sexta-feira, 13 dezembro , 2024
28 C
Recife

Você sabia? Um capacete de corrida pode resistir a um impacto de até 1,5 tonelada, ou 1.000 vezes a sua própria massa

Normas criadas por instituição norte-americana servem como guia para a produção dos principais fabricantes internacionais

Muito se comenta sobre a evolução na segurança dos carros de corrida, que por resistirem a impactos cada vez maiores ajudam a preservar a vida dos pilotos e caso de acidente.

- Publicidade -

Mas a segurança de quem está atrás do volante não depende apenas dos tubos de aço que o envolvem – no caso dos carros de turismo – ou do cockpit de fibra de carbono que funciona como uma verdadeira célula de segurança para os pilotos de monopostos.

A evolução nas especificações técnicas dos capacetes tem acompanhado o desenvolvimento dos bólidos de corrida, e tornou comum o uso nos cascos de materiais como a própria fibra de carbono e o Kevlar.

O uso de materiais nobres é, praticamente, uma condição para que os fabricantes consigam atender às normas da Snell Fundation, instituição norte-americana que regulamentou a fabricação de capacetes de competição – e norteia as especificações aceitas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

- Publicidade -

“As diferenças entre os capacetes de competição e aqueles usados nas ruas, por exemplo, são muito grandes”, explica Orlando Sgarbi Filho, da Corsa Comercial Ltda., distribuidor da marca Bell no Brasil.

A fabricante norte-americana é uma das líderes mundiais no segmento de competição, e ‘veste’ pilotos como Helio Castroneves, Dan Weldon, Danica Patrick e San Hornish, destaques da IRL.

A categoria norte-americana é famosa pelas excepcionais velocidades atingidas por seus carros nos circuitos ovais – que beiram os 400 km/h.

- Publicidade -

Produzidos para suportar as exigências das pistas mais velozes do mundo, os capacetes da Bell têm como principal característica a leveza, o design moderno e funcional e o conforto oferecido aos pilotos.

Com modelos produzidos em fibra de carbono, com forro anti-chama e tiras de fechamento feitas em Kevlar, eles pesam cerca de 1,5 kg e resistem a um impacto mil vezes maior que sua própria massa.

“A Bell tem uma extensa linha de capacetes, e para otimizar a comercialização no Brasil, elegemos alguns modelos para a importação”, explica Sgarbi Filho.

“O Dominator, que é o top de linha da marca, tem casco de carbono e, conseqüentemente, é o mais leve da linha. O GTX e o K1 são feitos de fibras mistas, mas nem por isso são significativamente mais pesados, já que a diferença entre eles não chega a 100 gramas”, ressaltou o importador.

A Corsa comercializa os capacetes Bell há dois anos. Entre os pilotos brasileiros que vestem a marca estão o multicampeão Ingo Hoffmann, o veterano Wilsinho Fittipaldi e o piloto de Fórmula 3 pole position na etapa do Rio de Janeiro, Leonardo Otero.

“Um dos principais diferenciais dos nossos produtos é a qualidade a um preço justo, e a disponibilidade de diversos tamanhos no estoque. Estamos avaliando a linha para 2009, e é possível que tenhamos novidades para o mercado nacional”, acrescentou o diretor da Corsa.

Após dois anos atuando no Brasil, a Corsa Comercial Ltda. recebeu a aprovação de dois dos personalizadores de capacete mais conceituados do Brasil.

Sid Mosca, que se tornou um dos pioneiros mundiais dessa arte pintando os cascos de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, também passará a distribuir os capacetes Bell em seu show room, em São Paulo. “Fui um dos primeiros a pintar um Bell e conheço bem a marca. São capacetes espetaculares”, afirmou Mosca.

Paulo Gandolfo, criador dos layouts de grandes equipes nacionais, como a Medley, compartilha da mesma opinião.

“Já pintei vários capacetes Bell e o resultado tem sido espetacular. Os pilotos adoram a marca porque os cascos se adaptam muito bem à cabeça”, afirma Gandolfo.

O show room da Corsa Comercial Ltda. fica localizado na Av. Interlagos, número 6538, em frente ao portão principal do Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo.

Veja a lista completa de pilotos de categorias Top que usam capacetes Bell (fonte: Bell Racing Company):

F-1

Jenson Button

Nelson Piquet Jr.

Jarno Trulli

IRL

John Andretti

Marco Andretti

Ana Beatriz

Helio Castroneves

CR Crews

Mario Dominguez

Phil Giebler

Stephen Gregoire

Sean Guthrie

Alex Lloyd

Arie Luyendyk Jr.

Darren Manning

Mario Moraes

Danica Patrick

Mike Potekhen

Andrew Prendeville

Marty Roth

Jeff Simmons

Al Unser III

Dan Wheldon

NASCAR

Michael Annett

Stanton Barrett

Johnny Benson

Clint Bowyer

Patrick Carpentier

Derrike Cope

Matt Crafton

Carl Edwards

Bill Elliott

Kevin Harvick

Matt Kenseth

Kasey Kahne

Bobby Labonte

Donny Lia

Paul Menard

David Reutimann

Scott Riggs

Ken Schrader

Mike Skinner

Regan Smith

Reed Sorenson

Brian Vickers

Michael Waltrip

Scott Wimmer

Josh Wise

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno