segunda-feira, 30 dezembro , 2024
28 C
Recife

Manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas com as velas e cabos de ignição

Dificuldades na partida, falhas nas acelerações e retomadas, aumento do consumo de combustível e perda de potência podem ser alguns dos sintomas que indicam que é hora de trocar o conjunto de velas de ignição.

O papel das velas é produzir faíscas elétricas geradas pelos eletrodos dispostos em suas extremidades.

- Publicidade -

Estas faíscas são as responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, que gera a energia necessária para o trabalho do motor e, conseqüentemente, para a movimentação do veículo.

Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Vários fatores podem contribuir para o desgaste das velas. Os mais comuns são os combustíveis de procedência duvidosa ou adulterados, que encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.

- Publicidade -

Outros fatores também contribuem para a perda de eficiência das velas, como filtros de ar e combustível sujos ou válvulas injetoras com problemas de funcionamento.

Estes problemas podem ocasionar um aumento do consumo de combustível e do nível de emissão de poluentes, além de gerar falhas no sistema de ignição.

Vela de ignição – A Bosch recomenda que, na troca das velas de ignição, tanto para motores flex, como a gasolina ou a álcool, seja consultado o manual do fabricante do veículo ou a tabela de aplicação disponível nos canais de vendas, para verificar qual é a vela de ignição correta para o motor daquele veículo.

- Publicidade -

Este cuidado é extremamente importante e pode evitar vários danos causados por uma aplicação incorreta.

A manutenção preventiva e em oficinas mecânicas com profissionais especializados, bem como abastecer em postos de confiança são as melhores formas de evitar problemas com as velas e cabos de ignição e, conseqüentemente, garantir mais segurança, além de contribuir para a redução de emissões.

Quando a vela do motor funciona?

Veja em nossa animação do funcionamento de um motor tradicional de quatro tempos e entenda o momento e qual o trabalho executado pela vela. Navegue na animação abaixo.

Material integrante dos conteúdos disponibilizados no Centro de Treinamento Mecânica Online

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno