quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Tecnologia F1 de última geração para modelos de produção em série

BMW Group pode transferir o conhecimento adquirido dentro da Equipe BMW Sauber F1 diretamente para o desenvolvimento de veículos de produção em série.

Isto torna a Fórmula 1 a plataforma ideal de pré-desenvolvimento para tecnologias inovadoras de transmissão

- Publicidade - Ofertas FIAT

O principal pré-requisito para a volta da BMW à Fórmula 1 em 2000 foi gerar sinergias entre a F1 e o desenvolvimento de veículos de série.

Foi por esta razão que o desenvolvimento dos componentes de transmissão/suspensão e da parte eletrônica da Fórmula 1 foi integrado à fábrica de Munique, sendo que o Centro de Pesquisa e Inovação da BMW (FIZ) desempenhou um papel essencial.

A fábrica da F1 foi instalada a menos de um quilômetro do FIZ e as duas instalações formam uma rede bem próxima.

- Publicidade -

“O FIZ representa o futuro da BMW”, declarou Mario Theissen.

“Temos aqui os engenheiros mais capazes trabalhando em instalações de pesquisa e desenvolvimento de última geração. O FIZ tem vastos recursos à sua disposição, dos quais nos beneficiamos diretamente. Por outro lado, com seus desafios técnicos extremos e o ritmo exigido de desenvolvimento, o envolvimento da empresa em F1 representa um campo de teste único para nossos técnicos.”

O know-how adquirido permanece dentro da empresa, onde ele beneficia o desenvolvimento de carros de produção em série.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A expertise desenvolvida para a manufatura de vários materiais e componentes para a Fórmula 1, como cabeças de cilindro ou cárteres, acaba sendo aproveitada nos carros de produção em série, assim como no desenvolvimento de motocicletas da BMW Motorrad.

Outros focos é o avanço da expertise em materiais CFRP e seu uso na construção da carroceria, o desenvolvimento de componentes híbridos para Fórmula 1 e derivados para modelos de série.

Mas os veículos de produção também usufruem os processos de desenvolvimento e logística criados na esfera da Fórmula 1. Exemplos incluem avanços na aerodinâmica e na unidade de controle de sistemas.

A partir da temporada 2009, a tecnologia híbrida poderá ser usada pela primeira vez na Fórmula 1 para otimizar o desempenho e a eficiência.

A Equipe BMW Sauber F1 está trabalhando a todo vapor no desenvolvimento do sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética), por exemplo, que serve para regenerar a energia de frenagem.

Ao fazê-lo a Equipe BMW Sauber F1 também está promovendo a competência do BMW Group em tecnologia híbrida. Outras inovações estão sendo desenvolvidas nas áreas de tecnologias de moldados, estrutura de transmissão/suspensão e gerenciamento inteligente de energia.

O Dr Klaus Draeger, diretor de Desenvolvimento da BMW AG, resumiu: “O BMW Group pode transferir o conhecimento adquirido dentro da Equipe BMW Sauber F1 diretamente para o desenvolvimento de veículos de produção em série.

Isto torna a Fórmula 1 a plataforma ideal de pré-desenvolvimento para tecnologias inovadoras de transmissão.

Os novos regulamentos da Fórmula 1 nos deram a oportunidade de aplicar inovadoras tecnologias híbridas sob condições extremas e ao mesmo tempo acumular importantes descobertas para o desenvolvimento de veículos de produção. Os clientes BMW só têm a ganhar com isso.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil