A empresa registrou, em 2006, seu novo recorde de vendas no mercado interno com quase 410 mil veículos
Após fechar o ano de 2006 com o registro do seu recorde em vendas acumuladas no mercado interno, com 409.923 veículos, a General Motors do Brasil completou em janeiro, 82 anos de atividades no País.
O excelente resultado do ano passado representou um crescimento de 12,23% nos emplacamentos, em comparação com 2005 (365.259 veículos), e também superou, em mais de 2 mil unidades, o recorde anterior estabelecido em 1997.
A empresa obteve em 2006 a participação de 21,3% no mercado total de veículos no Brasil.
“Para nós, 2006 foi inesquecível, por termos sido a empresa mais premiada pelo público e pela imprensa especializada e coroamos o ano com o recorde histórico de vendas de veículos no mercado brasileiro”, destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
Por sua vez, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, comentou que o resultado da empresa é “um reconhecimento da confiança do consumidor nos nossos produtos e estamos trabalhando para oferecer, sempre, a melhor e mais completa linha de veículos do País”.
Nos últimos anos a GM tem obtido crescimento nas vendas internas. Em 2004, havia registrado um emplacamento total de 364.222 veículos, resultado superado em 2005, com 365.259 veículos.
No ano passado, obteve um crescimento de 44.664 unidades, aproximando-se das 410 mil unidades.
Este resultado deve ser atribuído principalmente aos recentes lançamentos da GM, como o Prisma, que em dois meses de mercado teve vendas de quase 10 mil unidades, enquanto o Celta Nova Geração, lançado em abril de 2006, continuou sendo o modelo mais vendido da linha Chevrolet, com 126.226 veículos emplacados, seguido pelo Classic Flexpower, com 72.476 unidades vendidas no ano passado.
Com o lançamento da picape média S10 e o utilitário esportivo Blazer equipados com motor Flexpower, que permitem a utilização do álcool, gasolina e a mistura de ambos em qualquer proporação, a linha Chevrolet passou agora a oferecer 100% de seus veículos com a combustão no ciclo Otto, com a tecnologia ‘flex fuel’.
Histórico de sucesso – Fundada em 26 de janeiro de 1925, quando montava veículos importados em galpões alugados no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, a General Motors do Brasil chegou aos 82 anos de atividades no País, na condição de a empresa da indústria automobilística que oferece ao mercado brasileiro os veículos com a mais avançada tecnologia, além de serem modernos, seguros e confortáveis.
A marca Chevrolet também se destaca por oferecer a mais completa e moderna linha de veículos, desde o carro de entrada do mercado, o Celta, e passando por Classic, Prisma, Corsa, Astra, Vectra e Omega, além dos monovolumes Meriva e Zafira, picapes Montana e S10 e ainda os utilitários esportivos Blazer e Tracker.
A GM do Brasil tem três complexos que produzem veículos, em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Em São Caetano são produzidos os modelos Classic, Corsa, Astra, Vectra e picape Montana.
Em São José dos Campos, os modelos Corsa, monovolumes Meriva e Zafira, picapes Montana e S10 e utilitário esportivo Blazer. Em Gravataí dois modelos, Celta e Prisma.
Além destas fábricas a GM também tem um Complexo Industrial e Comercial em Mogi das Cruzes (SP), onde produz componetes e mantém um Centro de Distribuição de Peças, outro Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba (SP) e o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) em Indaiatuba, que é o mais moderno e completo da América Latina. Em todas as suas atividades no país a GM emprega um efetivo de quase 21 mil funcionários.
Em 2006, a GM do Brasil produziu 551.135 unidades, incluindo veículos prontos e CKD, ou seja, completamente desmontados que se destinam às exportações.
As vendas externas da GM do Brasil são feitas para cerca de 40 países de todo o mundo, destacando-se como principais mercados o México, Argentina e países das Américas do Sul, Central e Latina.
No ano passado as exportações da empresa foram responsáveis por um faturamento bruto de US$ 1,640 bilhão, com um crescimento de 2% em relação ao resultado de 2005, que foi de US$ 1,6 bilhão.
Em unidades houve uma redução, com 165.265 unidades em 2006, contra 208 mil unidades registradas em 2005.