quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Renault traz duas megaexposições de arte no “Ano da França no Brasil”

Nos próximos meses, a Renault apresentará no País uma faceta de suas atividades pouco conhecida pelo público brasileiro.

Em comemoração ao “Ano da França no Brasil” – iniciativa que conta com o apoio da Renault como um dos integrantes do comitê organizador -, a Renault trará para o Brasil duas grandes exposições de arte e fotografia que movimentarão o calendário artístico e a agenda cultural de Curitiba e São Paulo

As mostras “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” e “Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault mostrarão uma visão única de um universo que mescla arte e indústria na perspectiva de artistas visionários como Robert Doisneau, Arman, Jean Dubuffet, Jean Tinguely e Victor Vasarely, entre outros. Todas as exposições estarão abertas, gratuitamente, ao público.

“Esta é uma oportunidade muito importante para mostrarmos que a integração da empresa com a sociedade transcende a produção de automóveis. As obras fazem parte de um acervo construído de forma muito especial ao longo da história da empresa e pela primeira vez estarão no Brasil em um ano que não poderia ser melhor, o Ano da França no Brasil. O objetivo da marca com esta ação é oferecer acesso à cultura e à arte ao mesmo tempo em que apresentamos uma Renault diferente daquela que o público conhece”, explica Jérôme Stoll, Presidente da Renault do Brasil.

A singularidade das exposições se justifica pela razão como suas obras foram produzidas e incorporadas ao acervo da empresa.

A mostra “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau” traz 106 fotografias produzidas pelo fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994) entre os períodos de 1934 a 1939 e 1946 a 1955.

No primeiro período, o artista foi funcionário regular da empresa, contratado para registrar em imagens o cotidiano da indústria e suas atividades.

No segundo momento, já famoso, foi contratado como freelancer para registrar material de mídia dos produtos Renault.

Célebre por retratar o cotidiano parisiense e por sua foto mais famosa: a do beijo de um casal em frente ao Hôtel de Ville, em Paris, Doisneau realizou registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra.

A exposição acontece entre os dias 23 de abril e 14 de junho em Curitiba, na Casa Andrade Muricy e, entre os dias 26 de outubro e 6 de dezembro em São Paulo, na Fiesp.

A segunda mostra, “Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault, vai apresentar 96 obras – muitas de grandes dimensões – produzidas entre 1965 e 1985 por artistas apoiados pela Renault em um sistema diferente de mecenato.

Por duas décadas, a Renault investiu em artistas de vanguarda – tanto no suporte financeiro como na disponibilização de suas instalações industriais como ateliês e até na disponibilização de novas matérias-primas – a fim de estimular a efervescente produção artística.

Foto de Robert Doisneau produzida em 1935 integra mostra “Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau”

Foto de Robert Doisneau produzida em 1935 integra mostra

“Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau”

Em contrapartida, a empresa solicitava apenas uma retribuição: que estes artistas – futuros ícones da arte moderna – fizessem a ligação entre a arte e o mundo industrial, que até então não se conheciam ou se comunicavam.

Desta parceria resultou um acervo de 300 obras – considerado um dos mais notáveis entre empresas privadas – que retratam, em quatro fases e um encerramento, 20 anos de arte contemporânea.

Entre alguns dos artistas que participaram desta iniciativa da empresa e cujas obras compõem a mostra estão grandes nomes como Jean Dubuffet, Victor Vasarely, Robert Rauschenberg, Matta, Takis, Erró, Jean Tinguely, Alechinsky, Michaux e Niki de Saint Phalle.

“Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault também passará por Curitiba e São Paulo. Em Curitiba, a exposição acontece entre 16 de maio e 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), e em São Paulo, de 10 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC – Bienal).

Obra “Fiston la filoche”, de Jean Dubuffet, que integra a exposição “Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault

Obra “Fiston la filoche”, de Jean Dubuffet, que integra a exposição

“Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault

Serviço:

Exposições Renault no “Ano da França no Brasil”

“Fotos de Robert Doisneau” – Exposição “A Renault de Doisneau”

Em Curitiba: de 23 de abril a 14 de junho, na Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915 – Centro); Entrada gratuita.

Em São Paulo: de 26 de outubro a 6 de dezembro, na Fiesp (Avenida Paulista, nº 1313 – Cerqueira César); Entrada gratuita.

“Uma Aventura Moderna” – Exposição da Coleção de Arte Renault

Em Curitiba: de 16 de maio a 9 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico); Entrada gratuita.

Em São Paulo: de 10 de setembro a 15 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC Bienal – Parque do Ibirapuera); Entrada gratuita.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn