domingo, 12 maio , 2024
28 C
Recife

Tecnologia F1 de última geração para modelos de produção em série

BMW Group pode transferir o conhecimento adquirido dentro da Equipe BMW Sauber F1 diretamente para o desenvolvimento de veículos de produção em série.

- Publicidade -

Isto torna a Fórmula 1 a plataforma ideal de pré-desenvolvimento para tecnologias inovadoras de transmissão

O principal pré-requisito para a volta da BMW à Fórmula 1 em 2000 foi gerar sinergias entre a F1 e o desenvolvimento de veículos de série.

Foi por esta razão que o desenvolvimento dos componentes de transmissão/suspensão e da parte eletrônica da Fórmula 1 foi integrado à fábrica de Munique, sendo que o Centro de Pesquisa e Inovação da BMW (FIZ) desempenhou um papel essencial.

A fábrica da F1 foi instalada a menos de um quilômetro do FIZ e as duas instalações formam uma rede bem próxima.

- Publicidade -

“O FIZ representa o futuro da BMW”, declarou Mario Theissen.

“Temos aqui os engenheiros mais capazes trabalhando em instalações de pesquisa e desenvolvimento de última geração. O FIZ tem vastos recursos à sua disposição, dos quais nos beneficiamos diretamente. Por outro lado, com seus desafios técnicos extremos e o ritmo exigido de desenvolvimento, o envolvimento da empresa em F1 representa um campo de teste único para nossos técnicos.”

O know-how adquirido permanece dentro da empresa, onde ele beneficia o desenvolvimento de carros de produção em série.

A expertise desenvolvida para a manufatura de vários materiais e componentes para a Fórmula 1, como cabeças de cilindro ou cárteres, acaba sendo aproveitada nos carros de produção em série, assim como no desenvolvimento de motocicletas da BMW Motorrad.

Outros focos é o avanço da expertise em materiais CFRP e seu uso na construção da carroceria, o desenvolvimento de componentes híbridos para Fórmula 1 e derivados para modelos de série.

- Publicidade -

Mas os veículos de produção também usufruem os processos de desenvolvimento e logística criados na esfera da Fórmula 1. Exemplos incluem avanços na aerodinâmica e na unidade de controle de sistemas.

A partir da temporada 2009, a tecnologia híbrida poderá ser usada pela primeira vez na Fórmula 1 para otimizar o desempenho e a eficiência.

A Equipe BMW Sauber F1 está trabalhando a todo vapor no desenvolvimento do sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética), por exemplo, que serve para regenerar a energia de frenagem.

Ao fazê-lo a Equipe BMW Sauber F1 também está promovendo a competência do BMW Group em tecnologia híbrida. Outras inovações estão sendo desenvolvidas nas áreas de tecnologias de moldados, estrutura de transmissão/suspensão e gerenciamento inteligente de energia.

O Dr Klaus Draeger, diretor de Desenvolvimento da BMW AG, resumiu: “O BMW Group pode transferir o conhecimento adquirido dentro da Equipe BMW Sauber F1 diretamente para o desenvolvimento de veículos de produção em série.

Isto torna a Fórmula 1 a plataforma ideal de pré-desenvolvimento para tecnologias inovadoras de transmissão.

Os novos regulamentos da Fórmula 1 nos deram a oportunidade de aplicar inovadoras tecnologias híbridas sob condições extremas e ao mesmo tempo acumular importantes descobertas para o desenvolvimento de veículos de produção. Os clientes BMW só têm a ganhar com isso.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais