A primeira motocicleta a células de combustível está em testes na Inglaterra.
Desenvolvida pela Intelligent Energy, de Mayfair, Londres, ela tem por trás nada menos de 10 anos de desenvolvimento em colaboração com a Seymourpowell, empresa de designers de produtos e se chama ENV, Emissions Neutral Vehicle, veículo neutro em emissões.
Sua velocidade máxima é de 80 km/h, sua autonomia é de 160 km/h e ela não possui trem de força – nem embreagem, nem caixa de marchas nem transmissão final.
As células vão acomodadas dentro de um continente do tamanho de uma caixa de sapatos – e podem ser destacadas e utilizadas como fonte de energia em qualquer outro lugar.
As células de combustível não são uma idéia nova para os londrinos – afinal, muitos deles já andaram em ônibus com esta tecnologia.
Seu princípio básico, de uma reação eletroquímica, já é mais do que conhecido, e os londrinos sabem que o hidrogênio pode ser tirado de fontes renováveis como o bioetanol que vem da cana de açúcar ou mesmo de qualquer hidrocarbono, como petróleo ou gás natural.
A ENV é uma versão híbrida, já que usa também um pacote de baterias – que estão ali apenas para ajudar nas acelerações.
O tanque de combustível fica alojado como o de uma moto convencional, e a ENV pesa 80kg.
O maior problema é que não há ainda muitos postos de reabastecimento de hidrogênio, o primeiro tendo sido inaugurado em Essex no fim do ano.
Dizem os interessados que a moto estará a venda dentro de um ano.