Com vendas de 3.142 caminhões no primeiro semestre deste ano e um crescimento de 38% em relação a igual período de 2006, o Brasil tornou-se o maior mercado mundial para a Scania, conforme divulgado no balanço semestral da empresa.
O País ultrapassou a Alemanha, que estava em primeiro no acumulado de janeiro a março, mas fechou o semestre com um total de 2.681 caminhões vendidos.
Além dos 3.142 caminhões, a Scania vendeu no Brasil, de janeiro a junho, 486 ônibus e 1.087 motores industriais e marítimos, volumes 45% e 10% maiores que no primeiro semestre do ano passado, respectivamente.
Na América Latina, as vendas da Scania totalizaram 4.718 caminhões (+27%) e 972 ônibus (+14%). A quantidade de motores industriais e marítimos Scania comercializada, de 1.157 unidades, foi praticamente a mesma do primeiro semestre de 2006.
A região contribuiu com 526 milhões de euros no faturamento da Scania, o que corresponde a cerca de 12% do total.
As vendas globais da Scania fecharam este primeiro semestre com aumento de 18% em relação aos seis primeiros meses de 2006, totalizando 37.578 unidades.
O faturamento foi de 4,3 bilhões de euros, 14% superior, e o resultado operacional, de 637 milhões de euros, ficou 42% acima.
No período, foram vendidos 34.212 caminhões (+18%), 3.366 ônibus (+16%) e 3.179 motores industriais e marítimos (+3%) da marca Scania no mundo.
“A demanda por veículos e serviços está aumentando em praticamente todos os mercados onde a Scania atua e acreditamos que tal situação permanecerá aquecida. Na América Latina, o aumento da demanda durante o primeiro semestre foi motivado principalmente pelos setores de agricultura e mineração”, comentou Leif Östling, presidente e CEO mundial da Scania.
Scania comemora 50 anos de Brasil – Estabelecida no Brasil em 2 de julho de 1957, a Scania completa hoje 50 anos de atividades no País.
Com mais de 240 mil caminhões e ônibus produzidos, a montadora é líder histórica em vendas nacionais de caminhões pesados, tendo conquistado a liderança anual por 15 vezes nos últimos 20 anos.
Atualmente, cerca de 40% da frota circulante de caminhões pesados é da marca Scania, segundo números do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam 2006.
A empresa estabeleceu-se primeiramente como Scania Vabis do Brasil – Motores Diesel, inaugurando sua fábrica de motores em 1959.
Um ano depois, a Scania assumiu a produção completa de seus caminhões e ônibus. Em 1962, todas as atividades foram transferidas definitivamente para São Bernardo do Campo (SP), local ocupado até hoje.
Uma das fundadoras da indústria automobilística nacional, a Scania foi responsável por diversos marcos na história do transporte de passageiros e cargas.
Em 1968, os ônibus Scania traziam para o Brasil a suspensão a ar. A responsabilidade pelo fornecimento regular de componentes (bombas de óleo) a partir da fábrica do Brasil para todo o mundo, em 1969, era fato inédito no País.
E em 1974, a primeira cabina avançada nacional foi logo batizada de “cara-chata”, opção que se tornou posteriormente padrão no transporte de cargas.
Hoje, a Scania ocupa uma área de 350 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo, com 130 mil metros quadrados construídos.
Possui 2,9 mil funcionários e capacidade para produzir 20 mil veículos por ano. No mercado doméstico, a empresa responde por 25% das vendas de caminhões pesados (acima de 40 toneladas) e por 43% dos ônibus rodoviários, no acumulado de janeiro a maio deste ano.
Além de atender o Brasil, a fábrica brasileira da Scania exporta para mais de 50 países.
Festa de aniversário da Scania reúne funcionários e o presidente da República – Com mais de três mil pessoas, entre funcionários, convidados e autoridades, a Scania celebrou na manhã de hoje seus 50 anos de atividades no Brasil.
O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Luiz Marinho, da Previdência.
José Carlos Moreira, funcionário mais antigo na Scania, na empresa há 43 anos, foi homenageado em nome de todos os colaboradores e entregou ao presidente uma miniatura de um caminhão L 111, símbolo desses 50 anos de história da montadora no País.
“O Brasil agradece a Scania por ter viajado milhas e milhas desde seu país para instalar sua fábrica aqui. E tenho certeza que a Scania também agradece ao trabalhador brasileiro, pois ele é um dos mais competentes do mundo”, disse o presidente Lula.
“A decisão de vir para o Brasil provou-se acertada e o país tem sido, desde então, um dos maiores mercados para a Scania no mundo. Aqui, a Scania é o líder histórico das vendas de caminhões pesados, e o Brasil é também uma importante plataforma de exportação global”, declarou Michel de Lambert, presidente da Scania para a América Latina.