Fiesta e Ford ficam no fim da fila pelas oficinas mecânicas
Em sua sexta edição, pesquisa do instituto Cinau revela as preferências do mecânico independente
Há duas décadas, o Volkswagen Gol é o veículo mais vendido no Brasil. Em 2006, também foi eleito o modelo 1.0 mais recomendado pelo reparador independente, segundo a pesquisa “Montadoras e Veículos – Opinião Profissional”, da Cinau – Central de Inteligência Automotiva –, que ouviu 1.200 mecânicos de todo o País.
Além do melhor carro, os profissionais escolheram a General Motors como a melhor montadora.
No questionário apresentado ao reparador, a montadora e o veículo são avaliados sob vários aspectos: qualidade, reparabilidade, desempenho, relação custo/benefício, confiança na marca, informações técnicas, disponibilidade e acesso às peças, durabilidade, manutenção, mecânica e tecnologia embarcada.
“Ao longo dos anos, observamos que ao falar bem de uma marca ou modelo, o profissional deixa a emoção transparecer. Mas, quando vai criticar, ele é 100% técnico e racional, o que acaba por influenciar muito mais o consumidor”, garante Cassio Hervé, diretor da Cinau.
Enquanto algumas montadoras ainda não despertaram para a importância do reparador independente, pesquisa realizada pelo Ibope revelou que, vencido o prazo de garantia, 65,6% dos proprietários levam seus carros ao mecânico de confiança. Tal indicador ratifica a credibilidade do profissional e seu papel como formador de opinião.
Ranking – Pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa da Cinau apontou a General Motors como a montadora indicada ao cliente pelo reparador independente, seguida pela Fiat, Volkswagen, Toyota e Honda.
As francesas Renault, Peugeot e Citroën, bem como a Ford, continuam sendo rejeitadas pelo profissional de confiança.
Para se obter a Recomendação da Oficina (RO), a Cinau soma todos os votos positivos e subtrai do total dos negativos recebidos. O resultado equivale ao coeficiente de recomendação ou de não-recomendação.
A metodologia aplicada na obtenção do índice RO explica porque a GM, embora não tenha todos seus modelos liderando o ranking dos mais recomendados – a Volkswagen, por exemplo, aparece no topo em duas categorias, com o veterano Gol –, é a montadora eleita pelas oficinas.
Os piores – A pesquisa da Cinau não revela apenas as preferências do mecânico. Ela também aponta os menos recomendados na opinião desses profissionais. Na categoria de 1.0 até 1.5, o Ford Fiesta foi o menos indicado.
Sonho – O Vectra manteve a liderança como o carro dos Sonhos, mas a Honda, com o New Civic, despontou o Golf e assumiu a segunda posição.