Além das cinco estrelas na avaliação geral, o novo crossover da marca sueca obteve a melhor performance nos testes de proteção contra efeito chicote
O Volvo XC60 obteve nota máxima nos testes de segurança promovidos pela Euro NCAP (European New Car Assessment Program), em Bruxelas, na Bélgica.
A novidade nesta edição foi a inclusão do nível de proteção contra efeito chicote em colisões traseiras entre os quesitos avaliados.
Bom para o XC60, equipado com o WHIPS (Whiplash Protection System ou Sistema de proteção contra efeito chicote), que obteve a maior nota entre os cinco melhores colocados, superando concorrentes como Alfa Romeo Mito, Volkswagen Golf, Audi A4 e Opel Insignia.
Diferentes tipos de teste foram realizados no processo de avaliação, que contou com um total de 25 modelos na primeira bateria. A geometria do banco foi medida a partir da posição do encosto de cabeça para determinar o nível de proteção oferecido.
Simulações de colisões traseiras nos carros estacionados foram feitas em três níveis diferentes de força de impacto. Finalmente, os resultados foram consolidados e os carros receberam uma nota vermelha (ruim), laranja (regular) ou verde (bom).
“O XC60, que lançamos recentemente, teve boa performance em todos os testes e obteve o nível verde na avaliação geral”, explica Thomas Broberg, especialista em Segurança da Volvo Cars.
O Volvo XC60 também recebeu a melhor avaliação nos testes de proteção para ocupantes adultos, que inclui impactos frontais e laterais.
Elevado índice de lesões por efeito chicote – As lesões causadas por efeito chicote estão entre as mais comuns e acontecem geralmente em colisões traseiras. “A causa para as lesões no pescoço estão no rápido movimento entre a cabeça e o corpo”, explica Thomas Broberg.
“É vital, portanto, que o sistema de proteção contra efeito chicote suporte as costas para que a cabeça se mova juntamente com o tronco. O desenho do banco e a posição alta do encosto para a cabeça são fatores importantes na prevenção deste tipo de incidente”.
Lançado em 1998 com o sedan S80, o WHIPS da Volvo completa 10 anos em 2008. Desde 2000, o dispositivo de segurança é item de série em todos os modelos da marca. De acordo com os dados da Equipe de Pesquisas de Acidentes da Volvo, o sistema reduz pela metade os efeitos das lesões por efeito chicote.
“A boa avaliação em segurança protetiva nos testes realizados por um instituto independente é positiva, mas o mais importante para nós é saber que somos capazes de oferecer ao mercado os carros mais seguros em qualquer situação que se possa imaginar”, conclui Thomas Broberg.
Segurança reforçada – Além do WHIPS, sistema que equipa todos os modelos da Volvo, o City Safety, inovação lançada com o XC60, já foi premiado neste ano por renomados institutos de segurança veicular, como o Thatcham, da Grã Bretanha, e o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), dos Estados Unidos. O programa de demonstração do funcionamento do City Safety garantiu à Volvo o reconhecimento à criação de um sistema de segurança inédito até então na indústria automotiva.
O dispositivo, que freia o carro automaticamente na iminencia de uma colisão em baixa velocidade, foi premiado em maio com o “British Fleet World Honours Awards 2008”, na Inglaterra, e em março com o “Traffic Safety Achievement Award”, nos Estados Unidos.
Entre os aspectos positivos resultantes do novo sistema de segurança da Volvo estão a redução das colisões e, conseqüentemente, a diminuição do risco de lesões corporais tanto nos ocupantes do carro equipado com o aparelho como nas pessoas a bordo do veículo à frente, que ficam livres do chamado efeito chicote provocado nos acidentes.
A Volvo Cars aponta o City Safety também como um dos pilares fundamentais na estratégia anunciada recentemente pela empresa de reduzir a zero, até 2020, o número de vítimas fatais em eventuais acidentes com carros da marca.