A Unipac já disponibiliza às montadoras e ao mercado de autopeças tanques de combustível adequados para uso de biodiesel B5, se antecipando às determinações legais, que entrarão em vigor somente em cinco anos
Em 2008, o uso de biodiesel será obrigatório no País. O novo combustível já é uma realidade e a Unipac, empresa do Grupo Jacto, reconhecida por prover soluções, se antecipou à legislação, adequando toda sua linha de tanques de combustível de plástico &a grave;s características das misturas que serão exigidas daqui a cinco anos.
A lei 11095/2005 estabelece que a partir de janeiro de 2008 é obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional – chamado B2 – e, em 2013, o limite mínimo de adição será de 5% – o B5.
O B2 já é utilizado no País e representa um mercado em torno de 800 milhões de litros do combustível ao ano.
Entretanto, estima-se que o B5 possa ser comercializado já em 2010 e, para tanto, os tanques desenvolvidos pela Unipac desde já estão aptos a atender também ao biodiesel B5, que tem um potencial aproximado de 2 bilhões de litros anuais.
À frente do mercado – Tanto os testes laboratoriais quanto os experimentos pilotos com os produtos confirmaram a qualidade e os benefícios dos tanques para biodiesel fabricados pela Unipac.
A formação de um Grupo de Estudos ligado ao Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel, do Governo Federal, do qual a Unipac fez parte, permitiu a determinação dos parâmetros essenciais ao desenvolvimento de produtos específicos para o novo combustível.
“Temos flexibilidade industrial para produzir todas as necessidades do mercado, de acordo com as tendências e demandas. Nesta pesquisa, além de sair na frente, adquirimos know-how em termos de produto para atender o novo combustível. Agora, todas as linhas de tanques da Unipac estão compatíveis aos requisitos da lei para B5, o que se traduz em tranqüilidade para nossos parceiros e clientes”, comemora Marcos Antonio Ribeiro, vice-presidente da Unipac.
Tendência mundial – Desenvolvido para ser um substituto dos derivados do petróleo e reduzir a emissão de poluentes, o biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por meio de diferentes processos, a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, como os de mamona, dendê, girassol, babaçu, entre outras espécies.
Um dos benefícios da medida é a emissão 7% menor de monóxido de carbono e 10% menos de fumaça em comparação aos veículos que utilizam o diesel convencional.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo como combustível ou gerador de energia, mas pesquisas para o uso do produto em maiores proporções, como do B20 – 20% biodiesel – ainda estão em fase inicial.
A experiência e o sucesso do Brasil com o desenvolvimento e produção de álcool combustível, cuja tecnologia elimina o uso do petróleo, o coloca na vanguarda das pesquisas também com o biodiesel.
Experiência e inovação – Com mais de 30 anos de atividades, a Unipac tem em seu portfolio tanques com capacidades entre 100 e 600 litros, fabricados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PEAD APM (polietileno de alta densidade e alto peso molecular), entre outras matérias-primas, muitos são desenvolvidos sob medida.
Os tanques plásticos apresentam a vantagem de não corroerem pela utilização do óleo diesel e não contribuírem para a danificação da bomba e do bico injetor.
Os itens podem ser fornecidos originais de fábrica e não exigem reposição, pois possuem vida útil semelhante à durabilidade de ônibus e caminhões, entre 10 e 15 anos.
Porém, os tanques podem atender também o mercado de reposição. Todos os itens recebem garantia de qualidade de um ano.
A empresa possui um departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Process os e Materiais, que conta com uma diretoria específica e uma equipe de profissionais que acompanham as mais recentes tendênci as do mercado de transformação de plásticos.
Engenheiros capacitados e softwares sofisticados garantem a oferta de opções inovadoras e de alta performance dentro do mercado nacional e internacional.