sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Rei de cangaço está de volta ao interior de Pernambuco

Exposição de infográficos, com fotos históricas e raras de Lampião, vai passar por sete cidades pernambucanas.

- Publicidade -

A exposição Lampião, uma viagem pelo cangaço, que reúne infográficos com textos, ilustrações, fotos raras e históricas de um dos mais famosos personagens da história nacional, vai percorrer sete cidades do interior de Pernambuco ao longo do mês de setembro.

A mostra é composta por 24 painéis com 70 imagens de Lampião e de diferentes cangaceiros, volantes e locais por onde o bando passou.

Patrocinada pela Dana – um das maiores fabricantes de componentes automotivos –, a mostra é fruto da pesquisa da jornalista Vera Lúcia Ferreira, neta de Lampião, e do historiador Antônio Amaury Correia de Araújo.

A exposição faz um relato imparcial da trajetória do cangaço e revela aspectos pouco divulgados sobre Lampião e seu bando.

- Publicidade -

Roteiro turístico do cangaço – A exposição tem como objetivo contribuir para a divulgação do projeto “Rota do Cangaço e Lampião”, um roteiro turístico que integra o sertão do Pajeú, incluindo os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Flores, Afogados da Ingazeirra, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito e São José do Belmonte.

O projeto explora o potencial turístico e cultural de cada um dos municípios que formam a bacia do Rio Pajeú, criando assim uma alternativa para geração de emprego e renda na região.

A primeira cidade a receber a exposição sobre Lampião será Serra Talhada. Entre 1º e 9 de setembro, a mostra estará exposta no pátio interno do Sebrae/Serra Talhada.

Na ocasião, será lançado também, pela Fundação de Cultura Popular Arte Dança, o DVD “Cangaceiros do Pajeú”, uma produção de aproximadamente 45 minutos que traz informações gerais sobre o cangaço, o xaxado e sobre o Grupo Cangaceiros do Pajeú.

“Lampião, uma viagem pelo cangaço” faz parte do projeto Dana Cultural, um dos principais cases de marketing cultural do Brasil.

- Publicidade -

Desde sua criação, em 1996, já promoveu centenas de exposições em vários estados, em espaços como estações de metrô, montadoras de veículos, centros culturais e shoppings, entre outros.

De acordo com Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, o objetivo das exposições é popularizar a cultura, oferecendo ao público a oportunidade de saber um pouco mais da História e origem de seu País, e conhecer a natureza e costumes típicos de algumas regiões.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança