segunda-feira, 9 dezembro , 2024
28 C
Recife

Veículos com catalisador irregular serão flagrados por monitoramento remoto

A Inspeção Veicular, que passa a ser obrigatória para automóveis e motocicletas a partir de janeiro de 2009, irá contribuir para a reversão da retirada do catalisador automotivo

Os automóveis, em circulação pelas ruas de São Paulo, equipados com falso catalisador ou com o equipamento com a vida útil comprometida serão flagrados por um monitoramento remoto que mede a emissão de gases pelo escapamento, em apenas um segundo.

- Publicidade -

Instalado em vias públicas, o aparelho conta com uma tecnologia que, por meio de raios infravermelho e ultravioleta, faz a medição de gases nos automóveis em movimento e detecta as concentrações desses poluentes emitidos pelos escapamentos.

O equipamento fotografa o veículo analisado e os dados são enviados à Prefeitura de São Paulo. Com estas informações, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente encaminhará, uma notificação para a residência do motorista, nos casos em que o veículo estiver emitindo poluentes em níveis acima do aceitável.

Dentro deste contexto, a Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivo, alerta sobre a importância de verificar se o carro está equipado com o catalisador original e se o produto atende à legislação de emissão de poluentes.

- Publicidade -

“Esse monitoramento remoto será feito por um aparelho capaz de identificar instantaneamente os níveis dos gases gerados pelo motor do veículo, como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxido de nitrogênio (NOx)”, explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore.

A Inspeção Veicular, que passa a ser obrigatória para automóveis e motocicletas a partir de janeiro de 2009, irá contribuir para a reversão da retirada do catalisador automotivo. “Um recente estudo realizado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), aponta que um em cada quatro carros do estado de São Paulo circula em situação irregular. Os automóveis estão equipados com falsos catalisadores ou com a peça adulterada, ou seja, com o núcleo cerâmico retirado. Dessa forma, é fundamental que os proprietários dos veículos verifiquem as condições do catalisador de seu carro para não serem flagrados e reprovados na inspeção”, enfatiza Moreira.

No momento da troca, a Umicore orienta o consumidor a substituí-lo em uma oficina de sua confiança. Além disso, é preciso verificar a embalagem do produto e exigir o certificado de garantia e a nota fiscal. “Isso porque na hora da troca, por ser um produto de alta tecnologia, o consumidor pode ser levado a comprar um falso catalisador sem saber”, acrescenta Moreira.

- Publicidade -

Catalisador – A desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do motor são apenas alguns dos problemas que o motorista pode observar ao rodar com falso catalisador ou com o equipamento com sua eficiência comprometida.

Projetado para ter a mesma durabilidade do automóvel, o catalisador pode ter a carcaça danificada por impactos, levando à sua destruição.

Além disso, a vida útil do equipamento pode ser reduzida pela má conservação do carro ou pelo abastecimento do automóvel com combustível adulterado.

Prejuízos à saúde – Confira abaixo os gases emitidos pelos automóveis sem catalisador ou equipados com falso catalisador, as conseqüências para a saúde e o resultado da catálise feita por um equipamento original.

Gases
Efeitos
Após a catálise

HC (Hidrocarbonetos)
Causa irritação nas vias respiratórias, anemia, leucemia e câncer pulmonar
Transforma-se em vapor d’água e gases inofensivos

CO (Monóxido de Carbono)
Causa asfixia sistêmica, pneumonia e danos cerebrais
Transforma-se em gás carbônico (gás exalado ao respirarmos)

NOx (Óxidos de Nitrogênio)
Causa ardência nos olhos, nariz e mucosas. Também provoca bronquite, enfisema, insuficiência respiratória e até mutações genéticas
Transforma-se em N2 (Nitrogênio), que representa 75% do ar que respiramos da atmosfera

O3 (Oxidantes fotoquímicos, Ozônio e Aldeídos)
Causa irritação nos olhos, garganta e infecções generalizadas
A transformação dos gases HC, CO e NOx evita a formação do O3

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno