sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Consumidor ganha mais qualidade em funilaria e pintura com parceria IQA-CESVI BRASIL

Unificação do Certificado IQA com a classificação CESVI proporciona ainda mais economia para a oficina na obtenção do documento de comprovação de qualidade

A partir de agora, oficinas de funilaria e pintura passam a contar com uma poderosa ferramenta de qualidade: a Certificação IQA-CESVI BRASIL, instrumento criado a partir da integração da Classificação CESVI com a Certificação IQA.

- Publicidade -

Isso representa uma avaliação única para o reparador, graças a uma parceria firmada entre o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e o CESVI BRASIL – Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Com isso, o maior beneficiado é o consumidor, que ganha mais qualidade em serviços de funilaria e pintura, uma vez que a certificação IQA e a classificação CESVI se completam, na parceria gestão/técnica.

“A união dos dois processos viabilizará a verificação com grande intensidade das técnicas empregadas na funilaria e pintura”, conta Mario Guitti, superintendente do IQA. “Por outro lado, os novos requisitos irão também a fundo nas questões de gerenciamento e gestão do negócio”, completa.

- Publicidade -

Para os empresários do setor, a nova Certificação IQA-CESVI BRASIL representa também economia, pois, ao invés de contratarem os serviços de duas organizações independentemente, realizam apenas um contrato, que viabiliza todas as avaliações e auditorias necessárias para obtenção do documento de comprovação de qualidade, que passa a ser único também.

Dentro da avaliação, as oficinas são classificadas com estrelas, em uma escala de zero a cinco, sendo que o mínimo necessário para a obtenção da Certificação IQA e da Classificação CESVI nível ABBC são três estrelas.

“É a fusão de duas entidades de reconhecimento no mercado, que se unem para oferecer auxílio às oficinas, na busca constante da qualidade”, afirma José Ramalho, diretor do CESVI BRASIL.

- Publicidade -

A união da certificação IQA com a classificação CESVI tem como um de seus principais objetivos o aperfeiçoamento técnico da mão-de-obra dos centros reparadores na modalidade funilaria e pintura, além de viabilizar a busca da excelência na gestão do negócio como um todo, abrangendo desde o uso correto das ferramentas necessárias para a realização do trabalho, até o organograma da empresa.

“Nosso objetivo é fazer com que o sistema de gestão da Qualidade torne-se parte integrante da administração do próprio negócio, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria contínua, que sempre foi a base da certificação”, afirma Mário Guitti, do IQA.

Metas em comum – “Como empresário do setor, percebi a necessidade de se ter os dois certificados e, na condição de vice-presidente do Sindirepa-SP, tive a oportunidade de conhecer por dentro as duas entidades. Percebi, então, que elas tinham metas em comum”, conta José Nogueira dos Santos, proprietário da Dikar Serviços Automotivos e também diretor do IQA, um dos principais responsáveis para a realização da parceria.

“Com esta união de forças, as entidades ganham, pois atingem um maior número de empresas, as oficinas ganham, pois têm custos reduzidos na obtenção dos certificados, e o consumidor ganha, pois passa a contar com um maior número de oficinas com certificado de qualidade”, resume Nogueira.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn