Exposição de infográficos, com fotos históricas e raras de Lampião, vai passar por sete cidades pernambucanas.
A exposição Lampião, uma viagem pelo cangaço, que reúne infográficos com textos, ilustrações, fotos raras e históricas de um dos mais famosos personagens da história nacional, vai percorrer sete cidades do interior de Pernambuco ao longo do mês de setembro.
A mostra é composta por 24 painéis com 70 imagens de Lampião e de diferentes cangaceiros, volantes e locais por onde o bando passou.
Patrocinada pela Dana – um das maiores fabricantes de componentes automotivos –, a mostra é fruto da pesquisa da jornalista Vera Lúcia Ferreira, neta de Lampião, e do historiador Antônio Amaury Correia de Araújo.
A exposição faz um relato imparcial da trajetória do cangaço e revela aspectos pouco divulgados sobre Lampião e seu bando.
Roteiro turístico do cangaço – A exposição tem como objetivo contribuir para a divulgação do projeto “Rota do Cangaço e Lampião”, um roteiro turístico que integra o sertão do Pajeú, incluindo os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Flores, Afogados da Ingazeirra, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito e São José do Belmonte.
O projeto explora o potencial turístico e cultural de cada um dos municípios que formam a bacia do Rio Pajeú, criando assim uma alternativa para geração de emprego e renda na região.
A primeira cidade a receber a exposição sobre Lampião será Serra Talhada. Entre 1º e 9 de setembro, a mostra estará exposta no pátio interno do Sebrae/Serra Talhada.
Na ocasião, será lançado também, pela Fundação de Cultura Popular Arte Dança, o DVD “Cangaceiros do Pajeú”, uma produção de aproximadamente 45 minutos que traz informações gerais sobre o cangaço, o xaxado e sobre o Grupo Cangaceiros do Pajeú.
“Lampião, uma viagem pelo cangaço” faz parte do projeto Dana Cultural, um dos principais cases de marketing cultural do Brasil.
Desde sua criação, em 1996, já promoveu centenas de exposições em vários estados, em espaços como estações de metrô, montadoras de veículos, centros culturais e shoppings, entre outros.
De acordo com Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, o objetivo das exposições é popularizar a cultura, oferecendo ao público a oportunidade de saber um pouco mais da História e origem de seu País, e conhecer a natureza e costumes típicos de algumas regiões.