A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de lançar o primeiro modelo de caminhão da linha Constellation com tração 6X4.
O VW 31.320 tem características construtivas robustas como seu antecessor VW 31.310, mas agrega a tecnologia e conforto da cabine Constellation, o motor eletrônico 320 cv com injeção Common Rail e a caixa de transmissão sincronizada com 16 marchas. Sua capacidade máxima de tração é outro ponto forte: 63 toneladas, viabilizando até composições do tipo “treminhão” (chassi e dois reboques de eixos simples).
Destinado a aplicações severas, o VW 31.320 se destina ao uso com caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindastes de grande porte. O novo modelo Constellation complementa a linha que já conta com modelos de 13, 15, 17, 24 toneladas e o cavalo mecânico com 45 toneladas de peso bruto total combinado. Lançados ao longo do ano passado, os caminhões asseguraram à marca o quarto ano consecutivo de liderança de vendas no segmento competitivo doméstico.
A chegada do produto coincide com grandes oportunidades de negócios no País recentemente divulgadas pela imprensa: a indústria florestal brasileira deverá crescer de 10% a 12% nos próximos cinco anos; a produção de açúcar e álcool receberá financiamentos federais que se aproximaram dos R$ 2 bilhões em 2006; empresas de extração mineral no País investirão R$ 66 bilhões em seus negócios. E, mais recentemente, o Plano de Aceleração da Economia – PAC – prevê investimentos em diversas áreas da economia. Para todas essas atividades, a Volkswagen tem o produto sob medida para o consumidor.
A cabine mais moderna – O comprador de um produto Constellation conta com a mais nova cabine de caminhão atualmente produzida em todo o mundo. Isso significa tecnologia e conforto acima do oferecido pela concorrência no segmento.
Começando pela garantia de seis anos contra corrosão perfurante, e pelo fácil acesso aos itens de checagem diária para manutenção – todos sob a grade frontal do veículo. As portas têm abertura de 90 graus, com maçanetas ergonômicas de fácil acionamento.
O ambiente interno agradável faz a diferença para a produtividade do motorista. A cabine tem excelente isolamento termo-acústico, espaço e ergonomia.
De série, o modelo tem volante com regulagem de altura e inclinação, piloto automático, computador de bordo e vários porta-objetos.
Como opcionais, oferece vidros e espelhos elétricos, travamento central das portas e diversos acessórios originais. O basculamento hidráulico da cabine garante acesso total ao conjunto motor-transmissão. A motorização eletrônica conta com partida remota, o que dá mais segurança em manutenções.
Todos os Constellation são dotados de conexão pneumática no painel de instrumentos, permitindo a instalação da mangueira de ar para a limpeza interna da cabine.
Já o chicote elétrico está preparado para receber o climatizador de ar. Ambos os itens são comuns nos veículos de uso fora-de-estrada e podem ser instalados numa das 135 concessionárias autorizadas da marca.
Chassi e trem de força robustos – Confirmando a tradição de robustez dos produtos Volkswagen, o conjunto chassi do VW 31.320 é confeccionado em aço LNE 28 de alta resistência e flexibilidade. Isso garante o desempenho ideal em várias aplicações e encarroçamentos.
A distância entre eixos de série será de 5.940 mm, com a opção de 4.800 mm na versão longa. Nesta, o veículo terá a preparação para engate traseiro como item de série, composta pela travessa de fechamento traseiro do quadro do chassi, com tomadas para conexões elétrica e de ar, além do manetim adicional no painel de instrumentos para acionamento dos freios da carreta.
O motor Cummins ISC eletrônico tem seis cilindros, turbo e intercooler, potência de 320 cv, torque de 1.288 Nm @ 1.300 a 1.600 rpm, camisas úmidas removíveis e o sistema de gerenciamento e injeção de combustível Common Rail.
Seus sensores instalados no motor permitem eficiência e rapidez nas manutenções, autoproteção, melhor desempenho, queima ideal do combustível, baixo nível de ruído, adequação a diferentes usos e vocações e o funcionamento do piloto automático de série. O radiador do novo modelo conta com protetor para as aplicações fora-de-estrada.
Uma grande novidade é a caixa de transmissão sincronizada ZF de 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H.
Trata-se da mesma transmissão já consagrada no VW Constellation 19.320 Titan Tractor, com ótimo escalonamento de marchas.
A embreagem Sachs com acionamento hidráulico assistido a ar (sistema pneumático) possui disco simples confeccionado em material orgânico, com diâmetro 430 mm, de fácil acionamento e maior durabilidade.
Eixos e suspensão de alto desempenho – O eixo dianteiro tem peso bruto total técnico de 6.500 kg, oferecido pelos fornecedores Sifco ou Meritor.
Os eixos traseiros Meritor MD/MR 25-168 são os mesmos dos modelos 6X4 Volkswagen anteriores, com bom desempenho e durabilidade em uso severo: carcaça espessa (16 mm), engrenagens reforçadas e PBT técnico de 24.000 kg (PBT legal de 17.000 kg).
A suspensão dianteira reforçada tem feixes de molas semi-elípticas de ação progressiva e amortecedores hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. Já a robusta suspensão traseira Randon tem eixos em tandem, do tipo bogie.
O peso bruto total legal do novo caminhão é de 23.000 kg, sendo 6.000 kg na dianteira e 17 mil kg na traseira. Já o PBT técnico é de 30.500 kg – a soma dos 6.500 kg na dianteira e dos 24.000 kg na traseira.
Outra novidade importante é a capacidade máxima de tração de 63 toneladas, viabilizando a combinação de veículos conhecida como “treminhão”.
Freios com 6.607 cm2 de área, sistema secador de ar e separador de óleo asseguram frenagens eficientes em operação, emergência e estacionamento.
Os pneus 295/80R22.5 sem câmara e do tipo uso misto são de série, com perfil para aplicações mistas (asfalto e fora-de-estrada) – opcionalmente, há o modelo 12R22.5, com as mesmas características.