sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Na hora de completar nível de óleo, o consumidor deve ficar atento às especificações

Especialista em lubrificantes da STP alerta para os cuidados na hora de verificar o nível de óleo ou de completar o reservatório; para escolher entre os lubrificantes sintético, semi-sintético ou mineral, o consumidor deve obedecer à indicação do manual do veículo.

O mercado de lubrificantes oferece os mais variados produtos para o consumidor cuidar do seu veículo. Os óleos podem ser divididos entre minerais, semi-sintéticos e sintéticos.

- Publicidade -

A diferença é clara: o lubrificante de base mineral deriva do petróleo; o de base sintética é desenvolvido em laboratório e o semi-sintético é uma mistura dos dois.

Os produtos sintéticos resistem mais à oxidação e à evaporação e correspondem melhor às exigências dos motores modernos, que trabalham em altas temperaturas.

“Para saber qual tipo de lubrificante usar no motor do seu carro, o consumidor deve obedecer ao que está especificado no manual”, destaca William Pereira, responsável pela área de lubrificantes da STP.

- Publicidade -

O especialista alerta para a prática comum nos postos de combustíveis, de completar o nível de óleo.

Nessa hora, o cliente deve ficar atento ao lubrificante utilizado para saber se tem a mesma especificação daquele que já está no reservatório.

“Todo motor consome um pouco de óleo por isso o nível tem de ser mesmo completado. O consumidor só deve ficar atento para ver se o produto usado atende ao que está indicado no manual”, diz Pereira.

- Publicidade -

Outra dica é verificar o nível do óleo com o motor frio, logo pela manhã. Ou, no caso de parar no posto de combustível, pelo menos desligar o motor e esperar alguns minutos, para que o lubrificante desça para o cárter.

“Se medir logo que pára o motor, sempre vai aparentar ter menos óleo do que realmente tem”, ensina.

Na vareta, o nível deve estar entre o mínimo e o máximo.

“Abaixo do mínimo, está faltando óleo e pode fundir o motor. Acima do máximo, pode gerar queima na câmara de combustão e produzir depósitos”, alerta.

Para fazer a troca e manutenção do lubrificante, a STP oferece uma linha completa de produtos adequados para cada tipo de motor, com capacidade extra de reduzir a formação de borras e vernizes no sistema propulsor.

Os últimos lançamentos da empresa são indicados para todos os tipos de motores: gasolina, álcool, bicombustível (Flex) e GNV (gás natural veicular).

Para todos os carros fabricados até 2000, cuja indicação seja o uso de um lubrificante mineral de boa qualidade, a empresa oferece o STP Série 500 Motor Oil: um lubrificante multiviscoso, fabricado com óleos básicos minerais e aditivos sintéticos de ultima geração.

A grande vantagem do produto é que ele forma uma película permanente contra desgaste, que protege as peças do motor. Outro benefício do lubrificante é promover uma boa limpeza interna do motor, aumentando sua vida útil.

Outra produto, o STP Série 500 Racing Motor Oil, é um lubrificante mineral indicado para motores que trabalham em condições severas, fabricados a partir de 2001. Tem alta capacidade de limpeza interna do motor e reduz a formação de borras e vernizes, graças ao seu alto poder detergente e dispersante.

Atualmente, o problema da borra atinge boa parcela dos carros novos porque são motores muito exigidos. Esse óleo combate o problema de formação de resíduos no motor.

Na linha de lubrificantes sintéticos, há opções como o STP Synthetic Motor Oil e o STP Top Synthetic Motor Oil.

O STP Synthetic é recomendado tanto para veículos nacionais e importados de alta rotação e desempenho assim como para os populares 1.0 dotados de injeção eletrônica, catalisador, multiválvulas e superalimentados (turbocompressor ou supercharger).

Ele reduz a formação de borras e vernizes, mantendo o motor limpo, facilita a partida a frio, diminui o consumo de combustível e também de lubrificante.

A versão sintética STP Top Synthetic Motor Oil, além de todas essas características, garante extrema proteção das peças móveis, desde o instante da partida a frio até nas altas temperaturas de trabalho no trânsito lento das cidades ou em alta velocidade nas estradas.

Ele mantém a estabilidade de sua viscosidade mesmo quando submetido às grandes variações de temperatura.

Presente no mercado brasileiro há mais de dez anos, a STP é uma multinacional de origem americana reconhecida pelas características premium de seus produtos e serviços.

Na linha de lubrificantes, assim como nas outras linhas, a empresa tem destaque no suporte logístico oferecido ao ponto de venda e também ao consumidor.

“O slogan desses produtos é ‘um cuidado para cada motor”. É justamente essa a filosofia da empresa: oferecer produtos para quem gosta de cuidar do carro. Ou seja, o brasileiro em geral”, finaliza William Pereira, da STP.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn