quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Conforto e tecnologia de série marcam o C4 Picasso

A Citroën apresenta no Salão Automóvel de São Paulo o C4 Picasso, novo monovolume top da marca e que inova em estilo, dimensões, habitabilidade e modularidade.

- Publicidade -

Recente estrela no Mondial De L’Automobile 2006 (Paris), o C4 Picasso completará a gama Citroën no Brazil em 2007, oferecendo aos clientes da marca, junto com a minivan Xsara Picasso, uma gama completa de monovolumes.

O C4 Picasso destaca-se pelo seu estilo único e por prestações novas e originais, que simplificam a vida e contribuem muito para o bem estar a bordo. Suas principais características são:

– Apresentar uma visibilidade e uma luminosidade fora do comum graças ao pára-brisa panorâmico de grande ângulo. A campanha de lançamento na Europa define este modelo de veículo como “visiospace”.

– Oferecer uma habitabilidade e um volume de porta-malas acima da média;

- Publicidade -

– Disponibilizar uma modularidade rápida, fácil e prática graças às funcionalidades engenhosas dos assentos que permitem transportar confortavelmente até sete pessoas;

– Um bem-estar a bordo compartilhado por todos os passageiros, quer seja em termos de conforto térmico, acústico ou olfativo;

– Proporcionar grande prazer ao dirigir e um conforto de suspensão do melhor nível, notadamente com o motor 2.0i 16V com sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) e a suspensão pneumática traseira;

– Contar com tecnologia de ponta, o que inclui o volante com comandos centrais fixos – que agrupa os principais comandos de conforto e de ajuda á direção – e o freio de mão elétrico e automático implantado no painel de bordo – que permite a supressão da alavanca de freio de mão entre os assentos dianteiros.

Visibilidade e espaço interno fora do comum – Este novo veículo apresenta uma visibilidade fora do comum, graças ao pára-brisa panorâmico de grande ângulo de série que dobra a visibilidade dianteira.

- Publicidade -

O ângulo de visibilidade vertical passa para 70° em vez de 35° num monovolume tradicional. Além disso, possui a melhor visibilidade ¾ dianteira de sua categoria, graças às janelas laterais de grandes dimensões e à finura dos montantes laterais.

O C4 Picasso é também particularmente generoso em termos de habitabilidade. Graças à sua arquitetura e suas dimensões (4,59 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura), ele dispõe de um espaço interno otimizado.

Com suas três fileiras de assentos este novo monovolume pode acomodar confortavelmente até sete passageiros. Além disso:

– o espaço entre os assentos dianteiros é o maior do segmento. Este espaço favorece a convivência entre os passageiros dianteiros e traseiros e oferece maior visibilidade para o passageiro do assento central da segunda fileira que pode, assim, aproveitar plenamente a visão através do pára-brisa panorâmico.

Em termos de largura ao nível dos cotovelos, é o veículo melhor colocado de suas categoria e o mais homogêneo nas três fileiras;

– os três assentos têm a mesma largura na segunda fileira (com fixações Isofix em cada um) e o assoalho é plano tal como no Xsara Picasso, o que facilita os movimentos e o conforto do passageiro do assento central da segunda fileira.

– o espaço para as pernas é generoso, é o maior na sua categoria para a segunda fileira;

– uma terceira fileira de assentos permite instalar confortavelmente dois passageiros adultos suplementares que beneficiam de cavidades para os pés;

– a versatilidade interna permite alterar o volume do porta-malas de 576 para 1.951 litros VDA;
– o vidro traseiro móvel facilita o acesso ao porta-malas quando o C4 Picasso é estacionado num local apertado.

Modularidade rápida e fácil – A modularidade do C4 Picasso foi particularmente trabalhada e estudada de maneira em que o espaço interno seja rapidamente transformado. Desta forma:
– Os assentos da segunda fileira são escamoteáveis num só movimento sem ter que remover os descansos de cabeças;

– os assentos da terceira fileira são também facilmente escamoteáveis debaixo do assoalho sem ter que remover os descansos de cabeça;

– com os assentos escamoteados, o assoalho de carregamento do porta-malas passa, então, a ser contínuo, perfeitamente plano e totalmente livre até a parte de trás da primeira fileira;

– o acesso à terceira fileira é particularmente fácil graças a um sistema preciso e original dos assentos.

Os assentos laterais na segunda fileira sobem automaticamente para o encosto (como uma poltrona de cinema) quando o comando é acionado, e, em seguida, com um simples movimento da mão, o assento desliza e vem posicionar-se atrás do assento da primeira fileira.

Prestações inéditas para o bem-estar de todos os passageiros.

O conforto de suspensão, tema já tradicional à marca, é do melhor nível, especialmente com a suspensão pneumática no eixo traseiro. Esta suspensão pneumática oferece várias vantagens complementares. São elas:

– assegurar um conforto de rodagem superior para todos os passageiros;
– permitir a manutenção de uma posição horizontal constante, assim como a segurança de rodagem, independente da carga transportada;

– oferecer ainda a possibilidade de se abaixar ou levantar o nível (altura) do porta-malas para facilitar o carregamento de objetos através de um comando encontrado dentro do porta-malas.

Além disso, todas as prestações de conforto do C4 Picasso foram estudadas. Tudo foi feito para que a atmosfera a bordo seja particularmente agradável, quer seja ela térmica, quer seja sonora ou olfativa com, notadamente:

– com a climatização automática em quatro zonas com regulagens individualizadas das vazões de ar a direita e a esquerda na segunda fileira;

– um segundo grupo de climatização, dependendo os destinos, com distribuição do ar nas segunda e terceira fileiras bem como dentro do porta-malas ;

vidros laterais folhados acústicos;

– um detector de qualidade de ar que impede os poluentes presentes no ar externo de entrar dentro do espaço interno;

– e o perfumador de ambiente, que utiliza o mesmo sistema do C4 VTR.

Cuidado especial foi dado à qualidade percebida dentro do espaço interno com a utilização de materiais valorizadores e agradáveis ao tato (utilização do cromo e do preto brilhante, tintas suaves ao tato, grãos finos ao nível do painel de bordo e dos painéis de porta).

Prazer ao dirigir – A todas estas prestações de conforto vem acrescentar-se as ligadas ao prazer de dirigir, graças principalmente ao moderno motor 2 litros de 143 CV equipado com sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança