Evento apresentou novidades em componentes, sistemas e aplicações para a indústria automotiva e comunicação sem fio
Durante seus quatro dias de duração, a Electronica 2006 – que aconteceu de 14 a 17 de novembro – bateu novos recordes. Os expositores registraram maior número de visitas em seus estandes. Além disso, a qualidade dos participantes e a sinergia internacional entre eles cresceram significantemente.
As melhoras foram notadas em todos os quesitos. Segundo pesquisa, 87% dos expositores e 94% dos visitantes classificaram a feira como “boa ou excelente”. A avaliação também revelou que 89% dos expositores e 86% dos visitantes esperam que ascensão econômica continuará ou que a atual situação do mercado ficará estabilizada.
“Na Electronica 2006, presenciamos o ânimo do mercado. Para nós, esta feira é a definitiva plataforma internacional para a manutenção de contatos. Agora estamos capacitados a nos comunicar com nossos clientes em todos os níveis de gerenciamento”, afirmou Jürgen Wever, diretor da Freescale Halbleiter Deutschland.
O conceito alinhado da feira e o tom positivo do mercado contribuíram para o maior número de visitantes em 2006, em relação à última edição. Aproximadamente 78.000 profissionais vivenciaram os quatro dias de sucesso do evento.
A tendência de uma enorme porcentagem de visitantes estrangeiros continuou. Segundo Ralf Kuhlmann, diretor da Rittal Electronic Systems, seu estande recebeu 20% mais pessoas em 2006. “Conhecemos muitas pessoas vindas da Ásia. Os contatos com profissionais provenientes do exterior representaram 45% – cujos maiores representantes foram Estados Unidos, Rússia, Israel, China, Japão, Índia, Brasil e países do centro e do leste europeu”.
Entre os países estrangeiros, o Brasil teve uma participação efetiva tanto de expositores quanto de visitantes. “Fizemos contato com novos fornecedores, da Alemanha, República Tcheca e Finlândia. Outro ponto positivo da nossa estréia na feira foi a incorporação de algumas tecnologias lá observadas a nossos novos desenvolvimentos”, afirma Swami Soeiro Junior, gerente de tecnologia da Daiken (PR) – provedora de soluções tecnológicas nas áreas de automação ferroviária, auto-atendimento bancário e acessibilidade.
A EECON (Embraco Electronic Control), desenvolvedora de soluções eletrônicas para refrigeração – uma unidade da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool –, esteve na Electronica 2006 como visitante. “Conhecemos mais o mercado de eletrônica e identificamos alguns fornecedores interessantes. Além de negociarmos melhores condições de fornecimento, fizemos contato com provedores potenciais de chicotes, PCB, semicondutores e componentes passivos”, diz Carlos Felipe Costa, especialista de materiais da empresa.
Mais uma vez, os organizadores aumentaram a quantidade de visitantes qualificados – 99,3%, contra 98,7% em 2004.
Foco em aplicações é a receita de sucesso – Outro fator que contribuiu para o crescimento no número de visitantes foi o foco em aplicações, com a “Electronica Automotiva”, “Electronica Sistemas Embutidos”, “Electronica Comunicações Sem-Fio” e “Electronica MicroNanoWorld” – os setores mais promissores dessa indústria promovidos em plataformas individuais. Os congressos, fóruns e áreas de exposição atraíram muitos visitantes.
A “Electronica Automotiva” obteve uma estréia de sucesso, atraindo 230 representantes. Os últimos desenvolvimentos, inovações e tendências na área foram apresentados. Os organizadores da feira ficaram empolgados com o setor automotivo e prometem dar mais destaque na próxima edição.
Aproximadamente 800 participantes estiveram nos congressos para os setores automotivo, de comunicações sem-fio e de sistemas embutidos.
O ponto mais alto para a indústria eletrônica – A Electronica é considerada o principal encontro para a indústria eletrônica mundial, ao apresentar o que há de mais novo no setor em relação a componentes e sistemas e também a aplicações.
Na edição de 2006, mais de 2.900 expositores internacionais ocuparam uma área de 152.000 m². O percentual de companhias de fora da Alemanha foi acima de 60%, um significante crescimento causado pela China, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Hong Kong.
A Electronica 2008 acontecerá de 11 a 14 de novembro, nas dependências do New Munich Trade Fair Center, em Munique (Alemanha). As companhias brasileiras que estiverem interessadas em participar da próxima edição da Electronica poderão obter mais informações no estande da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, que estará na electronicAmericas, de 23 a 27 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Sobre a Electronica – É a maior feira do mundo para a indústria eletrônica. Desde 1964, o evento ocorre a cada dois anos, em Munique (Alemanha). A Messe München International – MMI organiza a Electronica como parte de sua rede “Global Electronics”, que engloba também a Productronica – maiores acontecimentos de seus respectivos setores. Feiras regionais são promovidas no Brasil, Hong Kong, China e Índia. São mais de 8.000 companhias e mais de 280.000 expositores presentes na Global Electronics.
Messe München International (MMI)- A Messe München International (MMI) é uma das maiores organizadoras de ferias de negócios do mundo. Ela cuida de cerca de 40 feiras para bens primários e de consumo e indústrias de alta tecnologia. A cada ano, mais de 30.000 expositores, de mais de 100 países, e mais de 2 milhões de visitantes, de mais de 200 nações, participam de eventos em Munique. Além disso, a MMI organiza feiras na Ásia, Rússia, Oriente Médio e América do Sul. Com quatro subsidiárias na Europa e Ásia e com 66 representantes estrangeiros, atendendo 89 países, a entidade tem uma consistente rede global de relacionamento.
Departamento de Feiras Câmara Brasil-Alemanha – A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha desempenha um importante papel nas relações bilaterais entre os dois países. E uma das áreas que mais atraem a atenção do empresariado brasileiro são as feiras internacionais. Para obter uma participação bem sucedida e potencializar o seu negócio, o Departamento de Feiras desenvolve uma série de serviços para orientar os interessados.
“É fundamental estar bem preparado para aproveitar ao máximo as diversas oportunidades oferecidas nesses eventos e nosso objetivo é orientar a participação de uma empresa nas feiras do começo ao fim”, comenta Dinah Worisch Mazzo, diretora do Departamento de Feiras da Câmara Brasil-Alemanha.
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe estão a prestação de informações gerais e específicas sobre feiras alemãs e brasileiras (incluindo a análise de potenciais de negócios), organização de feiras e congressos, apoio logístico para expositores e visitantes, além da preparação de contatos comerciais e visitas técnicas a empresas.
Outras informações e sugestões de como participar em uma feira podem ser obtidas no site www.ahkbrasil.com, no link Departamento de Feiras