Um inovador turbocompressor de geometria variável (VTG™) para motores a gasolina propiciou, à BorgWarner, o Prêmio PACE 2007 em recente cerimônia realizada em Detroit.
Este prêmio – sigla em inglês de “Contribuição dos Grandes Fornecedores Automobilísticos para a Excelência” – da revista Automotive News é reconhecido mundialmente como símbolo de inovação, avanço tecnológico e desempenho empresarial da indústria.
Além do prêmio, a BorgWarner ainda recebeu duas menções honrosas especiais PACE por sua colaboração no Porsche 911 Turbo.
As duas inovações – o vitorioso turbocompressor com turbina de geometria variável e o sistema de tração integral ITM3e™ – ficaram entre os seis finalistas na categoria Produto Europeu.
Tim Manganello, presidente e CEO da BorgWarner afirmou que, “juntas, a Porsche e a BorgWarner conquistaram duas primazias mundiais da indústria automobilística. Estamos orgulhosos pela oportunidade de colaborar com a Porsche, combinando nossa visão criativa e experiência em engenharia, para ajudar a construir um veículo que proporciona excepcional dirigibilidade” – concluiu.
A BorgWarner Turbo & Emission Systems desenvolveu e lançou, para o Porsche 911 Turbo, a primeira turbina de geometria variável do mundo num carro a gasolina de série.
Mesmo que os motores diesel turbo sejam sucesso há décadas, vários desafios tiveram de ser superados durante o desenvolvimento de um turbocompressor para gasolina.
Assim, palhetas-guia ajustáveis eletronicamente, materiais resistentes ao calor (como os usados na indústria aeroespacial) e tecnologia estado-da-arte de turboalimentação da BorgWarner somaram-se para chegar a um sistema turbo VTG™ de elevado desempenho e baixos custos de operação e de consumo de combustível.