segunda-feira, 17 junho , 2024
28 C
Recife

Volvo XC60 recebe nota máxima da Euro NCAP

Além das cinco estrelas na avaliação geral, o novo crossover da marca sueca obteve a melhor performance nos testes de proteção contra efeito chicote

- Publicidade -

O Volvo XC60 obteve nota máxima nos testes de segurança promovidos pela Euro NCAP (European New Car Assessment Program), em Bruxelas, na Bélgica.

A novidade nesta edição foi a inclusão do nível de proteção contra efeito chicote em colisões traseiras entre os quesitos avaliados.

Bom para o XC60, equipado com o WHIPS (Whiplash Protection System ou Sistema de proteção contra efeito chicote), que obteve a maior nota entre os cinco melhores colocados, superando concorrentes como Alfa Romeo Mito, Volkswagen Golf, Audi A4 e Opel Insignia.

Diferentes tipos de teste foram realizados no processo de avaliação, que contou com um total de 25 modelos na primeira bateria. A geometria do banco foi medida a partir da posição do encosto de cabeça para determinar o nível de proteção oferecido.

- Publicidade -

Simulações de colisões traseiras nos carros estacionados foram feitas em três níveis diferentes de força de impacto. Finalmente, os resultados foram consolidados e os carros receberam uma nota vermelha (ruim), laranja (regular) ou verde (bom).

“O XC60, que lançamos recentemente, teve boa performance em todos os testes e obteve o nível verde na avaliação geral”, explica Thomas Broberg, especialista em Segurança da Volvo Cars.

O Volvo XC60 também recebeu a melhor avaliação nos testes de proteção para ocupantes adultos, que inclui impactos frontais e laterais.

Elevado índice de lesões por efeito chicote – As lesões causadas por efeito chicote estão entre as mais comuns e acontecem geralmente em colisões traseiras. “A causa para as lesões no pescoço estão no rápido movimento entre a cabeça e o corpo”, explica Thomas Broberg.

“É vital, portanto, que o sistema de proteção contra efeito chicote suporte as costas para que a cabeça se mova juntamente com o tronco. O desenho do banco e a posição alta do encosto para a cabeça são fatores importantes na prevenção deste tipo de incidente”.

- Publicidade -

Lançado em 1998 com o sedan S80, o WHIPS da Volvo completa 10 anos em 2008. Desde 2000, o dispositivo de segurança é item de série em todos os modelos da marca. De acordo com os dados da Equipe de Pesquisas de Acidentes da Volvo, o sistema reduz pela metade os efeitos das lesões por efeito chicote.

“A boa avaliação em segurança protetiva nos testes realizados por um instituto independente é positiva, mas o mais importante para nós é saber que somos capazes de oferecer ao mercado os carros mais seguros em qualquer situação que se possa imaginar”, conclui Thomas Broberg.

Segurança reforçada – Além do WHIPS, sistema que equipa todos os modelos da Volvo, o City Safety, inovação lançada com o XC60, já foi premiado neste ano por renomados institutos de segurança veicular, como o Thatcham, da Grã Bretanha, e o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), dos Estados Unidos. O programa de demonstração do funcionamento do City Safety garantiu à Volvo o reconhecimento à criação de um sistema de segurança inédito até então na indústria automotiva.

O dispositivo, que freia o carro automaticamente na iminencia de uma colisão em baixa velocidade, foi premiado em maio com o “British Fleet World Honours Awards 2008”, na Inglaterra, e em março com o “Traffic Safety Achievement Award”, nos Estados Unidos.

Entre os aspectos positivos resultantes do novo sistema de segurança da Volvo estão a redução das colisões e, conseqüentemente, a diminuição do risco de lesões corporais tanto nos ocupantes do carro equipado com o aparelho como nas pessoas a bordo do veículo à frente, que ficam livres do chamado efeito chicote provocado nos acidentes.

A Volvo Cars aponta o City Safety também como um dos pilares fundamentais na estratégia anunciada recentemente pela empresa de reduzir a zero, até 2020, o número de vítimas fatais em eventuais acidentes com carros da marca.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente