Levantamento feito pelo site WebMotors aponta falhas decorrentes da falta de manutenção preventiva.
Um estudo feito pelo site automotivo WebMotors mostra que mais de um terço de toda a frota circulante na grande São Paulo apresenta algum tipo de problema mecânico, falhas que poderão comprometer a segurança nas estradas no próximo feriado de 1º de maio.
A avaliação foi feita com cerca de mil veículos entre dezembro de 2006 e abril de 2007 durante o programa de Inspeção Veicular Gratuita, realizado em parceria com a CET e a Prefeitura de São Paulo.
Por isso a recomendação dos técnicos que realizam a Inspeção é fazer uma checagem dos principais itens de segurança do carro, em um mecânico de confiança.
As falhas mais comuns – Cerca de 35% dos veículos apresentam falhas graves de manutenção como vazamento de óleo, problemas no sistema de arrefecimento, embreagem e correia dentada.
Os itens são fundamentais para o funcionamento do motor, sobretudo em viagens longas pelas estradas.
De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), numa conferência realizada esta semana, o Brasil gasta cerca de US$ 22 bilhões por ano com acidentes de trânsito. Só nas estradas federais são mais de 65 mil feridos e 7 mil motos todos os anos.
Confira os problemas mais comuns verificados durante a 5ª Inspeção Veicular Gratuita:
32% apresentam vazamento de óleo;
38% têm deficiência no sistema de arrefecimento, o que pode causar superaquecimento;
20% têm falhas na embreagem, que pode danificar toda a transmissão do veículo;
28% têm funcionamento irregular na correia dentada.
O programa de Inspeção Veicular Gratuita continua até o mês de dezembro. Todos os meses, durante uma semana, um local de grande circulação de veículos é escolhido para abrigar o posto de inspeção.
A iniciativa do programa é da WebMotors e do jornal Oficina Brasil, em parceria com a CET e a Prefeitura de São Paulo.
O projeto da Inspeção Veicular
A idéia da Inspeção Veicular surgiu em 2002 com o programa Agenda do Carro no site WebMotors, em parceria com o jornal Oficina Brasil.
Na internet, o motorista se cadastra no www.webmotors.com.br e insere informações como quilometragem e dados do veículo que possui, condições de uso diário, últimas manutenções realizadas etc.
Posteriormente, o motorista receberá, por e-mail, um informativo periódico com itens que deve checar em seu mecânico de confiança.
Além disso, o programa Agenda do Carro dispõe de um banco de dados com milhares de Oficinas cadastradas no programa mais próximas da residência do motorista.
O projeto da Inspeção Veicular Gratuita ganhou apoio de inúmeros patrocinadores como Banco ABN Amro/Aymoré Financiamentos, Tokio Marine, Dayco, Baterias Heliar, Filtros Fram, MTE Thompson, Osram, Sabó e Valeo e em dezembro de 2006 foi lançado num evento que contou com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Devido a importância da inspeção veicular, a idéia se transformou em um projeto de Lei que visa dar maior segurança ao trânsito por meio da manutenção preventiva dos veículos.