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Dicas para melhor aproveitamento do equipamento de ar-condicionado

Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.

O ar-condicionado veicular, cada vez mais comum em nossa frota, é um item muito utilizado no verão. No entanto, pouca gente sabe que para sua perfeita conservação, ele deve ser usado também nas outras estações do ano, inclusive no inverno.

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Além de proporcionar no ambiente interno um ar de melhor qualidade com temperatura controlada e livre de impurezas, possibilita o uso do veículo com os vidros fechados e, portanto, mais segurança e redução do ruído do ambiente externo.

Esta prática ajuda a manter o bom funcionamento do sistema, que funciona à base de gás refrigerante e merece atenção especial.

Ao contrário do que se costuma dizer, o gás não gasta nem envelhece, embora raramente pequenos vazamentos possam ocorrer, muitas vezes causados por deficiência na lubrificação interna aos tubos, mangueiras e demais componentes do circuito.

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O óleo que circula diluído ao gás tem uma função secundária muito importante, pois sua densidade o torna vedante. Sua função primária é a lubrificação do compressor.

“Para manter um bom funcionamento, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de falta de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema”, afirma Luiz Corrallo, Vice-Presidente das divisões Powertrain, Chassis e Thermal para América do Sul, está última responsável pelo negocio de sistemas de climatização para veículos.

Reparos ou recarga no equipamento de ar-condicionado não são comuns, mas caso haja necessidade, é importante assegurar que os anéis de vedação de conexões desmontadas sejam substituídos por novos e iguais aos originais, e que o aperto (torque) das uniões estejam adequados depois de qualquer tipo de manutenção feita no sistema.

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Aproximadamente 70% dos problemas são ligados a vazamentos, mas também são comuns reclamações da parte elétrica e carga excessiva de gás durante a manutenção, devido a serviços não qualificados.

Por esse motivo, é indicada a instalação de equipamentos adequados e sempre procurar um local de confiança para realização do serviço.

Outros cuidados que devemos tomar estão relacionados com dicas de manutenção que devem ser seguidas durante a estação mais fria do ano.

  • Filtro de ar – Procure verificar o estado do filtro do ar-condicionado. Para saber se a peça está saturada, uma dica é verificar se há muita redução na vazão de ar quando alterada a função de recirculação para ar externo, pois na maioria dos veículos o filtro é colocado somente na captação externa.
  • Visibilidade – O Ar Condicionado é muito útil no desembaçamento dos vidros em dias de chuva. Nesta condição, deve-se acioná-lo e misturar o ar quente com ar frio até o encontro da temperatura de conforto. O sistema de resfriamento será responsável pela redução da umidade do ar e deixará os vidros secos.
  • Como minimizar o odor – Secar o sistema internamente impede proliferação de fungos ocasionada pelo ambiente úmido. Uma dica importante para evitar o mau cheiro é desligar o ar-condicionado cerca de 3 minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo ligada a ventilação com ar natural, de preferência na velocidade máxima. Esse processo também ajudará na adaptação da temperatura do corpo, evitando o choque térmico ao sair do carro.
  • Recirculação do ar – A utilização correta deste recurso propicia um resfriamento mais rápido do automóvel e ainda impede que o ar externo com muita fumaça e poluição entre no carro – situações de trânsito pesado. Porém, a recirculação deve ficar ativa por pouco tempo (cerca de 20 minutos), pois leva a redução da umidade interna e do oxigênio do ar da cabine, consumido pela respiração, podendo ocasionar sonolência, ressecamento e irritação dos olhos. Portanto, deve-se usar a captação externa sempre que possível para contínua renovação do ar.
  • Válvula – Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.

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