A Citroën apresenta no Salão Automóvel de São Paulo o C4 Picasso, novo monovolume top da marca e que inova em estilo, dimensões, habitabilidade e modularidade.
Recente estrela no Mondial De L’Automobile 2006 (Paris), o C4 Picasso completará a gama Citroën no Brazil em 2007, oferecendo aos clientes da marca, junto com a minivan Xsara Picasso, uma gama completa de monovolumes.
O C4 Picasso destaca-se pelo seu estilo único e por prestações novas e originais, que simplificam a vida e contribuem muito para o bem estar a bordo. Suas principais características são:
– Apresentar uma visibilidade e uma luminosidade fora do comum graças ao pára-brisa panorâmico de grande ângulo. A campanha de lançamento na Europa define este modelo de veículo como “visiospace”.
– Oferecer uma habitabilidade e um volume de porta-malas acima da média;
– Disponibilizar uma modularidade rápida, fácil e prática graças às funcionalidades engenhosas dos assentos que permitem transportar confortavelmente até sete pessoas;
– Um bem-estar a bordo compartilhado por todos os passageiros, quer seja em termos de conforto térmico, acústico ou olfativo;
– Proporcionar grande prazer ao dirigir e um conforto de suspensão do melhor nível, notadamente com o motor 2.0i 16V com sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) e a suspensão pneumática traseira;
– Contar com tecnologia de ponta, o que inclui o volante com comandos centrais fixos – que agrupa os principais comandos de conforto e de ajuda á direção – e o freio de mão elétrico e automático implantado no painel de bordo – que permite a supressão da alavanca de freio de mão entre os assentos dianteiros.
Visibilidade e espaço interno fora do comum – Este novo veículo apresenta uma visibilidade fora do comum, graças ao pára-brisa panorâmico de grande ângulo de série que dobra a visibilidade dianteira.
O ângulo de visibilidade vertical passa para 70° em vez de 35° num monovolume tradicional. Além disso, possui a melhor visibilidade ¾ dianteira de sua categoria, graças às janelas laterais de grandes dimensões e à finura dos montantes laterais.
O C4 Picasso é também particularmente generoso em termos de habitabilidade. Graças à sua arquitetura e suas dimensões (4,59 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura), ele dispõe de um espaço interno otimizado.
Com suas três fileiras de assentos este novo monovolume pode acomodar confortavelmente até sete passageiros. Além disso:
– o espaço entre os assentos dianteiros é o maior do segmento. Este espaço favorece a convivência entre os passageiros dianteiros e traseiros e oferece maior visibilidade para o passageiro do assento central da segunda fileira que pode, assim, aproveitar plenamente a visão através do pára-brisa panorâmico.
Em termos de largura ao nível dos cotovelos, é o veículo melhor colocado de suas categoria e o mais homogêneo nas três fileiras;
– os três assentos têm a mesma largura na segunda fileira (com fixações Isofix em cada um) e o assoalho é plano tal como no Xsara Picasso, o que facilita os movimentos e o conforto do passageiro do assento central da segunda fileira.
– o espaço para as pernas é generoso, é o maior na sua categoria para a segunda fileira;
– uma terceira fileira de assentos permite instalar confortavelmente dois passageiros adultos suplementares que beneficiam de cavidades para os pés;
– a versatilidade interna permite alterar o volume do porta-malas de 576 para 1.951 litros VDA;
– o vidro traseiro móvel facilita o acesso ao porta-malas quando o C4 Picasso é estacionado num local apertado.
Modularidade rápida e fácil – A modularidade do C4 Picasso foi particularmente trabalhada e estudada de maneira em que o espaço interno seja rapidamente transformado. Desta forma:
– Os assentos da segunda fileira são escamoteáveis num só movimento sem ter que remover os descansos de cabeças;
– os assentos da terceira fileira são também facilmente escamoteáveis debaixo do assoalho sem ter que remover os descansos de cabeça;
– com os assentos escamoteados, o assoalho de carregamento do porta-malas passa, então, a ser contínuo, perfeitamente plano e totalmente livre até a parte de trás da primeira fileira;
– o acesso à terceira fileira é particularmente fácil graças a um sistema preciso e original dos assentos.
Os assentos laterais na segunda fileira sobem automaticamente para o encosto (como uma poltrona de cinema) quando o comando é acionado, e, em seguida, com um simples movimento da mão, o assento desliza e vem posicionar-se atrás do assento da primeira fileira.
Prestações inéditas para o bem-estar de todos os passageiros.
O conforto de suspensão, tema já tradicional à marca, é do melhor nível, especialmente com a suspensão pneumática no eixo traseiro. Esta suspensão pneumática oferece várias vantagens complementares. São elas:
– assegurar um conforto de rodagem superior para todos os passageiros;
– permitir a manutenção de uma posição horizontal constante, assim como a segurança de rodagem, independente da carga transportada;
– oferecer ainda a possibilidade de se abaixar ou levantar o nível (altura) do porta-malas para facilitar o carregamento de objetos através de um comando encontrado dentro do porta-malas.
Além disso, todas as prestações de conforto do C4 Picasso foram estudadas. Tudo foi feito para que a atmosfera a bordo seja particularmente agradável, quer seja ela térmica, quer seja sonora ou olfativa com, notadamente:
– com a climatização automática em quatro zonas com regulagens individualizadas das vazões de ar a direita e a esquerda na segunda fileira;
– um segundo grupo de climatização, dependendo os destinos, com distribuição do ar nas segunda e terceira fileiras bem como dentro do porta-malas ;
vidros laterais folhados acústicos;
– um detector de qualidade de ar que impede os poluentes presentes no ar externo de entrar dentro do espaço interno;
– e o perfumador de ambiente, que utiliza o mesmo sistema do C4 VTR.
Cuidado especial foi dado à qualidade percebida dentro do espaço interno com a utilização de materiais valorizadores e agradáveis ao tato (utilização do cromo e do preto brilhante, tintas suaves ao tato, grãos finos ao nível do painel de bordo e dos painéis de porta).
Prazer ao dirigir – A todas estas prestações de conforto vem acrescentar-se as ligadas ao prazer de dirigir, graças principalmente ao moderno motor 2 litros de 143 CV equipado com sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT).