O Encontro Nacional dos Estudantes de Controle e Automação (ENECA), já se tornou evento obrigatório no calendário dos estudantes de Mecatrônica.
Sua importância deve-se ao seu caráter cultural e científico, além de proporcionar uma boa integração entre os participantes. Encontro acontece em novembro.
Um dos objetivos é a reunião dos alunos, professores e empresas, provocando entre eles uma discussão sobre as novas tendências na área de Controle e Automação e sobre o papel do engenheiro na sociedade; também visa fortalecer o orgulho pela profissão e mostrar um dos possíveis caminhos a serem seguidos pelos novatos no curso.
Fazem parte da programação do Encontro não apenas palestras, mas também a Guerra de Robôs (com robôs de até 55 quilos) reunindo equipes de estudantes de todo Brasil, e com um público médio de 3 mil pessoas; o Desafio Inteligente, que vem ganhando cada vez mais adeptos, não tem limitação de peso, porém, o robô deve ter como dimensão máxima 250mmx250mm de base e 350mm de altura; mini-cursos; mesas redondas; visitas técnicas; e até festas!
Já foram realizadas 6 edições do evento. A primeira foi organizada pela Autojun, em Florianópolis, tendo o apoio da UFSC e cujo tema foi “Um marco na busca da identidade do Engenheiro de Controle e Automação”, contando com cerca de 720 estudantes. A segunda edição foi realizada pela Unicamp – SP.
Em seguida pela UNIFEI, em Itajubá – MG. O 4º ENECA foi promovido pela UFOP, em Ouro Preto – MG.
A quinta edição foi novamente realizada em Florianópolis e reuniu número recorde de participantes, tendo mais de 1100 inscritos.
Em setembro de 2006, o evento foi realizado pelo CAECA – Centro Acadêmico de Engenharia de Controle e Automação (PUC – PR), em Curitiba.
Pela primeira vez no Nordeste, a 7º edição será realizada por um grupo de alunos da POLI – UPE, cujo tema é: “Da lama ao caos, do caos à Automação”, esperando superar o número alcançado na quinta edição. Além de promover a Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) no Estado, o Encontro pretende divulgar o curso da Escola Politécnica de Pernambuco – UPE e mostrar as belezas da cidade do Recife.
Guerra de Robôs – Nesta parte do ENECA, os robôs devem ser controlados remotamente e pesar até 55 quilos.
Seu objetivo é sobreviver aos ataques e destruir os oponentes. As Guerras já são consagradas em países como Estados Unidos e Canadá, onde ocorrem há mais de dez anos.
A Guerra de Robôs é uma competição entre equipes formadas por graduandos de engenharia de Universidades nacionais.
O evento objetiva reunir interessados na área de robótica e de projetos.
O combate é dividido em chaves e cada round dura 3 minutos, sendo os robôs avaliados pela agressividade, resistência, habilidade dos movimentos, entre outros. O duelo envolve um espetáculo visual que vale a pena assistir.
Em 2006, a RioBotz (PUC-Rio) saiu vencedora da Guerra. A equipe vem se destacando pela qualidade e potência dos robôs apresentados nas competições do tipo.
O “Touro”, cuja arma principal é um tambor cilíndrico de aço girando em alta velocidade, causou grande impacto em seus adversários.
Como arma secundária, os alunos usaram o fenômeno físico da precessão, o mesmo que garante a estabilidade de um pião, possibilitando que o robô ande apenas com uma roda e gire em alta velocidade para golpear seus oponentes.
Desafio Inteligente – No 7º Encontro Nacional de Estudantes de Controle e Automação, ocorrerá a 4ª edição do Desafio Inteligente, que foi integrado ao ENECA pela UFOP – MG.
Seu objetivo é a realização de robôs autônomos, sem o auxílio humano e sem controle remoto, para que cumpram uma tarefa com regras pré-estabelecidas.
Os critérios utilizados para a avaliação do desafio são escolhidos pela comissão organizadora e divulgados previamente aos competidores.
Sua idéia é estimular as qualidades essenciais ao Engenheiro de Controle e Automação, como a criatividade e a capacidade de responder questões de forma rápida e eficientemente na área da robótica.
No Desafio Inteligente do 6º ENECA os robôs tinham tempo para cruzar um labirinto desconhecido e poderiam conquistar pontos extras por realizarem outras tarefas, como furar balões e lançar uma bola ao cesto.
A equipe Proficlan, da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), participante pela primeira vez, saiu vencedora e conquistou admiradores.
Seu robô, Wino, desenvolvido com materiais alternativos como componentes de impressora, “rodinha” de carro de brinquedo e mouse, foi capaz de cumprir a tarefa conforme ensinado: ao seguir colocando a mão nas paredes do labirinto, chegaria à saída.
Recife – A capital de Pernambuco e maior centro cultural, de saúde, serviços e lazer do Nordeste, é uma cidade de contrastes, que une o antigo legado português às modernas construções atuais.
Nasceu de uma colônia de pescadores em 1537 e recebeu seu nome devidos aos arrecifes que circulam e protegem sua costa, originando as mais belas piscinas naturais.
Construída como uma cidade porto, prosperou sob o domínio holandês do Conde João Maurício de Nassau, época em que foram construídas pontes, palácios e jardins, passando a cidade a ser conhecida como “Veneza Brasileira”.
A cidade tem uma estrutura receptiva com restaurantes, bares, centros de animação noturna, aeroporto internacional, porto, terminal marítimo de passageiros, shoppings, enfim, uma série de equipamentos e serviços para melhor atender os visitantes.
O Recife conta ainda com uma bem equipada rede hoteleira, somando 235 hotéis e infra-estrutura de alto nível.
Uma grande cidade com belos espetáculos de música, teatro, museus e festas populares que formam a receita de sucesso de uma capital que sabe, como poucas, unir lazer e trabalho numa combinação irresistível.
Recife tornou-se famosa pela beleza de suas praias, por seu carnaval, pelas celebrações folclóricas e por seu artesanato.
A capital possui 1,5 milhão de habitantes, tem temperatura média anual de 25°C, área de 220 km² e 12km de extensão do litoral.
Contato – Empresas e profissionais interessados em participar do evento através de patrocínio, exposição de seus produtos, disponibilização de visitas técnicas, ou mesmo apresentando seus serviços e tecnologia através de palestras, devem entrar em contato com a comissão de organização através do e-mail 7eneca@gmail.com.
Endereço temporário: www.eneca.poli.br
Juliana Chaves – Comissão Organizadora do 7º ENECA