Os principais componentes da linha elétrica em veículos pesados são: motor de arranque (ou de partida) e alternador.
Como todos os sistemas eletro-mecânicos, ambos, têm peças de desgaste e exigem manutenção periódica
Os principais componentes da linha elétrica em veículos pesados são: motor de arranque (ou de partida) e alternador.
Como todos os sistemas eletro-mecânicos, ambos, têm peças de desgaste e exigem manutenção periódica.
Motor de arranque – Responsável por colocar o motor do veículo em funcionamento, o motor de partida tem como rolamentos, buchas, impulsor e chave magnética, os principais motivos de manutenção.
Quando uma dessas peças está desgastada, existe dificuldade na partida do veiculo, redução da vida útil da bateria, danos a outras peças do motor de partida, até chegar ao total não funcionamento do motor. Por isso é recomendado verificar a cada 40.000 km ou conforme recomendação do manual do veículo.
Outro cuidado a ser tomado é evitar o uso de peças de má qualidade, recondicionadas com materiais inadequados que podem transformar um reparo, inicialmente considerado barato em um grande prejuízo para o dono do veículo.
Elas podem causar danos às demais peças do motor de partida, reduzir a vida útil da bateria ou o veiculo deverá ser levado, novamente, ao mecânico em um curto espaço de tempo.
Alternador – O alternador tem a função de alimentar todos os sistemas elétricos do veículo, além de carregar a bateria, por isso, os problemas mais freqüentes são em rolamentos, escovas de carvão e polia. No caso de não funcionar corretamente, pode ocorrer parada do veículo.
Outro problema muito comum gerado pela falta de manutenção no alternador é a bateria começar a descarregar constantemente.
O proprietário acaba trocando a bateria do veículo, mas o problema não cessa. Por isso, a Bosch recomenda verificar o estado do alternador a cada 50.000 km ou conforme especificação do manual do fabricante do veículo.
A rede Bosch Truck Service é especializada na manutenção de veículos pesados e conta com toda infra-estrutura necessária, incluindo equipamentos de diagnóstico e profissionais treinados, o que garante