Modelo é equipado com motor 2.0 turbo de 193 cavalos de potência. Classe B reúne espaço, conforto, dinamismo e flexibilidade
Estilo, dinamismo e dimensões. Estas são as principais características da Classe B, o modelo compacto da família Mercedes-Benz Sports Tourer.
Com este inovador conceito Sports Tourer, a Mercedes-Benz mais uma vez afirma sua posição na vanguarda, preparando o caminho para um segmento de mercado com um futuro promissor.
O conceito Sports Tourer reúne num único veículo características de modelos “Sports” como potência de motor, dirigibilidade dinâmica, design arrojado e interior esportivo, e características dos modelos “Tourer” como espaço, conforto, flexibilidade e alta capacidade de carga.
Lançada na Europa no ano passado, a Classe B oferece generoso espaço interno, conforto e praticidade. Seu projeto prima pelo dinamismo e alto nível de prazer ao dirigir.
A família Sports Tourer, que também inclui a nova Classe R, utiliza-se das vantagens de diferentes conceitos de veículos, combinando-os num perfil próprio e diferenciado.
Com o tamanho compacto de um hatchback, a Classe B possui, ao mesmo tempo, o design dinâmico de um esportivo, o espaço de um modelo touring e a flexibilidade de uma minivan.
O design exterior, de linhas marcantes e identidade própria, transmite uma grata sensação de segurança e robustez.
Na dianteira, a estrela Mercedes-Benz, na grade frontal, é o selo de garantia de confiabilidade e qualidade.
Misto de clássico e esportivo, a lateral inspira movimento e jovialidade. Mas é na parte traseira que o verdadeiro espírito deste Sports Tourer compacto se revela: elementos horizontais ampliam a percepção de conforto e estabilidade.
A Mercedes-Benz Classe B é um automóvel que se adapta a todas as necessidades, seja para família, para o lazer ou para o dia-a-dia.
Uma de suas principais características é o conceito “sanduíche”, desenvolvido pela Mercedes-Benz e já conhecido na Classe A.
Graças à disposição do motor e da transmissão, na frente e debaixo do habitáculo do veículo, economizando espaço, a Classe B oferece o espaço interno de modelos maiores, apesar das suas dimensões externas compactas.
Com carroçaria de 4.270 milímetros de comprimento, o modelo é classificado como compacto.
Porém, internamente, supera os demais veículos deste segmento em todos os aspectos de conforto, como espaço para ombros, pernas e cabeça.
Os passageiros dos bancos traseiros beneficiam-se da maior distância entre eixos – 2778 milímetros – que permite uma distância entre assentos e espaço de joelhos similar ao da Mercedes-Benz Classe S.
A Classe B também estabelece novos padrões no que se refere à versatilidade e capacidade de carga.
Seus bancos traseiros rebatíveis e o assoalho do compartimento de carga ajustável em altura, por exemplo, permitem transformar, rápida e facilmente, este compacto Sports Tourer de um confortável carro de passeio em uma prática minivan.
Dependendo da disposição dos assentos, a capacidade de carga pode ser aumentada de 544 para até 1645 litros (com os assentos traseiros e o assento do passageiro dianteiro removidos). Este volume corresponde à capacidade de carga de modelos tourings.
Motor de quatro cilindros turbo de 193 cv e câmbio AUTOTRONIC – Além do modelo B 200, comercializado no mercado brasileiro desde abril deste ano, a marca Mercedes-Benz apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o B 200 T, equipado com motor 2.0 turbo de 193 cavalos de potência.
Modelo top de linha da Classe B, o B 200 T, que estará disponível no Brasil em meados de 2007, oferece torque de 280 Nm a 1800 rpm, mantendo este valor a até 4850 rpm.
O modelo acelera da 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 218 km/h.
O modelo vem se integrar à versão B 200, de quatro cilindros, com 136 cavalos de potência a 5750 rpm.
O B 200 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 195 km/h. Um dos principais destaques da Classe B é o câmbio continuamente variável AUTOTRONIC.
Com ele, acelerações e retomadas são feitas de forma suave e progressiva, já que conta com um número infinito de possibilidade de marchas, adequando exatamente a exigência de aceleração.
Para uma perfeita interação como o motorista, o AUTOTRONIC pode, de forma virtual, simular a existência de sete marchas, melhorando e otimizando necessidades específicas da condução.
Direção ágil – As inovações no Classe B permitem uma perfeita combinação de agilidade, segurança e conforto.
O novo sistema eletromecânico de assistência de direção gera o seu efeito servo por meio de um motor elétrico, variando-o em função da velocidade na pista.
Isto significa que a atuação do servo é maior em baixas do que em altas velocidades.
A direção fica muito mais leve do que num sistema convencional durante manobras em baixa velocidade ou estacionamento.
Também recentemente desenvolvido, o eixo traseiro contribui para a direção estável, esportiva e precisa do B 200, como também para o conforto em dirigir.
Aprimorado, o programa eletrônico de estabilidade (ESP) possui agora uma nova função adicional: o sistema de assistência de direção STEER CONTROL.
Ele age em conjunto com o sistema de direção eletromecânico, fornecendo a assistência adequada em situações críticas de direção, para ajudar o motorista a estabilizar o veículo.
Durante a frenagem em superfícies onde a aderência é menor num lado que no outro, a função ESP também ajuda nas correções de direção e fornece melhor aderência ao solo.
A suspensão da Classe B possui um novo sistema de amortecimento seletivo que adapta a resposta do amortecedor à cada situação de direção.
Trata-se de uma característica adicional especial incluída de série no modelo.
Uma configuração de amortecedor macio garante um alto grau de conforto durante uma condução normal, alternando para uma força de amortecimento máximo em curvas, em alta velocidade, para dar máxima estabilidade ao Classe B.
Conceito sanduíche garante tradicional segurança da marca = O conceito de “sanduíche”, que faz milagres no que se refere à economia de espaço, também é a peça central do conceito de segurança da Classe B.
Uma disposição inteligente do motor e da transmissão, numa posição inclinada na frente e debaixo do habitáculo do veículo, oferece um comprimento frontal maior para deformação em colisões.
Numa colisão frontal grave, o motor não é deslocado para o interior do habitáculo, mas desliza para baixo pelo painel do assoalho inclinado.
O conceito sanduíche também proporciona vantagens significativas numa eventual colisão lateral, uma vez que os passageiros se encontram sentados aproximadamente 200 milímetros mais altos – portanto fora da zona de impacto.
Isto significa que, apesar das suas dimensões externas compactas, a Classe B oferece aos passageiros o mesmo nível de segurança tradicionalmente oferecido pelos automóveis da marca Mercedes-Benz.
Airbags frontais de dois estágios autoadaptáveis; tensores de cinto nos assentos dianteiros e também nos assentos laterais traseiros; limitadores de força do cinto adaptáveis; apoios de cabeça ativos; pontos de fixação para assento de criança ISOFIX e novos sidebags para cabeça e tórax completam o sistema de proteção de passageiros oferecido de série na Classe B.