Medida deve popularizar os navegadores GPS entre os motoristas de todo país
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu autorizar o uso de equipamentos que utilizam mapas para localização.
A publicação foi feita no dia quatro de julho, através da Resolução 242, e está disponível no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
De acordo com o texto, estes equipamentos deverão ser destinados a orientar o condutor quanto ao sistema de auxílio à manobra, indicação de trajetos ou orientação sobre as condições da via por meio de mapas, imagens e símbolos.
De acordo com a Resolução 190, anterior a 242, a navegação só era permitida apenas através de sons e setas, impossibilitando o uso de mapas.
Os fabricantes de navegadores GPS acreditam que a regulamentação completa das funções do GPS pode popularizar o uso do equipamento no Brasil.
“Era o que nós esperávamos. Os navegadores auxiliam o motorista inclusive a não cometer infrações, pois indica o caminho corretamente, respeitando sinalizações e sentido das vias. Nos Estados Unidos e Europa este tipo de tecnologia já é muito utilizado e com a liberação o mercado deve ficar mais aquecido do que já está”, diz Renato Brant, responsável pela divisão de Navegação e GPS da Elgin, que lançou o T-LEVO no início de 2007.
No seu primeiro ano neste mercado, a Elgin pretende faturar com o T-LEVO uma fatia entre 10% e 15% de um mercado que os fabricantes acreditam que pode chegar a vender até a 200 mil unidades por ano, principalmente, após o novo posicionamento do Contran.
De acordo com a Resolução 242, os equipamentos poderão ser previstos pelo fabricante do veículo ou utilizados como acessórios de forma provisória.
No caso dos provisórios, enquanto o veículo estiver em movimento, a norma orienta que a instalação deve ser realizada no pára-brisa ou painel dianteiro.
Em relação aos equipamentos de entretenimento, continua permito a instalação no painel somente daqueles que, automaticamente, deixam de funcionar ou são capazes de substituir a imagem por áudio quando o veículo estiver se deslocando.
Quem descumprir as regras estará cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e mais a retenção do veículo para a regularização.
Como funciona o T-LEVO – O T-LEVO disponibiliza para motoristas e pedestres mapas de 1.000 cidades, sendo 157 cidades aferidas, incluindo 12 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Salvador, Natal, Porto Alegre, Porto Velho e Brasília).
Outra vantagem é que o T-LEVO passa a disponibilizar 300.000 pontos de interesse que variam entre restaurantes, bares, teatros, postos de gasolina e outras diversas opções de lazer e serviço.
A grande notícia para os usuários que já utilizam o equipamento é que a Elgin fará a atualização de seus softwares gratuitamente.
Fácil de usar, o T-LEVO traça suas rotas diretamente da tela de LCD de 3,5” sensível ao toque. Basta digitar o endereço desejado e seguir as instruções durante o trajeto. É possível optar pelo caminho “mais rápido” ou “mais curto”, para o T-LEVO indicar o melhor caminho.
O sistema permite ainda ao usuário selecionar a visualização de sua preferência: 2D, 3D, diurno ou noturno. Todo percurso é narrado para que o usuário não prenda sua atenção ao mapa.
Todo o traçado e as instruções de direções são narradas pelo T-LEVO, sem que o usuário precise ficar com seus olhos fixos ao aparelho, e podem ser acompanhadas por sinais, respeitando as legislações de trânsito brasileiras (Resolução nº 190 do Contran).
Se ainda o utilitário efetuar uma manobra diferente da sugerida pelo T-LEVO, ele recalcula e informa rapidamente o novo caminho.
O conjunto de facilidades do T-LEVO faz dele uma das melhores opções de navegador GPS existentes no mercado. Seu software de operação é o Destinator 6.0, um dos mais avançados do segmento, o que garante confiabilidade total nas rotas traçadas.
É possível conectar o T-LEVO a qualquer computador com entrada USB e ainda armazenar em seu cartão de memória de 512 MB seus filmes preferidos, fotos e músicas em formato MP3.
Taxistas, entregadores, ambulâncias, locadoras de veículos de todo Brasil poderão agregar a eficiência do T-LEVO para obter uma alta em seus rendimentos, tanto em relação a tempo como em relação a lucro.