Dois lançamentos: Novo IVECO Stralis, Novo IVECO Daily e estande em torno do tema da Fórmula 1
A IVECO foi a maior expositora do Salão Internacional do Transporte – Fenatran 2007, que aconteceu em São Paulo, no Anhembi, entre os dias 15 e 19 de outubro.
Foram cinco estandes temáticos que, somados, totalizaram área de 2.400 m2, com 22 veículos expostos, entre eles os novíssimos Iveco Stralis com cabine sofisticada e luxuosa, e a nova linha Iveco Daily, a mais moderna de sua categoria.
O estande principal, com 1.900 m2, onde foram agrupados os grandes lançamentos IVECO Stralis e IVECO Daily, foi concebido em torno do tema “Fórmula 1”, porque a Fenatran aconteceu na semana que antecede ao Grande Prêmio Brasil e porque a IVECO é a transportadora oficial da Scuderia Ferrari.
No estande, em posição de destaque uma Ferrari de Fórmula 1, símbolo máximo de arrojo e alta performance, flanqueada por um IVECO Stralis e um IVECO Daily com a pintura e adesivação idênticas às utilizadas pelos caminhões que transportam a equipe da Ferrari na Europa.
Os outros quatro mini-estandes da IVECO na Fenatran foram criados para desempenhar funções específicas.
Um deles, na entrada da feira, teve o tema “Bem vindo ao mundo IVECO” e serviu de recepção e encaminhamento dos visitantes.
Nele, foram apresentadas informações sobre a força global da empresa, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus do mundo.
Os outros três estandes da marca foram dedicados a explorar as características de competitividade dos veículos da linha Daily.
Ao percorrer o pavilhão da Fenatran, o visitante se deparou com as mais diversas possibilidades de utilização do novo produto no mercado nacional.
Nova Linha Iveco Daily
Novo motor eletrônico Iveco F1C com 136cv e 155cv: mais desempenho e mais força,
com a melhor economia de combustível do mercado;
Trata-se de uma família que vai revolucionar o mercado de transportes da América do Sul. A começar pelo design exterior, que traz a assinatura do conceituado designer italiano Giorgetto Giugiaro.
E, a seguir, pelo conjunto de suas excepcionais qualidades técnicas, que colocam os novos veículos Iveco muito à frente da concorrência em termos de flexibilidade de uso, baixo custo operacional e conforto ao dirigir.
Construída sobre um chassi leve e muito resistente, a nova família Iveco Daily representa a união entre o design e a robustez.
Essa combinação é destacada pelo dístico “a força da beleza, a beleza da força”, que é a chave da campanha publicitária que marcará a entrada da nova gama no mercado brasileiro em outubro de 2007.
Com esses produtos, a Iveco confirma seu compromisso de inovação voltada ao benefício do transporte brasileiro.
A nova gama Iveco Daily é produzida na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) e será lançada nas versões chassi-cabine e furgão que, em função de cinco diferentes entre-eixos, cabines simples e duplas, duas opções de motorização e três diferentes alturas de teto, se multiplicam por um total de 15 configurações, além de uma versão para passageiros, todas já disponíveis ao mercado a partir deste ano.
Além disso, as linhas Furgão e Chassi-Cabine poderão ser configuradas em uma versão mais equipada, denominada Exclusive.
Entre os diversos itens oferecidos, incluem-se vidros e travas elétricas, alarme antifurto, rádio-CD player, retrovisores com acionamento elétrico, sistema desembaçador e farol de neblina.
A designação da gama também é nova – A sigla que anteriormente apenas indicava o PBT e a potência do modelo, agora vem acompanhada de uma letra, que faz referência ao rodado traseiro (S – single, para rodado simples e C – combined, para rodado duplo).
Mais ainda, os furgões agora ganharam nomes próprios que sugerem, em ordem crescente, a capacidade volumétrica dos modelos. São eles: Furgone, Gran Furgone e Maxi Furgone.
Numa gama cheia de qualidades, o Iveco Daily 55C16 Maxi Furgone é, quando comparado à concorrência, “o melhor furgão em tudo”, “the best in class”.
Ele tem a maior capacidade de carga (2.770kg), maior CMT (8.000 kg), o maior volume de carga (17,2 m3), a maior potência (155cv) e o maior torque (41 kgfm) de sua categoria. Tais vantagens revertem-se em maior produtividade e maior rentabilidade ao operador.
O Daily 55C16 Maxi Furgone, por exemplo, carrega em nove meses a mesma carga que o único furgão concorrente precisa de um trimestre a mais para transportar.
No caso da versão chassi-cabine, quando comparado ao seu único concorrente direto, o Iveco Daily 55C16 leva vantagem mesmo quando roda vazio, pois tem tara 388 kg mais leve (2.090 kg). Além disso, tem maior capacidade de carga útil (até 3.210 kg).
Como pesa menos e carrega mais, o Daily 55C16 pode levar 200 kg a mais de carga útil, diferença que os concorrentes transportam como “peso morto”.
Neste caso, fazendo cinco entregas por dia, o Iveco Daily 55C16 transporta 20 toneladas a mais de carga durante um mês de trabalho.
Motor F1C: potência e torque de última geração – A maior parte das vantagens tecnológicas da gama Iveco Daily deriva do novo motor diesel high speed Iveco F1C (cuja importância é reconhecida pelo logotipo HPi, na parte externa do veículo).
Fabricado em Sete Lagoas (MG), este propulsor de última geração tem 4 cilindros, 3.0 litros, duplo comando e 16 válvulas, injeção eletrônica common-rail Bosch e turbo-intercooler e comando a corrente. É certificado pela norma Euro III, preparado para atender a Euro IV e pronto para operar com Biodiesel B5.
O F1C está disponível em duas opções de potência. A primeira, com 136 cv a 3.500 rpm e torque de 31 kgfm entre 1.500 a 3.200 rpm. A segunda, com 155 cv a 3.500 rpm e torque de 41 kgfm entre 1.700 a 2.600 rpm.
As amplas faixas de torque plano (1.700 rpm para a versão 136cv e 900 rpm na versão 155cv) traduzem-se em menor necessidade de troca de marchas, retomadas mais rápidas, maior vigor para superar aclives. Ou seja, grande agilidade no tráfego urbano.
Acoplado à nova transmissão Eaton FSO 2405E, com acionamento por cabos (o que garante engates mais precisos e com menor esforço), o novo motor F1C proporciona economia de combustível de até 5% quando comparado aos motores anteriores da gama Daily – que já eram referência de consumo no mercado brasileiro.
Design reflete modernidade tecnológica – A modernidade do projeto do Iveco Daily se completa com seu novo design.
Na carroçaria de linhas arredondadas e aerodinâmicas, destacam-se o grande conjunto óptico frontal em bloco único com lâmpadas de halogênio (longa vida e melhor iluminação, incorporando farol e indicadores de direção), e a grade da entrada de ar, que desenha uma leve curvatura sobre a linha do pára-choque.
Juntos, estes elementos compõem uma “face alegre” que se destaca no ambiente urbano e diminuem, visualmente, o tamanho do modelo. A partir de agora, retrovisores bastante amplos incorporam luz direcional, um detalhe de estilo e segurança.
A cabine da nova linha Daily foi projetada dentro do conceito de célula de segurança e concebida com foco na ergonomia e na praticidade. Possui portas maiores e de ampla abertura, degraus de acesso com excelente altura em relação ao solo.
O interior do veículo oferece um amplo espaço, mais opções de porta-objetos, bancos confortáveis e melhor iluminação.
Outro ponto forte é o novo painel de instrumentos eletrônico, com display analógico/digital, de formato envolvente e de fácil leitura.
Entre os opcionais disponíveis estão piloto automático e ar-condicionado, entre outros. A área envidraçada aumentou, proporcionando melhor visibilidade e segurança.
Com essas inovações, a família Daily dá um grande salto tecnológico em relação aos seus atuais concorrentes.
Já os resultados operacionais dos transportadores brasileiros terão um impacto bastante positivo devido às vantagens práticas que esses veículos oferecem.
Por tudo isso, a nova linha Daily certamente vai repetir no Brasil o sucesso obtido na Europa, onde foi lançado em maio de 2006.
Desde então, já foram comercializadas mais de 80 mil unidades do modelo, reforçando sua posição entre os líderes do segmento naquele disputado mercado. Além disso, o Iveco Daily foi escolhido como o caminhão leve do ano nos competitivos mercados da Espanha e da Inglaterra este ano.
Novo Iveco Stralis
O encontro da sofisticação com a maior economia de combustível
Com a nova gama Iveco Stralis, que chega ao mercado brasileiro em novembro deste ano, a montadora conseguiu transformar o caminhão pesado mais econômico do Brasil num dos modelos mais requintados de sua categoria.
Consagrado pela robustez, pelo menor consumo de combustível do segmento de pesados e excelente produtividade, a nova família Iveco Stralis utiliza agora a nova cabine lançada há apenas sete meses na Europa, com linhas externas elegantes e aerodinâmicas e um interior prático, luxuoso e confortável para o motorista. O Iveco Stralis, que já era um excelente caminhão pesado, ficou ainda melhor.
Com ele, a Iveco vai agregar mais velocidade à grande arrancada de vendas obtida pela atual família Stralis no mercado brasileiro.
De janeiro a setembro deste ano, o Iveco Stralis foi o caminhão pesado que mais cresceu em vendas no Brasil, com 1.900 unidades comercializadas no atacado, um desempenho 230% maior que o registrado no mesmo período de 2006.
No varejo, em seu segmento específico (> 45 ton > 320cv), o Stralis ganhou 6,2 pontos percentuais de market share, fechando o acumulado do ano até setembro com 14,8% de participação no mercado dos pesados no País (contra 8,6% no mesmo período do ano passado).
Disponível nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4 e com duas motorizações (380cv e 420cv), a nova gama Iveco Stralis chega com a oferta de cinco versões, todas com cabine leito e opção de teto alto ou baixo.
E é exatamente a cabine que chama a atenção por trazer muitos sinais de renovação.
O destaque é a nova grade frontal, com sulcos mais largos e profundos e que incorpora o novo logotipo tridimensional e metalizado Iveco, reforçando a imagem de robustez do modelo. A mudança de posição do logo abriu mais espaço para a aplicação do logotipo dos clientes.
No geral, o modelo apresenta um visual mais limpo e polido devido às superfícies da carroceria com encaixes perfeitos, um novo teto de linhas mais aerodinâmicas e o pára-sol externo de desenho modificado.
Os faróis e indicadores de direção agora vêm agrupados num único bloco óptico, inseridos no novo pára-choque.
Os espelhos retrovisores são maiores, com desembaçador e seus suportes são feitos em plástico de alta resistência e formato aerodinâmico. Nas laterais, as escotilhas são mais amplas e têm acionamento elétrico.
Computador de bordo multifuncional – Outras novidades estão dentro da cabine.
O painel de instrumentos, com novo desenho, de fácil visualização e leitura, incorpora um computador de bordo com visor de cristal líquido posicionado à frente do motorista, que disponibiliza informações importantes quanto ao acompanhamento das condições do conjunto mecânico, como nível do óleo do motor (no momento da partida), pressão do óleo e pressão do ar do sistema de freios.
O computador de bordo também é um instrumento de gerenciamento de frota, pois permite ao motorista o controle constante e direto sobre seu desempenho na condução do veículo. Ele pode mapear dois trechos de viagem (Trip 1 e Trip 2), indicando distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível em litros e tempo de viagem.
Faz também um check-up de todo o sistema depois de três segundos da ignição do motor. Em caso de anomalias, indica seu código, quantas vezes ocorreram e outras informações. Checa também todas as luzes externas. E o computador ainda indica a temperatura externa, hora e despertador.
Bastante ampla e revestida de cores harmônicas e materiais agradáveis ao toque, a nova cabine ficou mais luxuosa e confortável. O banco do motorista possui suspensão e ajuste pneumáticos, bem como a coluna de direção, o que permite perfeita acomodação do motorista. De série, o modelo ainda traz climatizador, mais de 20 porta-objetos, cama mais larga, CD player e travamento central das portas. Como opcionais, a Iveco disponibiliza freios ABS, cama superior, defletor de ar, rodas de alumínio, ar-condicionado, banco do passageiro com ajuste pneumático, geladeira e buzina a ar. O Stralis oferece conforto de carro de luxo.
Cursor 13 e Iveco Turbo-Brake: tecnologia e segurança – O novo Stralis traz o consagrado motor Cursor 13, cujo excelente desempenho está aliado ao baixo consumo de combustível.
Produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, em duas versões de potência (380 cv e 420 cv), o Cursor 13 tem seis cilindros em linha e grande capacidade (13 litros), o que lhe garante fôlego para manter seu pico de torque por faixas de rotação mais amplas que os concorrentes.
A versão de 380cv desempenha 183 kgfm de torque máximo constantes entre 1.000 e 1.400 rpm. Na versão de 420cv, por sua vez, os 194 kgfm estão disponíveis entre 1.000 e 1.500 rpm.
O inteligente desenho das linhas de potência e torque do Cursor 13 é uma das razões do baixo consumo do motor.
Na saída, com um leve toque no acelerador, o motorista passa da marcha lenta de 800 rpm para 1.000 rpm e já entra na faixa cheia de torque, permitindo o fácil avanço a partir da imobilidade.
Quando começa a ganhar velocidade, sobem as rotações do motor e então, a partir de 1.400 rpm (no caso da versão 380cv) e de 1.500 rpm (480cv), ao final da faixa plana de torque, a potência atinge seu pico, permitindo o desempenho adequado e econômico.
Para frear, o Cursor 13 oferece ampla segurança, pois incorpora o exclusivo freio-motor por descompressão Iveco Turbo Brake, que atinge uma potência de frenagem de 347 Cv. a 2.400 rpm.
O freio-motor atua no final da fase de compressão, abrindo as válvulas de escape para liberar o ar acumulado, enquanto a injeção de combustível é cortada automaticamente pela central eletrônica.
Isso evita a combustão do diesel e reduz a velocidade do veículo. O sistema garante maior capacidade de frenagem e segurança operacional.
A caixa de mudanças de série em toda a linha Stralis é a ZF Ecosplit 16 S 2280 TO de 16 marchas, sincronizadas à frente, com a 16ª velocidade Overdrive, e duas a ré.
Com capacidade de torque superior à saída do motor, garante menor desgaste e menor índice de quebras. Outro diferencial é o “Servoshift”, inovador sistema auxiliar de engate que permite ao condutor mudanças de marchas comparáveis às de automóveis em suavidade e precisão.
A suspensão, freios e eixos, dentre outros equipamentos do caminhão, foram mantidos, pela reconhecida competitividade no mercado.
O eixo dianteiro, por exemplo, tem capacidade técnica maior que os concorrentes (8 t) e é o único na categoria com lubrificação a óleo nos cubos (mais eficiente que a graxa utilizada pelos outros modelos do mercado, que permite manutenção mais espaçada no tempo). Há, ainda, a opção de redução no cubo do eixo traseiro na versão 4×2.
490 S 38T
490 S 42T
570 S 38T
570 S 42T
740 S 42TZ
A nomenclatura dos novos Stralis, com cinco modelos, segue o padrão mundial da Iveco. Os três primeiros números indicam o PBTC; a letra intermediária S faz referência ao nome (Stralis); os dois números seguintes dizem respeito à potência do motor; colocada ao final, a letra T indica cavalo-mecânico (ou Tractor), enquanto a combinação TZ diz que a tração traseira é 6X4 mecânica.
A sigla HR, quando utilizada, faz referência ao eixo traseiro com redução no cubo.