domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Cavalo-mecânico da Ford agora transporta 45 toneladas

Novo Maxton oferece maior capacidade e um dos menores custos da categoria – O Ford Cargo MaxTon tornou-se, nos últimos quatro anos, o cavalo-mecânico de referência para aplicações de curtas e médias distâncias.

Agora, ficou ainda mais forte com o lançamento da versão Cargo 4532e MaxTon, trazendo como principal novidade o transporte de 1.550 kg a mais de carga, que eleva a sua capacidade de tração para 45.150 kg.

- Publicidade -

O modelo ganhou, ao mesmo tempo, freio traseiro equipado com câmaras do tipo baioneta, que aumentam a capacidade de frenagem, e eixo traseiro com tratamento especial da coroa e pinhão.

“A nova versão torna ainda mais forte a competitividade do Cargo MaxTon, que conquistou o respeito e a credibilidade de transportadores em todo o Brasil graças à sua robustez, eficiência e economia operacional. Além de maior capacidade de carga, ele oferece aos transportadores melhor performance, menores custos de manutenção e mais conforto ao dirigir. Conseqüentemente, traz maior eficiência, produtividade e rentabilidade no transporte”, diz Cláudio Terciano, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões.

Ideal para o transporte de carretas de três eixos, o Cargo MaxTon tem como principal vantagem o fato de transportar praticamente a mesma carga que os concorrentes extra-pesados, de 45 toneladas, com muito mais economia.

- Publicidade -

“Ele oferece ao frotista o desempenho, a segurança, a ergonomia e o conforto exigidos para determinados tipos de transporte com um investimento inicial muito mais baixo e uma sensível redução dos custos operacionais do caminhão. Por isso, proporciona o melhor retorno sobre o investimento”, explica Terciano.

O Cargo 4532e MaxTon conserva os demais itens já conhecidos do modelo, que garantem o seu excelente desempenho, segurança e conforto.

Tem motor eletrônico Cummins ISC, com potência de 320 cv (@ 2.000 rpm) e torque de 131 kgfm (@ 1.300 rpm), banco do motorista com suspensão a ar e sistema de freios equipado com válvula LSV e filtro secador de ar.

- Publicidade -

Além disso, o novo C-4532e oferece uma inigualável economia operacional, graças à configuração mecânica simples e versátil da linha Cargo, com custos de manutenção inferiores aos apresentados por outros modelos do mesmo segmento.

O custo de reposição de sua cabine, por exemplo, é bem inferior ao de seu principal concorrente. A competitividade do Cargo 4532e é notada também em outros itens importantes, que tornam a sua operação mais eficiente.

Melhor custo-benefício – Tanto em relação à performance quanto à capacidade de carga, o Cargo 4532e supera seus principais concorrentes em diversos quesitos importantes.

Ele tem a maior capacidade de carga mais carroceria, o que lhe garante o melhor custo-benefício do segmento.

Seu sistema de freios traz filtro secador de ar (“air dryer”) e válvula sensível à carga (LSV) como itens de série, que melhoram a capacidade de frenagem em condições severas e contribuem para o aumento da vida útil de seus componentes.

Além disso, agora ele tem também freio traseiro equipado com câmaras do tipo “baioneta”, que aumentam sua capacidade de frenagem.

O eixo traseiro com tratamento especial da coroa e pinhão contribui para aumentar sua capacidade de tração.

Junto desses fatores, há também outros atrativos que fazem do Cargo 4532e MaxTon o melhor negócio em sua categoria.

Ele tem quinta-roda com distância regulável em 100 mm e rampa-guia opcional, banco do motorista com suspensão a ar, maior área envidraçada, motorização equipada com sistema de diagnóstico de falhas e proteção ativa do motor, controle automático de velocidade e faróis integrados ao pára-choque, que diminuem a oscilação em terrenos irregulares.

NOVOS CAMINHÕES FORD COM MOTORIZAÇÃO CUMMINS

Os novos caminhões que a Ford acaba de colocar no mercado reforçam a tradicional parceria com a Cummins, pois serão equipados com os mais modernos motores desenvolvidos pela líder mundial em motores diesel em vários níveis de potência.

Tanto o Cargo 712, quanto o Cargo 4532e, utilizarão motorização Cummins. O primeiro será equipado com Cummins Euromec III, de 120 cv. Trata-se de um motor que permite ao veículo conciliar desempenho com economia de combustível.

Por ser mais compacto do que os existentes na mesma categoria – ele chega a ser até 11% mais leve – seu desempenho se traduz em diversas vantagens: é 4% mais potente, possui 15% mais torque, desenvolve 15% a mais de potência por litro, além ter uma relação peso/potência 20% superior à dos concorrentes.

Desenvolvido em 2005 por engenheiros brasileiros utilizando o arsenal de tecnologia da Cummins, o Euromec III é um motor mecânico cujo know how se baseia na bem sucedida Série B, produzida e vendida em todo mundo.

Já fabricado de forma a atender as normas de emissões Euro III, sua principal vantagem consiste em ter um custo bastante competitivo – proporcionando um preço final mais baixo para o veículo.

O motor Cummins se encaixa perfeitamente no projeto do novo Cargo 712 da Ford, porque possibilita mais agilidade e capacidade de carga, por ser mais leve e também pelo melhor desempenho do motor, fatores que acarretarão em um maior número de entregas por dia.

Já o Cargo 4532e utiliza o ISC eletrônico de 320 cv, um motor que é a evolução da bem-sucedida Série C, produzida pela Cummins no Brasil desde 1986 e que, no mundo, já motoriza aproximadamente 2,5 milhões de veículos.

Respeitada internacionalmente, a Série C da Cummins reúne num único produto características de durabilidade, confiabilidade e desempenho.

Diante disso, Luis Pasquotto, diretor Técnico Comercial da empresa, afirma que “aperfeiçoamos um ícone no segmento de motores o que motivou a Ford escolher o ISC para equipar o Cargo 4532e”.

Além da durabilidade e facilidade de manutenção, características já reconhecidas pelos usuários, o ISC agrega as vantagens dos recursos eletrônicos.

Uma de suas características principais é propiciar interação total com o usuário, com o frotista e com o mecânico, fazendo com que todo esse conjunto tecnológico traga mais eficiência na operação.

A evolução tecnológica do novo caminhão da Ford está sendo possível em razão do desenvolvimento do ISC, um produto que atende plenamente as exigências da montadora.

Equipado com a última geração de sistemas de gerenciamento eletrônico, o ISC incorpora uma série de benefícios que facilita a operação do caminhão, além de fornecer diversos parâmetros que auxiliam na gestão dos negócios de um frotista.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão