Representante da categoria roadster, OSM (Open Study Model) da Honda, se destaca pelo seu design e pela baixa emissão de poluentes na atmosfera
O protótipo OSM (Open Study Model) é um modelo da categoria roadster (conversível de dois lugares) que se destaca pelo seu design e pela baixa emissão de poluentes na atmosfera, reforçando, assim, um dos principais compromissos da marca Honda: a de buscar fontes alternativas de energia para preservar o meio ambiente.
O veículo foi lançado sob o tema “Limpo e Dinâmico” (Clean and Dynamic) e com a proposta de antecipar as próximas gerações de modelos esportivos: design futurista, além de curvas acentuadas e arredondadas.
O OSM foi concebido para proporcionar máxima ergonomia ao motorista. Além disso, o painel está divido em dois níveis, facilitando a leitura do motorista e deixando as informações mais importantes em destaque. Acima do painel de instrumentos convencional, há uma tela horizontal, que concentra o velocímetro digital.
Do lado externo, outros atrativos. Sua carroceria tem como principal característica a ausência de frisos ou grades.
A superfície do capô é lisa e há poucos vincos. O que também chama a atenção é a grande entrada de ar frontal, além do conjunto óptico dianteiro com formas aguçadas e iluminação azulada.
O modelo OSM é resultado de estudos dos engenheiros do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda, localizado em Offenbach, na Alemanha. Até o momento, não há planos para o início da produção do protótipo.
FCX Clarity – Reconhecida internacionalmente por suas criações inovadoras e por ser pioneira na pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de combustível, a Honda dá mais um importante passo nesse sentido ao iniciar oficialmente a produção do Honda FCX Clarity.
O automóvel movido a hidrogênio é o primeiro no mundo certificado pelos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA – Environmental Protection Agency; e CARB – California Air Resources Board) a ser fabricado e comercializado em larga escala.
Localizado em Tochigi, no Japão, o Honda Automobile New Model Center será responsável pelo modelo.
Além da linha de produção, a Unidade abriga novíssimos processos, como a instalação da bateria e do tanque de hidrogênio.
A moderna e exclusiva bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack, está alojada em um novo e ergonômico túnel central e é 65% menor do que a versão anterior.
Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos.
Desta forma, o Honda FCX Clarity oferece 127 cv de potência, atinge 435 quilômetros de autonomia e 160 km/h de velocidade máxima.