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Com 730 cavalos de potência, Scania lança o motor mais potente do mundo

Os caminhões V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões na Europa, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas faixas de 600 hp e acima.

Com várias classificações de potência disponíveis, agora os exigentes clientes do V8 Scania têm uma ampla gama de opções que ninguém consegue igualar

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Reportagem | Mecânica Online
Com Assessoria de imprensa da Scania

Com 3.500 Nm e 730 hp, o novo Scania V8 topo de linha tem níveis de torque e potência mais altas do que qualquer outro motor de caminhão.

As novas linhas de estilo fazem com que todos os prestigiosos caminhões V8 da Scania sejam imediatamente reconhecidos na estrada.

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Várias faixas de potência de motor são oferecidas, 500, 560, 580, 620 e 730 hp que cumprem as normas Euro 3, Euro 4 e Euro 5. O Scania XPI e diversas outras inovações no novo motor de 730 hp, que atendem às normas Euro 5 e EEV, aumentam ainda mais a produtividade dos caminhões pesados, atingindo um novo nível.

Junto com o lançamento do novo motor de alta potência, a linha de modelos de caminhões Scania V8 – baseada na nova série R da Scania, que recebeu o prêmio “International Truck of the Year 2010” – tem uma identidade única que reflete o forte posicionamento destes modelos no mercado, tanto entre motoristas quanto entre os empresários.

“Os caminhões V8 da Scania construíram seu próprio nicho no mercado de caminhões”, diz Henrik Henriksson, vice-presidente sênior de Caminhões da Scania.

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“A vasta maioria dos clientes de Scania V8 compra por razões racionais. Eles precisam de desempenho, confiabilidade e disponibilidade para fazer seu trabalho com a maior eficiência possível.

“Esta combinação única de desempenho, eficiência de transporte, economia de combustível, durabilidade e atratividade para o motorista significa alta produtividade sob todos os aspectos. Como resultado, os modelos de caminhões V8 da Scania têm o mais alto valor de revenda do mercado. O novo estilo acentua ainda mais esta imagem.

“A potência pura do novo R 730 é importante, mas tão importante quanto ela é o nível de torque. Ter à disposição um torque de 3.500 Nm faz a alegria de qualquer tarefa de transporte, e coloca um sorriso no rosto de todo motorista”, conclui Henriksson.

Os caminhões V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões na Europa, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas faixas de 600 hp e acima.

Com várias classificações de potência disponíveis, agora os exigentes clientes do V8 Scania têm uma ampla gama de opções que ninguém consegue igualar.

A combinação de 3.500 Nm e 730 hp é mais do que qualquer concorrente pode fazer. O trem de força da Scania foi adaptado para lidar com isto com facilidade.

Uma caixa de câmbio Scania reforçada é usada como padrão de fábrica com o novo sistema auto-matizado de troca de marchas Scania Opticruise. Graças à suave entrega de potência inerente ao motor V8, outros componentes do trem de força permanecem em sua maior parte inalterados.

O novo V8 é completamente integrado à linha modular de motores Scania. O motor é baseado nas plataformas e tecnologias usadas nos mais novos motores em linha da Scania, compartilhando também diversas características e componentes com os V8s existentes.

O princípio de desenvolvimento passo a passo da Scania, que é sempre combinado com outras peças e componentes, minimiza os problemas do cliente. Serviços profissionais de manutenção e fornecimento de peças estão prontamente disponíveis.

Euro 3
500 hp e 2.400 Nm
580 hp e 2.700 Nm

Euro 4
500 hp e 2.400 Nm
560 hp e 2.700 Nm
620 hp e 3.000 Nm

Euro 5
500 hp e 2.500 Nm
560 hp e 2.700 Nm
620 hp e 3.000 Nm
730 hp e 3.500 Nm

Linha ampliada de caminhões V8 com excelente dirigibilidade – O motores V8 dos caminhões Scania agora oferecem faixas de potência desde 500 hp até 730 hp.

As classificações de torque vão de 2.400 ou 2.500 Nm até o notável 3.500 Nm, com relações de torque/potência entre 4,8 e 5,0, e a típica dirigibilidade Scania.

 Euro 3: 500 hp 2400 Nm, 580 hp 2700 Nm
 Euro 4: 500 hp 2400 Nm, 560 hp 2700 Nm, 620 hp 3000 Nm
 Euro 5: 500 hp 2500 Nm, 560 hp 2700 Nm, 620 hp 3000 Nm, 730 hp 3.500 Nm
 EEV 1: 730 hp 3.500 Nm

Os motores V8 da Scania são famosos por sua economia de combustível no trabalho pesado, mas notavelmente econômicos com cargas leves.

O torque elevado em baixas rotações abre a possibilidade de economizar ainda mais combustível especificando um eixo traseiro com relação longa.

Scania também oferece aos operadores a possibili-dade de rodar seus caminhões com até 100% de biodiesel (FAME) na Europa e 5% no Brasil para reduzir as emissões de carbono.

Os motores são regulados para dar bastante torque já na marcha lenta, para facilitar o arranque. O torque máximo é produzido a partir de 1000 r/min.

O declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer ‘’potência extra’ nas subidas – o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade. A entrega de potência é suave ao longo de toda a faixa de giros utilizada.

Projeto e tecnologia próprios – Fiel à sua tradição, a Scania está mantendo o controle de todas as etapas estratégicas para o controle de desenvolvimento e desempenho.

