Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.
O ar-condicionado veicular, cada vez mais comum em nossa frota, é um item muito utilizado no verão. No entanto, pouca gente sabe que para sua perfeita conservação, ele deve ser usado também nas outras estações do ano, inclusive no inverno.
Além de proporcionar no ambiente interno um ar de melhor qualidade com temperatura controlada e livre de impurezas, possibilita o uso do veículo com os vidros fechados e, portanto, mais segurança e redução do ruído do ambiente externo.
Esta prática ajuda a manter o bom funcionamento do sistema, que funciona à base de gás refrigerante e merece atenção especial.
Ao contrário do que se costuma dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora raramente pequenos vazamentos possam ocorrer, muitas vezes causados por deficiência na lubrificação interna aos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito.
O óleo que circula diluído ao gás tem uma função secundária muito importante, pois sua densidade o torna vedante. Sua função primária é a lubrificação do compressor.
“Para manter um bom funcionamento, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de falta de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema”, afirma Luiz Corrallo, Vice-Presidente das divisões Powertrain, Chassis e Thermal para América do Sul, está última responsável pelo negocio de sistemas de climatização para veículos.
Reparos ou recarga no equipamento de ar-condicionado não são comuns, mas caso haja necessidade, é importante assegurar que os anéis de vedação de conexões desmontadas sejam substituídos por novos e iguais aos originais, e que o aperto (torque) das uniões estejam adequados depois de qualquer tipo de manutenção feita no sistema.
Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.
Por esse motivo, é indicada a instalação de equipamentos adequados e sempre procurar um local de confiança para realização do serviço.
Outros cuidados que devemos tomar estão relacionados com dicas de manutenção que devem ser seguidas durante a estação mais fria do ano.
- Filtro de ar – Procure verificar o estado do filtro do ar-condicionado. Para saber se a peça está saturada, uma dica é verificar se há muita redução na vazão de ar quando alterada a função de recirculação para ar externo, pois na maioria dos veículos o filtro é colocado somente na captação externa.
- Visibilidade – O Ar Condicionado é muito útil no desembaçamento dos vidros em dias de chuva. Nesta condição, deve-se acioná-lo e misturar o ar quente com ar frio até o encontro da temperatura de conforto. O sistema de resfriamento será responsável pela redução da umidade do ar e deixará os vidros secos.
- Como minimizar o odor – Secar o sistema internamente impede proliferação de fungos ocasionada pelo ambiente úmido. Uma dica importante para evitar o mau cheiro é desligar o ar-condicionado cerca de 3 minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo ligada a ventilação com ar natural, de preferência na velocidade máxima. Esse processo também ajudará na adaptação da temperatura do corpo, evitando o choque térmico ao sair do carro.
- Recirculação do ar – A utilização correta deste recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo com muita fumaça e poluição entre no carro – situações de trânsito pesado. Porém, a recirculação deve ficar ativa por pouco tempo (cerca de 20 minutos), pois leva a redução da umidade interna e do oxigênio do ar da cabine, consumido pela respiração, podendo ocasionar sonolência, ressecamento e irritação dos olhos. Portanto, deve-se usar a captação externa sempre que possível para contínua renovação do ar.
- Válvula – Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.