quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Livro conta história do automóvel Democrata

Ele é pouco conhecido. Afinal, teve vida curta como projeto revolucionário, contestado, perseguido. E sua fábrica foi fechada antes mesmo de vender única unidade.

- Publicidade -

Roberto Nasser, jornalista especializado em indústria automobilística e sua história, curador do Museu do Automóvel em Brasília, reuniu experiência, dados, informações, localizou agentes do empreendimento, e condensou tudo num livro: “Democrata, carro certo no tempo errado”.

“- Trabalho difícil. As informações eram desencontradas, e o empreendedor não tinha paradeiro conhecido. Demorei 20 dias para encontrá-lo. Frustrado com a indevida ação do Banco Central, que interviu na empresa, inviabilizando seu futuro; aborrecido com o conceito que o via como mais um temerário a avançar na poupança popular, fez total mudança de vida. Mesmo ganhando na última instância, o projeto estava condenado – embora tenha sido o mais atualizado que o Brasil quase teve”, explica Nasser.

- Publicidade -

Roberto Nasser
“- Foquei numa história de automóvel, descobri um universo e desdobramentos importantes da iniciativa, que permearam para a indústria automobilística”.

Não pensava em um livro, mas num registro para a biblioteca do Museu. Mas a Fiat incentivou o lançamento, e abriu um caminho: outros registros virarão outros títulos.

O Democrata era o primeiro produto da IBAP, Indústria Brasileira de Automóveis Presidente, formada através da venda de títulos a acionistas.

- Publicidade -

E previa um veículo avançado tecnologicamente, para ser vendido a preço inferior ao dos produtos então em mercado, acenando com redução de preço permitida pelo fato de ser totalmente brasileiro, sem pagar direitos de fabricação, assistência técnica ou fazer remessas de lucros ao exterior.

Industrialmente era um avançado projeto em fibra de vidro, com estrutura metálica incorporada, e um grupo moto propulsor desenvolvido sob encomenda, na Itália. Motor V6, 2.400 cm3, comandos no cabeçote. Tudo em alumínio.

O câmbio com 4 marchas ia dentro do carter do motor; a suspensão era independente nas 4 rodas.

Em resumo, era o mais atualizado, o mais rápido e o mais seguro dos nacionais, caso chegasse ao mercado – o que não ocorreu.

Nasser provoca: “- Gostei muito desta história. Você também gostará.” O livro foi lançado durante o Brazil Classics Fiat Show, encontro de veículos antigos, em Araxá com a presença do autor e do empreendedor Nelson Fernandes.

Serviço
Lançamento livro “Democrata, o carro certo no tempo errado“.
Autor: Roberto Nasser
84 paginas, R$ 40,00.
Pedido:.61.3225-3000 – edita@rnasser.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança