Unificação do Certificado IQA com a classificação CESVI proporciona ainda mais economia para a oficina na obtenção do documento de comprovação de qualidade
A partir de agora, oficinas de funilaria e pintura passam a contar com uma poderosa ferramenta de qualidade: a Certificação IQA-CESVI BRASIL, instrumento criado a partir da integração da Classificação CESVI com a Certificação IQA.
Isso representa uma avaliação única para o reparador, graças a uma parceria firmada entre o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e o CESVI BRASIL – Centro de Experimentação e Segurança Viária.
Com isso, o maior beneficiado é o consumidor, que ganha mais qualidade em serviços de funilaria e pintura, uma vez que a certificação IQA e a classificação CESVI se completam, na parceria gestão/técnica.
“A união dos dois processos viabilizará a verificação com grande intensidade das técnicas empregadas na funilaria e pintura”, conta Mario Guitti, superintendente do IQA. “Por outro lado, os novos requisitos irão também a fundo nas questões de gerenciamento e gestão do negócio”, completa.
Para os empresários do setor, a nova Certificação IQA-CESVI BRASIL representa também economia, pois, ao invés de contratarem os serviços de duas organizações independentemente, realizam apenas um contrato, que viabiliza todas as avaliações e auditorias necessárias para obtenção do documento de comprovação de qualidade, que passa a ser único também.
Dentro da avaliação, as oficinas são classificadas com estrelas, em uma escala de zero a cinco, sendo que o mínimo necessário para a obtenção da Certificação IQA e da Classificação CESVI nível ABBC são três estrelas.
“É a fusão de duas entidades de reconhecimento no mercado, que se unem para oferecer auxílio às oficinas, na busca constante da qualidade”, afirma José Ramalho, diretor do CESVI BRASIL.
A união da certificação IQA com a classificação CESVI tem como um de seus principais objetivos o aperfeiçoamento técnico da mão-de-obra dos centros reparadores na modalidade funilaria e pintura, além de viabilizar a busca da excelência na gestão do negócio como um todo, abrangendo desde o uso correto das ferramentas necessárias para a realização do trabalho, até o organograma da empresa.
“Nosso objetivo é fazer com que o sistema de gestão da Qualidade torne-se parte integrante da administração do próprio negócio, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria contínua, que sempre foi a base da certificação”, afirma Mário Guitti, do IQA.
Metas em comum – “Como empresário do setor, percebi a necessidade de se ter os dois certificados e, na condição de vice-presidente do Sindirepa-SP, tive a oportunidade de conhecer por dentro as duas entidades. Percebi, então, que elas tinham metas em comum”, conta José Nogueira dos Santos, proprietário da Dikar Serviços Automotivos e também diretor do IQA, um dos principais responsáveis para a realização da parceria.
“Com esta união de forças, as entidades ganham, pois atingem um maior número de empresas, as oficinas ganham, pois têm custos reduzidos na obtenção dos certificados, e o consumidor ganha, pois passa a contar com um maior número de oficinas com certificado de qualidade”, resume Nogueira.