Comparativo entre veículos de acordo com o conjunto de componentes de segurança de cada modelo foi realizado pelo CESVI BRASIL.
O Centro de pesquisa especializado em segurança viária, o CESVI BRASIL acaba de lançar um estudo que classifica veículos de acordo com a segurança proporcionada, tanto no que se refere aos ocupantes quanto ao patrimônio em si: o Índice de Segurança.
Com este índice, o consumidor pode fazer comparativos no momento de escolher seu carro novo, obtendo embasamento para optar pelo modelo mais seguro e analisar a melhor relação custo-benefício.
Metodologia – Os rankings, divididos por categorias de veículos, são elaborados de acordo com uma ponderação entre os componentes destinados à segurança ativa, segurança passiva e patrimonial presentes em cada modelo.
A classificação dos veículos neste ranking vai de 0,5 a 5 estrelas (sendo 5 a melhor classificação). Quanto MAIOR a nota, MELHOR a disponibilidade de componentes de segurança.
A pontuação de cada componente leva em consideração os seguintes pesos:
- Componente de série: 100% do valor da pontuação.
- Opcional: 50% da pontuação.
Algumas conclusões do estudo
• – Veículos com classificação a partir de 3,5 estrelas, na sua maioria, já apresentam componentes fundamentais para a segurança, como AIR-BAG e ABS.
• – 69% dos veículos analisados têm uma classificação que não supera 3 estrelas.
• – Nenhum veículo das categorias PICAPE COMPACTA, MULTIVAN e SW COMPACTA supera a classificação de 2 estrelas.
• – Na categoria HATCH COMPACTO, em que se encontra a maioria dos veículos comercializados no Brasil, a maior classificação atingida é de 3 estrelas.
• – Nas categorias COUPÊ e ROADSTER, nas quais predominam os veículos importados, a classificação mais baixa já parte de 4,5 estrelas.