Publicidade -

O projeto do EuroCargo 450E32T, desenvolvido especificamente para os mercados brasileiro e da América do Sul, foi batizado como Cavallino pelo fato de ser ele um cavalo mecânico para a faixa de entrada no segmento dos pesados.

Ele utiliza cabina e motor Iveco, sendo portanto um caminhão com o “DNA” da marca, o que justifica o slogan de toda a campanha publicitária da empresa a partir do lançamento: “um verdadeiro puro sangue”.

O novo caminhão da Iveco estará disponível na rede de concessionários da marca e ao mercado no próximo dia 26 de setembro, e chega com linha de financiamento Finame, nas versões cabine simples e leito.

- Publicidade -

As projeções da empresa indicam que o Cavallino será um dos mais competitivos produtos de seu segmento, com preços bem posicionados frente à concorrência.

EXPECTATIVA É VENDER 500 UNIDADES EM 2007 – A Iveco chega ao segmento de até 43 toneladas com grande expectativa em torno do Cavallino. A empresa espera comercializar 500 unidades do modelo em 2007.

Além do preço competitivo, ele é um produto desenhado para atender as demandas de seu mercado.

Com a baixa tara da linha média EuroCargo, as qualidades do motor Cursor 8 e a mecânica robusta de um caminhão pesado, o Cavallino promete uma das melhores relações custo-benefício de seu segmento.

Para Marcelo Bracco, diretor comercial para América do Sul e Central, o lançamento do Cavallino consolida seu plano de investimentos previstos para o mercado brasileiro em 2006 e demonstra a busca constante pelo avanço da marca.

O executivo sinaliza importantes lançamentos para 2007, com ampliação na linha de veículos leves, médios e pesados.

“São passos que confirmam nosso objetivo de conquistar 10% de participação no mercado total de caminhões no Brasil”, conclui.

No País, a participação da Iveco no mercado total de caminhões passou de 3,7% em 2003 para 5,2% em 2005.

No segmento de pesados saiu de 3% para 7,3% no mesmo período. A partir do Cavallino, fica clara a capacidade tecnológica da Iveco em criar novas configurações de acordo com as necessidades do mercado, o que demonstra também o real potencial de crescimento da marca Iveco no Brasil.

O novo pesado da Iveco vem atender a uma ampla faixa de utilização, desde o transporte de cargas volumosas e de baixa densidade, característica de produtos industrializados como eletrodomésticos, móveis e veículos, até de cargas de médio peso específico como produtos frigorificados, líquidos a granel, alimentos e outros produtos.

Com suas especificações, o Cavallino é ideal para o transporte de curtas e médias distâncias.

O Cavallino deverá repetir o sucesso alcançado com o Stralis, que conquista a cada dia a posição de caminhão mais econômico de sua categoria, uma solução tecnológica de extrema importância para o transportador em um momento de crescimento da demanda mundial por petróleo e pelo aumento dos preços dos combustíveis.

A fórmula da Iveco está na família de motores Cursor, uma das mais avançadas tecnologias em motores diesel do mundo, com características construtivas que asseguram o baixo consumo de diesel e uma elevada durabilidade.

MOTOR CURSOR 8 – A FORÇA DO DNA IVECO – O Cavallino é o primeiro modelo da plataforma Iveco EuroCargo no mundo a receber o motor Cursor 8, um projeto desenvolvido no Mercosul para o mercado sul-americano mas que, por suas características, já vem despertando o interesse de outros mercados da Iveco no mundo, como a Austrália e África.

O motor Cursor 8, o coração deste produto, já nasceu com tecnologia Euro 3 e está totalmente preparado para atender a norma Euro 4, o que significa que é um motor que poderá ser utilizado no Brasil por um longo prazo na atual configuração.

Equipado com injeção eletrônica e turbo-intercooler, tem 7,8 litros, com 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e eixo-comando de válvulas no cabeçote, o que garante maior eficiência na combustão, rapidez nas respostas e melhores acelerações e retomadas.

O Cursor 8 desenvolve uma das mais altas potências do segmento: 320 cv a 2.400 rpm.

Quando acoplado a um semi-reboque de três eixos convencionais, o Cavallino dispõe de 7,7 cv para cada tonelada movimentada, uma relação cv/tonelada das mais altas do setor, o que se traduz em boa capacidade de arranque e facilidade de manter elevadas velocidades de cruzeiro.

A taxa de compressão do Cursor 8 (16:1) é a menor dentre os seus concorrentes, o que resulta em menores solicitações mecânicas e maior durabilidade para o caminhão.

O torque máximo é de 123 kgfm a 1.300 rpm, sendo que 80% desse valor está disponível numa faixa de utilização bastante ampla, que vai de 1000 a 2.400 rpm.

A caixa de câmbio é a ZF 16S 1650, com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas, com Over-Drive.

Normalmente utilizada em caminhões de potência superior ao do novo caminhão da Iveco, ela atende às demandas dinâmicas da faixa do Cavallino com folga e tranqüilidade, o que significa menor nível de solicitações e conseqüentemente maior durabilidade ao conjunto e economia de combustível.

Suas relações de marchas possibilitam que o motor funcione em sua faixa ideal de rotação, proporcionando maior economia de combustível em todas as condições de uso.

Além da qualidade técnica, a transmissão da ZF possui assistência técnica em todo o País.

FREIO MOTOR DE DESCOMPRESSÃO – Outro diferencial competitivo do EuroCargo 450E32T Cavallino derivado do motor Cursor 8 é o exclusivo Iveco Turbo Brake, um freio motor de descompressão com elevada potência de frenagem.

Para o motorista, esta tecnologia se traduz em maior segurança e para o transportador custos de manutenção mais baixos devido ao menor desgaste das lonas.

O Iveco Turbo Brake é acionado por ação no came das válvulas de escape, controlada pela Unidade Central Eletrônica (ECU).

Quando o motorista solicita o freio-motor, as válvulas de escape abrem ligeiramente no final da fase de compressão, liberando assim o ar acumulado no cilindro. Além disso, a injeção de combustível é cortada automaticamente.

Dessa forma, a explosão não ocorre e elimina-se o efeito-mola, que tenderia a acelerar novamente o pistão. A rotação do motor cai de forma acentuada e o trem de força segura o caminhão.

Como na gama Stralis, o comando do freio-motor de descompressão do Cavallino pode ser acionado de três formas distintas: retirando o pé do acelerador, pisando no pedal do freio de serviço ou pressionando um pedal situado no assoalho da cabine.

Mais um dos benefícios do Cursor 8 é o “cruise control”, ou piloto automático, que pode ser facilmente acionado a partir de 30 km/h por meio de uma alavanca localizada ao lado do volante.

O sistema permite ao usuário manter um ritmo constante de viagem com maior segurança, economia de combustível e eficiência, sem a necessidade de utilizar o pedal do acelerador.

O motorista ainda pode utilizar um limitador de velocidade, por meio de uma tecla instalada no painel.

O controle de rotação, incluído no sistema, otimiza a utilização dos equipamentos hidráulicos.

AMPLA CABINE FAVORECE ALTO RENDIMENTO – Conforto, funcionalidade e espaço.

Estas são as características da cabine do EuroCargo Cavallino, que já chega ao mercado nas versões cabina simples e leito (esta com cama e cortinas envolventes).

O desenho conserva as mesmas características positivas da linha EuroCargo, como o amplo espaço interno, grandes ângulos de visão horizontal e vertical e aerodinâmica excelente, além de facilidade de acesso e estilo moderno.

No interior, soluções ergométricas facilitam o trabalho dos condutores fazendo com que bancos se ajustem de acordo com a estatura e o peso do motorista. A coluna de direção é regulável na inclinação.

Em termos de conforto, o Cavallino chega com um diferencial: climatizador elétrico de série, que pode funcionar mesmo quando o motor está desligado, mantendo uma temperatura agradável no interior do veículo.

A cabine ainda tem basculamento hidráulico, com ângulo que supera os 60º, permitindo rápido acesso ao motor, agilizando e facilitando a manutenção.

Os limpadores de pára-brisas cobrem mais de 80% da área de visão do motorista e o sistema de ventilação possui desembaçadores de rápido efeito.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008