sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Medicamentos que causam sonolência podem ter alerta na caixa

Parceria entre Associações pode ajudar a reduzir número de acidentes no trânsito devido ao sono

- Publicidade -

Com base na resolução nº267 do CONTRAN (datado de 15 de fevereiro de 2008), que torna obrigatória a avaliação dos distúrbios do sono para os motoristas profissionais, a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) e a ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) decidiram encaminhar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) uma inédita proposta de legislação para que os medicamentos que interferem na direção veicular segura venham com um símbolo de alerta “proibido dirigir” na caixa.

A iniciativa tem como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito devido à sonolência, principalmente entre condutores veiculares profissionais, que seguem longas viagens sem paradas para descanso.

Os acidentes de trânsito constituem-se na principal causa de morte não natural no mundo e os distúrbios do sono são responsáveis por cerca de 30% dos acidentes de trânsito. O excesso de sono é o principal efeito colateral dos medicamentos que interferem na direção.

A parceria entre estas duas associações originou-se de iniciativa do Vice-Presidente da ABORL-CCF, Marcelo Miguel Hueb (que também é Especialista em Medicina do Tráfego) e o Presidente da ABRAMET, Flávio Adura, com integral apoio do Presidente da Academia Brasileira de Ronco e Apnéia do Sono, José Antônio Pinto.

- Publicidade -

A atuação do Vice-Presidente da ABORL-CCF foi no sentido de estabelecer esta parceria inédita e garantir que os médicos Especialistas em Medicina do Tráfego encaminhem aos médicos Otorrinolaringologistas os pacientes candidatos a carteira de habilitação e com necessidade de uma avaliação mais apurada sobre ronco e apnéia do sono.

Esta iniciativa abre um campo de trabalho muito amplo ao Otorrinolaringologista e assegura que os mesmos possam exercer esta avaliação para a qual são os especialistas mais preparados.

Confira abaixo a lista de medicamentos que podem interferir na direção segura e como será o aviso nos medicamentos:

ANALGÉSICOS
ANTI-COLINÉRGICOS
ANTI-CONVULSIVANTES
ANTI-DEPRESSIVOS
ANTI-EMÉTICOS
ANTI-HISTAMÍNICOS
ANTI-HIPERTENSIVOS (alfametildopa)
ANTI-PARKINSONIANOS
ANTI-PSICÓTICOS
BENZODIAZEPÍNICOS
ESTIMULANTES
HIPOGLICEMIANTES (insulina)
MIORELAXANTES

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança