A falta de conhecimento das ruas por onde trafega ou a simples distração das pessoas no trânsito pode levá-las a ser multadas ou se envolver em acidentes nas ruas da cidade.
Para ampliar a visão do motorista em relação a pontos de risco, evitando multas ou acidentes, está disponível no mercado o Lince GPS, um dispositivo de segurança que é instalado no painel do carro e ligado no acendedor de cigarros.
Quando o veículo se aproxima de um radar ou de obstáculos previamente registrados, como quebra-mola, faixa de pedestre ou buraco, por exemplo, o aparelho emite um sinal luminoso.
Caso esteja acima da velocidade permitida, um sinal sonoro alerta para que o motorista reduza a velocidade.
Composto por um módulo GPS e uma memória para registro de pontos, o dispositivo permite atualizações que podem ser baixadas pela internet.
Inclusões e exclusões de pontos também podem ser feitas pelo próprio motorista, apenas apertando um botão do Lince GPS, que memoriza a localização geográfica ao passar pelo local desejado, podendo armazenar até 16 000 pontos.
O Lince GPS está totalmente em conformidade com as leis de trânsito, já que não capta sinal de radar nem impede a medição da velocidade real.
Amplamente comercializado em Brasília, onde há 3 mil aparelhos em funcionamento, o aparelho chega agora a São Paulo por intermédio da RobotronSP (www.robotronsp.com.br).
“O equipamento e o sistema de funcionamento já foram testados em todos os níveis, o que garante a confiabilidade do produto”, ressalta Marcio Furtado Ramos, diretor da RobotronSP.
O Lince GPS é vendido a R$ 660,00, tem garantia de 1 ano, e já vem com 1169 pontos da Grande São Paulo gravados na memória e pode ser adquirido através dos telefones (11) 2186-2871 ou 2186-2866.