O desenvolvimento e fabricação de motores, e também o projeto dos sistemas de gerenciamento do motor, injeção de combustível e controle de emissões são todos feitos internamente.

Esta é uma decisão estratégica para garantir que todas as demandas e objetivos de desempenho e economia de combustível sejam atendidos.

Todos os componentes do trem de força são cuidadosamente selecionados, assegurando um consistente desem-penho ambiental, robustez e conveniência de operação.

Bloco do motor em CGI – Principais características do novo motor V8 de alta potência
 Faz parte da linha modular de motores Scania, compartilhando componentes com outros motores Scania em linha e V8, facilitando os serviços de manutenção e peças de reposição, e também o treinamento dos mecânicos.
 Arquitetura de motor tradicional, de fácil manutenção, com cabeçotes individuais para cada cilindro
 Bloco do motor em CGI (ferro-grafite compactado) para suportar pressões de combustão mais altas sem aumento de peso
 Aumento do diâmetro e volume de deslocamento (modularizado com os outros motores)
 Injeção de combustível Scania XPI (injeção de pressão extra alta) de common rail que permite injeções individuais e também múltiplas independentemente da posição do eixo do comando de válvulas
 Pressão máxima de injeção de combustível de até 2400 bar, pressão operacional padrão 1800 bar
 Cabeçotes de cilindro com sistema de arrefecimento otimizado.
 O Scania VGT (turbocompressor de geometria variável) permite, através de um atuador elétrico, variar a pressão de alimentação e a rotação da turbina independentemente do giro do motor, fornecendo por exemplo melhor resposta do motor a baixas rotações, e trocas de marcha mais rápidas com o Scania Opticruise
 O gerenciamento de motor da Scania controla todos os sistemas do veículo rela-cionados ao motor, incluindo o controle de emissões, e interage com todos os outros sistemas de controle do veículo
 Pós-tratamento de escapamento Scania SCR
 Conformidade com as normas Euro 5 e EEV

Plataforma modular de motores – O novo V8 de 730 hp faz parte da nova plataforma de motores Scania com injeção de combustível de common rail, introduzida em 2007 na Europa nos motores em linha.

É um projeto totalmente novo, mais resistente que permite pressões de combustão mais altas, mas que mantém as características tradicionais da Scania como cabeçotes indi-viduais para cada cilindro, eixo de comando localizado em uma posição elevada no bloco, e engrenagens de sincronização montadas na parte traseira, assim como o já conhecido filtro de óleo centrífugo.

Embora seja um projeto novo, ele compartilha muito da arquitetura e vários componentes com os outros V8s Euro 5, e também com os motores em linha.

O ângulo entre as bancadas do V8 permanece sendo de 90 graus. Isto garante a equalização dentro do motor, com pulsos de potência uniformes, equilíbrio perfeito e entrega de potência ultra-suave, maiores do que em um seis cilindros em linha de tamanho semelhante.

O curso do pistão segue inalterado, deixando intacta a geometria da parte inferior do motor, e permitindo que muitos componentes sejam compartilhados com os outros V8s e motores em linha da Scania. O diâmetro foi aumentado em 3 mm, elevando o volume em 0,7 litro.

O diâmetro é compartilhado com os novos motores em linha, significando que os mesmos pistões, camisas de cilindro, cabeçotes etc. possam ser usados para todos os motores de common rail de 9,3; 12,7 e 16,4 litros.

Os eixos de comando são montados nas mesmas posições que antes, ou seja em uma posição elevada no bloco, permitindo o uso de varetas curtas e estáveis.

Novos coman-dos de válvulas são usados e o trem de válvulas foi simplificado porque com a injeção de combustível de common rail os injetores são controlados eletronicamente, eliminan-do a necessidade de varetas separados para os mesmos.

Os outros componentes na parte superior do motor, ou seja os cabeçotes de cilindro e o trem de válvulas, perma-necem em grande parte inalterados, e são compartilhados com os motores em linha.

Scania 730 cavalos | O motor mais potente de caminhão do mundo – Características de transmissão – A suave entrega de potência do V8 permite que a Scania utilize seu sistema modular de produtos também no segmento de alta potência.

O fato de que os mesmos componen-tes são usados na linha inteira de caminhões abre possibilidades quase ilimitadas para os operadores adequarem precisamente os veículos às suas necessidades.

Caminhões com o novo V8 de alta potência vêm com uma embreagem de disco único com torque de entrada ainda mais alto.

Uma versão reforçada da caixa de câmbio Scania com overdrive é usada (12 marchas com duas super-lentas), com engrenagens com duplo tratamento superficial (shot-peening) e geometria revisada.

O torque máximo está disponível nas três relações de marcha mais altas, disponibilizando máxima dirigibilidade na velocidade de cruzeiro. O torque é reduzido em 5-6% nas marchas mais baixas, mas ainda é mais alto do que qualquer outro produto no mercado.

Scania Opticruise totalmente automatizado com controle de embreagem eletro-hidráulico – O novo motor V8 só é oferecido em conjunto com o Scania Opticruise, seja na versão totalmente automatizada ou com um pedal de embreagem, ambos incluindo o software reprojetado introduzido recentemente na Europa. O Scania Retarder é opcional.

Apesar do alto nível de potência do novo V8, assim como nos motores em linha, um eficiente eixo traseiro de redução simples pode ser usado em muitas aplicações para minimizar a perda de potência e maximizar a economia de combustível.

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