No Brasil existem sistemas eletrônicos que melhoram a defesa do patrimônio dos motoristas no dia-a-dia
A eletrônica vem se tornando uma aliada cada vez mais útil na defesa do patrimônio do consumidor. Tecnologias empregadas e aprovadas na segurança em determinados segmentos migram para outros de igual importância, e este intercâmbio ajuda a diminuir a vulnerabilidade do cidadão. No caso dos veículos, essa tendência é uma realidade cada vez mais palpável.
No Brasil, um bom exemplo são os alarmes automotivos, que passaram a mesclar sistemas digitais para aumentar a segurança e a comodidade do usuário.
Dois deles são o PIN Code (sigla de Code for Personal Identificantion Number, ou código do número de identificação pessoal) e o sistema anticlonagem que, combinados, formam um pacote preventivo bastante completo.
“O PIN Code é um sistema largamente testado por ramos de atividade que valorizam muito a segurança, como a rede bancária e a de telefonia”, explica Alexandre Camargo, gerente comercial da Olimpus Automotive, única empresa brasileira que conta com o PIN Code e o sistema anticlonagem em toda a sua linha de alarmes.
“É também um sistema que segue a linha dos chamados ‘alarmes inteligentes’, que oferecem proteção extra não acessível aos contraventores. Por exemplo, ele elimina a famosa e arcaica chave-geral do alarme, que normalmente é instalada em lugares supostamente sigilosos, mas sempre de fácil acesso dos bandidos, que podem utilizá-la para desarmar o alarme e levar o veículo.
Outra vantagem é que, em caso de perda do controle do alarme, basta utilizar um código pessoal simples fornecido pelo fabricante para que o sistema permita que o carro ou moto sejam ligados. Somente o proprietário tem acesso a este código”, detalha Alexandre.
O PIN Code da Olimpus consiste de uma seqüência de quatro algarismos (com dígitos de 1 a 4) que são facilmente comunicados pelo usuário ao sistema de segurança via chave de ignição, liberando a utilização do veículo.
“Sem conhecer este código, ninguém que não tenha o controle em mãos consegue desativar o alarme”, explica o gerente da Olimpus.
Sofisticação – O sistema anticlonagem é outra sofisticação importante. “Com ele, cada vez que o usuário ativa ou desativa o alarme, o sistema automaticamente gera um novo código criptografado.
Essa nova combinação só é compreendida por aquele alarme e o sistema presente no veículo que ele controla”, detalha Alexandre.
“Trata-se de um sistema bastante inteligente que, combinado com o PIN Code, forma um pacote de segurança eficiente para qualquer tipo de veículo do mercado”.
Hoje, a Olimpus Automotive possui três modelos de alarme para carro e versões destinadas às motocicletas.
A empresa continua investindo em sofisticação: “Recentemente, lançamos a linha PadLock Titan, voltada exclusivamente para as motos Honda Titan 150 e Fan 125, modelos populares e bastante comercializados”, exemplifica Alexandre.
“Seja na maior aplicação da eletrônica e da informática nos produtos, seja fabricando sistemas voltados para veículos específicos, a especialização é uma tendência que mostra o excelente nível tecnológico que o mercado brasileiro vem atingindo nos últimos anos”, diz o gerente da empresa.
Com produtos cada vez mais sofisticados, a Olimpus oferece treinamento especializado para instaladores de todo o Brasil.
“A segurança do veículo começa com a aquisição de um bom produto, mas passa também por sua instalação correta. É importante termos profissionais qualificados”, finaliza Alexandre.