quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Falta segurança fundamental em 69% dos veículos

Comparativo entre veículos de acordo com o conjunto de componentes de segurança de cada modelo foi realizado pelo CESVI BRASIL.

- Publicidade -

O Centro de pesquisa especializado em segurança viária, o CESVI BRASIL acaba de lançar um estudo que classifica veículos de acordo com a segurança proporcionada, tanto no que se refere aos ocupantes quanto ao patrimônio em si: o Índice de Segurança.

Com este índice, o consumidor pode fazer comparativos no momento de escolher seu carro novo, obtendo embasamento para optar pelo modelo mais seguro e analisar a melhor relação custo-benefício.

Metodologia – Os rankings, divididos por categorias de veículos, são elaborados de acordo com uma ponderação entre os componentes destinados à segurança ativa, segurança passiva e patrimonial presentes em cada modelo.

A classificação dos veículos neste ranking vai de 0,5 a 5 estrelas (sendo 5 a melhor classificação). Quanto MAIOR a nota, MELHOR a disponibilidade de componentes de segurança.

- Publicidade -

A pontuação de cada componente leva em consideração os seguintes pesos:

  • Componente de série: 100% do valor da pontuação.
  • Opcional: 50% da pontuação.

Algumas conclusões do estudo

• – Veículos com classificação a partir de 3,5 estrelas, na sua maioria, já apresentam componentes fundamentais para a segurança, como AIR-BAG e ABS.

• – 69% dos veículos analisados têm uma classificação que não supera 3 estrelas.

• – Nenhum veículo das categorias PICAPE COMPACTA, MULTIVAN e SW COMPACTA supera a classificação de 2 estrelas.

- Publicidade -

• – Na categoria HATCH COMPACTO, em que se encontra a maioria dos veículos comercializados no Brasil, a maior classificação atingida é de 3 estrelas.

• – Nas categorias COUPÊ e ROADSTER, nas quais predominam os veículos importados, a classificação mais baixa já parte de 4,5 estrelas.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente