terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Citroën C4 VTR: bem-vindo ao universo da inovação

Chega às concessionárias Citroën de todo o Brasil o C4 VTR, novo representante da marca no segmento médio e que traz de série equipamentos inéditos, como o volante com comandos centrais fixos e o display central translúcido.

Diferenciado, o C4 VTR apresenta um estilo forte e inovador, marcado por traços retos e linhas elegantes.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Linhas, aliás, responsáveis pelo excelente resultado aerodinâmico do modelo (Cx 0,28), valor recorde em seu segmento.

Se por fora o C4 VTR seduz e encanta, por dentro surpreende com sua grande oferta de equipamentos de série e sua generosa habitabilidade – garantia de uma rodagem segura e de conforto para todos os ocupantes.

Inovações garantem bem-estar a bordo e grande prazer ao dirigir  – O bem-estar a bordo do C4 VTR é reforçado pela presença de equipamentos totalmente inovadores, concebidos para propor aos usuários uma direção segura e simplificada.

- Publicidade -

O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as principais funções de conforto e de ajuda à direção.

Esta disposição ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos – favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a utilização de um air bag para o motorista com formato otimizado.

Este volante (revestido em couro) é associado a um display translúcido também inédito que exibe informações de direção (velocidade do veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O contraste da exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias.

Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores também aparecem no C4 VTR, como os faróis de xenônio direcionais de dupla função com acendimento automático, regulador e limitador de velocidade, detector de chuva, retrovisor interno eletrocromo, entre outros.

Com tais prestações, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina no interior do veículo. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e direito do habitáculo.

No aspecto prático, o C4 VTR dispõe de vários porta-objeto criativos, como o sistema de divisão em compartimentos do porta-malas (o qual é escamoteável e permite manter a posição dos objetos nele carregados) e os práticos porta-óculos e porta-bolsas (localizado na lateral direita do console do painel)

. Completo, conta ainda com CD player – MP3 frontal com comando no volante, faróis de neblina, brake light, chave com dispositivo antifurto transponder, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, computador de bordo, retrovisor com regulagem elétrica, apoio central de braço dianteiro escamonteável, detector de obstáculo traseiro (DOT), pack elétrico, entre outros.

Mecânica avançada – O motor 2.0i 16V (EW10A), também se destaca ao oferecer potência máxima de 143 cv DIN a 6.000 rpm e torque de 20,4 kgfm a 4.000 rpm.

Particularmente moderno, conta com um sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor.

Logo aos 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm, o que representa quase 85% do torque máximo disponível.

Além disso, utiliza acelerador eletrônico, o que garante maior suavidade e precisão de funcionamento.

A caixa de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas. Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias.

O sistema de suspensões do C4 VTR assegura um comportamento de rodagem preciso e contribui eficazmente para a segurança ativa.

Na dianteira é formado por rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Na traseira é formado por rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Plenamente adaptado ao Brasil, o C4 VTR é 10 mm mais alto que a versão européia, o que facilita a passagem sobre valetas, lombadas e irregularidades do solo.

As leis do amortecimento também foram adaptadas de maneira em otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo.

Referência em segurança  – O C4 VTR dispõe de segurança ativa e passiva de alto nível, oferecendo sempre um comportamento seguro na estrada.

Isso inclui a utilização como equipamento de série os freios com sistema ABS + Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) , sistema de estabilidade ESP, seis air bags (frontal, lateral e cortina) e competentes pneus Michelin Energy 195/65 R15.

O Citroën C4 passou com extrema competência nos testes de choques efetuados pelo EuroNCap.

Ele obteve 5 estrelas com 35 pontos – de um máximo de 37 pontos que podem ser atribuídos.

No que se refere ao teste “choque pedestre”, o C4 também se tornou referência, obtendo o melhor resultado do mercado com 3 estrelas (de um máximo possível de 4 estrelas) e 22 pontos.

Quanto à proteção das crianças, o C4 obteve um resultado notável com 4 estrelas (de um máximo possível de 5).

O C4 VTR é oferecido nas cores Gris Aluminium (prata), Rouge (vermelho) e Noir Obsidian (preto).

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil